TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre Método de Drenagem Linfática de Michael Foldi

Por:   •  29/5/2016  •  Seminário  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  9.195 Visualizações

Página 1 de 2

Michael Földi

Definição e História da Técnica

Michael Földi nasceu em 1920, estudou medicina na Hungria onde também completou seu doutorado e foi diretor em uma universidade.

Atualmente é professor na Universidade de Freiburg na Alemanha. Quando estudante envolveu-se com linfologia área que passou ser sua especialidade. Em 1986, fundou com sua esposa, uma clínica especializada em linfologia que se chama Foldiklinik, na Alemanha. A clínica atualmente é dirigida pela Profª Ethel Földi, sua esposa.

Em 1963, Földi criou a Terapia Física Complexa, já em 1995 o Comitê da Sociedade Internacional de Linfologia indicou sua drenagem sendo a Terapia para Linfedema, devido sua eficácia nos casos de linfoedemas de extremidades, tendo redução de circunferência de 57 a 100%.

Földi criou sua técnica de Drenagem Linfática Manual com inspiração ao método de Vodder, onde as técnicas foram analisadas e adaptadas às patologias linfáticas e tratamentos estéticos. Seu método está associada a bandagens redutoras com multicamadas, ginásticas e exercícios respiratórios descongestionantes. Existem diferenças no tratamento de linfoedema para o tratamento de HLDG, mas a função de ambos se consiste em drenar os tecidos congestionados.

O método de Földi tem a vantagem de ser prático e fácil, e na Europa é considerado o mais completo.

Linfedema

Fisioterapia Descongestiva Complexa

Linfedema pode ser classificado como o acumulo de linfa nos tecidos moles do corpo, sendo mais comum nos braços e nas pernas.

O linfedema pode ser hereditário(ou primário). Mas é mais frequente o caso secundário, onde é adquirido quando ocorre lesões no sistema linfático, como por exemplo na Pós-Mastectomia. Nesse caso de Linfedema, Földi desenvolveu a Fisioterapia Descongestiva Complexa, que consiste na combinação de várias técnicas que atuam em conjunto, dependendo da fase em que se encontra o linfedema, incluindo: cuidados com a pele, drenagem linfática manual, contenção na forma de enfaixamento ou por luvas/braçadeiras e cinesioterapia específica. O tratamento é dividido em duas fases, sendo que na primeira, o objetivo é a redução do volume do membro, tendo a duração de 2 a 6 semanas e a segunda é a fase de manutenção e controle do linfedema (Földi, 1989).

Manobras Utilizadas

Na Drenagem Linfática Manual básica, é utilizada as manobras segundo Vodder que são:

 Círculo fixo;

 Manobra de rotação ou movimentos giratórios;

 Manobra de bombeamento;

Manobra da mão em concha

Manobras para redução de edema:

 Manobras de bombeamento: com ambas as mãos (a manobra suave de redução de edema);

 Manobras anelar: executada com as duas mãos. As mãos envolvem a extremidade e empurram o líquido do edema, sem escorregar sobre a pele. Essa manobra é executada somente no antebraço e na mão, ou na perna e no pé

 As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com