TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Trombose e Hemorragia

Por:   •  12/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

PATOLOGIA

HEMORRAGIA

Saída de sangue do espaço vascular para o compartimento extra vascular.  Pode ocorrer de forma interna (o acumulo de sague é dentro do organismo) ou externa (sangramento extravasa para o meio externo).

[pic 1][pic 2]

Hemoptise – hemorragia pulmonar.

Petéquias – pequenos pontos de hemorragia de até 3mm.  Pode ocorrer externamente ou internamente.

Para ter hematoma é necessário ter uma coleção de sangue acumulado.

TIPOS DE HEMORRAGIA

Rexe: toda vez que tenho uma lesão da parede do vaso e o sangue é extravasado em jato. (internamente, ou externamente). Exemplo: cortar o dedo.

Principais causas – Traumas.

Diapedese: por algum motivo ocorre o afrouxamento da membrana basal do vaso, dai as células da membrana se separam um pouco e as células sanguíneas vão saindo uma a uma. Normalmente é uma hemorragia crônica – Tendo como pior complicação a anemia.

Choque – Hipoperfusão. Significa que os tecidos estão recebendo pouco fluxo sanguíneo por algum motivo.

No caso do Choque Hipovolemico ocorre a diminuição do debito cardíaco (retorno venoso), devido a hemorragia.

DIÁTESE HEMORRÁGICA – Paciente tem uma tendência ao sangramento. Sangra e não consegue parar de sangrar.

Escorbuto – Carência de vitamina C (precursora do colágeno) – a parede do vaso é formada por colágeno. Se o paciente tem carência de vitamina C a parede do vaso fica fraca.

Alteração do sistema plaquetário – plaquetas são chamadas também de trombócitos. A plaqueta ajuda inicialmente a estancar a hemorragia. Se o paciente tem uma baixa de plaquetas não consegue estancar a hemorragia.

 Problema na cascata de coagulação – a cascata tem uma via intrínseca, uma via extrínseca que se juntam e no final tem que formar fibrina. Porque a fibrina é o que mantem o estancamento do sangue na hemorragia junto com a plaqueta. O paciente Hemofilico tem uma alteração na cascata de coagulação – não consegue formar fibrina.

Hemostasia – contrário da Diátese Hemorrágica.

Na hemostasia o organismo tenta parar de sangrar.

Quando ocorre qualquer hemorragia ocorre o seguinte:

A primeira coisa que acontece é uma vasoconstrição local, com o objetivo de reduzir a perda sanguínea.

Mas o organismo não consegue manter a vasoconstrição.

Toda vez que rompe a parede do vaso o colágeno dessa parede é exposto (esse colágeno tem os receptores de Von Willebrant) e quando é exposto esses receptores atraem plaquetas. Daí as plaquetas vão começar a aderir no local onde ocorreu a lesão da parede vascular (adesão plaquetária). As primeiras plaquetas que chegam excretam uma substância que atraem mais plaquetas (secreção plaquetáira). No final todas as plaquetas se agregam no intuito de estancar o sangramento (tampão plauqetário).  Só que esse tampão é extremamente frágil.

[pic 3]

Depois disso continua com a cascata de coagulação

Tem a via intrínseca (falada acima) que é ativada pela exposição do colágeno – ativação do fator de Von Willenbrant – atraindo plaquetas.

Quando as células do endotélio são lesionadas, elas liberam uma substância chamada tromboplastina que vai ativar a via extrínseca da coagulação.

Quando a tromboplastina é liberada ela ativa uma substância chamada protrombina, a protrombina já está presente no sangue, mas está inativa. Então a protrombina (sintetizada/produzida no fígado em presença de vitamina K – carência de vitamina K leva a hemorragia) é ativada pela tromblopastina, ela se diferencia em trombina e a trombina faz com que o fibrinogênio forme fibrina. Chegando ao final da cascata de coagulação.

Tromboplastina – protrombina – trombina – fibrinogênio – fibrina.

Sempre por trás do sistema de coagulação, tem o sistema de fibrinólise (quebra do coagulo). Para o trombo não crescer mais e obstruir a luz do vaso.

Sistema de fibrinolise: no sangue possuímos uma substância chamada de plasminogenio e esse plasminogenio vai se diferenciar em plasmina, e essa plasmina que quebra a fibrina. Ou seja, quebrando a fibrina o trombo vai ser desfeito.

Se por algum motivo o sistema de coagulação fica extremamente ativado e o sistema de fibrinolise fica baixo. Ocorre a formação do trombo. Levando a Trombose.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (241.4 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com