TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNDROME DA FIBROMIALGIA E A FISIOTERAPIA

Por:   •  7/4/2019  •  Artigo  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 7

SÍNDROME DA FIBROMIALGIA E A FISIOTERAPIA

    Ivana Patrícia Teixeira Santos *

 Rui Mendes da Silva Júnior *

      Jeidson Marques **

RESUMO[pic 1]

O estudo ora proposto versa sobre o tema “Síndrome da Fibromialgia e a fisioterapia”, tendo como problema: Como a fisioterapia pode contribuir para a redução do desconforto dos portadores da Síndrome da Fibromialgia (SFM) e quais os tipos de tratamentos mais indicados para esse tipo de patologia? A temática é justificada por tratar de assunto relevante para o meio científico e acadêmico, pois motivará o aumento da discussão do tema, proporcionando maior difusão na comunidade científica. Além disso, pode contribuir para que a população que tem os sintomas da síndrome atente na identificação dessa patologia e busquem se tratar. O objetivo geral concentra-se em avaliar as contribuições que a fisioterapia pode trazer para reduzir o desconforto dos portadores da Síndrome da Fibromialgia (SFM) e apresentar os tipos de atividades mais indicadas para esse tipo de patologia. E os objetivos específicos foram distribuídos em três: Levantar o conceito da Síndrome da Fibromialgia e o tratamento; Realizar levantamento dos desconfortos causados pela síndrome; Pesquisar os tipos de procedimento fisioterápicos mais indicados e as contribuições na redução do desconforto causado pela SFM. O estudo será bibliográfico, utilizando pesquisas já publicadas, que servirão para análise comparativa e crítica dos tratamentos de fisioterapia que veem sendo praticados nos últimos três anos para reduzir os desconfortos dos portadores da síndrome da fibromialgia. O estudo será apresentado de forma conceitual.

Palavras-chave: Fisioterapia, fibromialgia, tratamento.

INTRODUÇÃO[pic 2]

O tema escolhido para o presente estudo é desafiador, pois, apesar da evolução tecnológica em todas as áreas do conhecimento, ainda é ignorado as causas que levam um indivíduo a ser portador da síndrome da fibromialgia. Porém sabe-se que essa síndrome é multifatorial e que o seu tratamento inclui fisioterapia na busca de reduzir o desconforto causado por essa patologia.

        Nesse sentido, essa temática será abordada por ser de suma importância discutir como a fisioterapia pode contribuir a fim de reduzir os desconfortos écausados por essa síndrome. Pretende-se contribuir também com a discussão científica evidenciando uma temática ainda pouco explorada e de pouco conhecimento da população.

        A motivação pessoal pelo tema surgiu no início do primeiro semestre quando o assunto foi tratado por um dos nossos colegas que, por conviver com o problema, nos esclarecia sobre o que se tratava. Aos poucos o quadro da síndrome da fibromialgia foi se delineando e foi possível perceber que os problemas vivenciados de dores no corpo e grande fadiga iam ao encontro dessa patologia e que poderiam sim ser amenizados através de uma fisioterapia bem aplicada.

        A síndrome da fibromialgia é uma patologia ainda pouco pesquisada, o que se sabe é que o acometido por essa síndrome sente dores pelo corpo todo, fadiga, depressão, entre outros, cabendo questionar: O que é Síndrome da Fibromialgia? E quais as causas dessa patologia?

As indicações de tratamento nas literaturas consultadas indicam que a fisioterapia é de grande importância para redução do desconforto, sendo assim é importante e pertinente saber: Como a fisioterapia pode contribuir para a redução do desconforto dos portadores da Síndrome da Fibromialgia (SFM)? E quais os procedimentos fisioterápicos são indicados para esse tipo de patologia?

Tendo como objetivo geral avaliar as contribuições que a prática da fisioterapia sistematizada pode trazer para reduzir o desconforto dos portadores da Síndrome da Fibromialgia (SFM) e apresentar as técnicas mais indicadas para esse tipo de patologia.

METODOLOGIA[pic 3]

        

        O estudo proposto é de cunho bibliográfico, utilizando-se de pesquisas (artigos, monografias e dissertações) já realizadas e publicadas, como pontos comparativos para avaliar como a fisioterapia pode contribuir para reduzir o desconforto dos portadores da síndrome da fibromialgia.

Quanto ao objetivo a pesquisa foi classificada como exploratória, assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas. Segundo Gil (2007, p.44) a pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Sendo esta pesquisa de natureza qualitativa, o que não descarta a possibilidade de utilizar dados quantitativos.

Dessa forma, para a amostra sobre o tema os estudos foram lidos, fichados, analisados, confrontados e apresentados os resultados de forma conceitual.

REVISÃO DE LITERATURA[pic 4]

A fibromialgia é uma doença de difícil diagnóstico, e que muitas vezes é confundida com outras patologias. Nos últimos vinte anos houve várias publicações sobre exercícios para portadores da fibromialgia, apesar dos vários enganos metodológicos, existem fortes indícios de que a fisioterapia, e até os exercícios aeróbicos, entre outros, podem reduzir as dores, os desconfortos dos pontos dolorosos e a depressão, aspectos que estão relacionados com a fibromialgia.

A Síndrome da Fibromialgia, segundo Teixeira (2008, p. 159):

É uma doença reumática, não inflamatória, pertencente a um grupo de patologias musculoesqueléticas dolorosas. É tida como uma síndrome porque seu diagnóstico depende mais dos sinais observados pelo médico e dos sintomas relatados pelo doente do que de uma má função específica.

                De acordo com Chaitow et al. (2002), a identificação dessa síndrome é sintomática, visto que não existem evidências laboratoriais que a confirmem.

            Bastos e Caetano (2010) afirmaram que a fibromialgia é uma doença que afeta cerca de 5% da população mundial, acometendo principalmente mulheres sedentárias, acima de 40 anos e pessoas de cor clara, caracterizando-se por dores agudas e crônicas, fadiga, distúrbios do sono, entre outros sintomas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (366.3 Kb)   docx (144.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com