TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sinesiologia e Biomecânica

Por:   •  11/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo 2 semestre de fisioterapia

Na primeira aula tivemos uma explanação sobre a disciplina de cinesiologia, o professor mostrou conceitos de mecânica (estática e dinâmica) e biomecânica, e de início já entendemos que as lesões são resultado dos nossos movimentos, e que para tratar e reabilitar um paciente é necessário compreender as forças que atuam e os movimentos. Para tanto vimos exemplo da pelve, possuem três ossos, articulações semimóveis e movimentos que contribuem para o tronco e membros inferiores, são eles rotação anterior ou posterior, inclinação lateral e rotação. Outro exemplo do musculo do quadríceps (joelho), tem sua origem na espinha ilíaca antero inferior em uma região acima do acetábulo e inserção na patela, sua ação é: quadril, flexão e abdução; joelho extensão.

Dando seguimento, vimos também na aula sobre dinâmica e que ela se divide em cinemática e cinética, esta primeira estuda o movimento de um corpo no espaço e a segunda as forças e massas aplicadas no movimento. A cinemática usa um sistema de referência -planos e eixos. Os Planos anatômicos são: sagital ( coordernada y), frontal (coordernada z), transversal (coordenada x). Já os eixos permitem identificar os movimentos. Eixo latero lateral corta o plano sagital e permite flexão e extensão, eixo antero posterior corta o plano coronal e faz adução e abdução, eixo superior-inferior corta o plano transverso e permite rotação medial e lateral.

Segunda aula foi dado graus de liberdade, significa o número de movimentos independentes permitido por uma articulação (diferente de juntas). Uniaxial 1 eixo, biaxial 2 eixos (ex joelho flexão/extenção e rotações), Triaxial 3 eixos. Em seguida, Atrocinemática é a movimentação das superfícies articulares, 3 tipos rolamento, deslizamento, rotação e giro.

Ainda nessa aula foi dado conteúdo sobre cinética, ou seja, as forças exercidas internamente (contração muscular) e externamente (gravidade, atrito). Existem três tipos de forças a linear: atuam no mesmo plano dos quais fazem parte musculo agonistas e sinergistas (auxiliar dos agonistas); Paralela: mesmo plano em direções oposta – isometria- tanto agonista como sinergista e os Concorrentes: inicia no mesmo ponto mais em direções contrárias gerando uma força resultante, antagonistas. Próximo assunto abordado, vetores representação de força, possui direção, sentido, magnitude. Torque, quantidade de força necessária pela contração muscular, T= F*Distância. Para se produzir mais torque é preciso que o membro esteja paralelo ao solo.

Após esse assunto foi passado na 3 aula o conteúdo de Alavanca que é uma barra que pode girar em torno de um ponto fixo. Por exemplo no braço temos os componentes da alavanca são: ossos (haste rígida) o eixo que é o ponto fixo (articulação); a resistência que é o peso do próprio segmento, peso extra e força gravitacional; e Força que é o trabalho muscular. As alavancas são divididas em: Interfixa a exemplo de uma gangorra, onde o ponto fixo fica no meio entre a força e a resistência; Inter-resistente, exemplo perna onde a resistência fica no meio, ponto fixo na extremidade distal (pé e força (do musculo); Interpotente, onde o eixo fica na extremidade proximal,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com