TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema tegumentar

Por:   •  3/3/2016  •  Resenha  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  1.139 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE SEMI PRESENCIAL DIA 30/08/14

SISTEMA TEGUMENTAR

        A pele e seus órgãos acessórios, como os pelos, as unhas, as glândulas e os vários receptores especializados, constituem o sistema tegumentar.

A pele é um dos maiores órgãos em área superficial e peso, não é apenas uma simples e fina cobertura que mantém o corpo unido e fornece proteção, ela realiza várias funções essenciais.

São elas: Regulação da temperatura corporal, proteção, sensação, excreção, imunidade e síntese de vitamina D.

ESTRUTURA

        A pele é composta de duas partes principais. A porção externa, mais delgada, que é composta de epitélio, é denominada epiderme. A epiderme está fixada à parte de tecido conjuntivo interna, mais espessa que é denominada derme. Sob a derme está a tela subcutânea (hipoderme), que fixa a pele às estruturas subjacentes.

EPIDERME

        A epiderme é um epitélio multiestratificado, isto é, formado por várias camadas de células sobrepostas.

        O mais numeroso é conhecido como queratinócito, uma célula que sofre queratinização. No processo de queratinização, as células formadas nas camadas basais são empurradas para a superfície. À medida que as células se movem para cima, acumulam queratina, uma proteína que ajuda a proteger a pele e o tecido subjacente.

        O segundo tipo de célula é denominado melanócito, que também pode ser encontrado na derme. Ele produz melanina, em dos pigmentos responsável pela cor da pele.

        O terceiro tipo de célula na epiderme é conhecido como célula de Langerhans. Participam das respostas imunes preparadas contra os micróbios que invadem a pele. Essas células são facilmente danificadas pela luz UV.

        O quarto tipo de célula encontrado na epiderme é a célula de Merkel. Estão em contato com o prolongamento achatado de um nervo sensitivo, uma estrutura denominada disco tátil. Essas células e os discos táteis detectam diferentes aspectos das sensações do tato.

DERME

        A derme é a segunda principal parte da pele, é composta de tecido conjuntivo contendo fibras colágenas e elásticas.

        A capacidade da pele de se distender pode ser observada facilmente durante a gestação, obesidade e edema. As poucas células na derme incluem os fibroblastos, os macrófagos e os adipócitos. A derme é muito espessa nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, e muito fina nas pálpebras e no escroto.

        A região superior da derme consiste de tecido conjuntivo areolar, e sua área superficial é muito aumentada por pequenas projeções digitiformes chamadas de papilas dérmicas, elas produzem elevações na epiderme, as quais formam as impressões digitais e auxiliam para pegar objetos.

        A região inferior da derme consiste de tecido conjuntivo denso e irregular, tecido adiposo, folículos pilosos, nervos, glândulas sebáceas e ductos de glândulas sudoríparas.

        Os receptores de frio e calor são encontrados nas partes superiores e média da derme.

ACESSÓRIOS DA PELE

Recebem nome de acessórios da pele: pelos, glândulas e unhas.

PELOS

        São achados em todo o corpo com várias espessuras, cores e comprimentos. Cada pelo é um fio de células fundidas, mortas, queratinizadas que consiste de uma haste e de uma raiz. Nos seres humanos eles são importantes para proteger a pele, diminuir a fricção e manter a temperatura do corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com