TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Volumes e capacidades pulmonares

Por:   •  9/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 6

Mecânica Ventilatória

1ª aula:

-> Fluxometros: Servem para medir a vazão de oxigênio e ar comprimido: “Localizado junto a cama do paciente no leito, onde é colocada alguns epi’s e o ventilador mecânico:

[pic 1]

- Rede de oxigênio: Verde: 1 a 15L; Utilizado para dar o aporte de oxigênio ao paciente, através de máscara, cateter, ou cânula nasal (óculos nasal), intubação ou no processo de nebulização

- Vácuo (aspiração): Cinza; Usado para a secreção de substancias liquidas e resíduos moles (secreção, coagulo, entre outras), usado por fisioterapeutas na aspiração de secreção no trato respiratório

- Ar comprimido: Amarelo 1 a 15L; Usado no transporte de substâncias medicamentosas. Em pacientes por via respiratória administrado na: (Nebulização, fração gasosa, ventilação mecânica, na movimentação dos equipamentos, com agentes de secagem e limpeza.

-> Observações

- Observar se tem monitores, estetoscópio, saturação/oxigenação.

- Observar o nível de consciência do paciente.

- Avaliação física

- Observar patologias

- Noção de prognostico

- Suporte de oxigênio

- Agua no pulmão – Derrame pleural; - Ascite.

-> Equipamentos de higiene.

- Cuba rim: Usado para vômito e escarro.

[pic 2]

- Papagaio: Usado para urina masculina.

[pic 3]

- Coleta de higiene: Masculina e Feminina (Urina e Fezes).

[pic 4]



-> Higiene brônquica:

. Descolamento -> Técnicas – Retirada das secreções das paredes alveolares.

. Deslocamento -> Posturas – Saída da secreção.

. Técnicas de Descolamento:

* Vibrato terapia: Melhor que a tapotagem. Contração isométrica do bíceps, causando vibrações, sendo liberadas em determinados pontos do paciente, mais comum em áreas pulmonares. Não pode ser feita em cima de regiõesósseos.

[pic 5]

* Tapotagem: Com a mão em formato de concha, dar tapas rítmicos e com velocidade alta em áreas do corpo. Mas comum em áreas pulmonares (Ex: Entre as clavículas). Não pode ser feita em cima de regiões ósseas.

[pic 6]

- Nos idosos com osteoporose não pode ser feita a tapotagem.

-> São Broncodilatadores na nebulização:

. Soro

. Berotel – Causa taquicardia – Não indicado em pacientes com pressão alta.

. Berolini

. Aerolin

“. Causam aumento do fluxo do oxigênio para o paciente devolvido com a tosse.”

- Se ocorrer vômito com o tubo na traqueia, retira-se, ocorre a parada da aspiração.

-> Kit de nebulização:

. Máscara e Nebulimetro: Usados para hidratação e umidificação de secreção, facilitando a expectoração, fazendo a higiene brônquica.

. Conecta-se no ar comprimido ou no oxigênio.

. Para Fluidificar a respiração.

2ª aula

Epi- Equipamento de proteção individual.

Equipamentos de CTI e UTI.

-> Luva de procedimento (Proteção mutua profissional-paciente).

[pic 7]

-> Máscara facial: Usada na aspiração ou quando o paciente tem muita secreção.

[pic 8]

-> Óculos (Usa-se por cima da máscara para que as bactérias não infectem o profissional. Usada na aspiração.

- Caso usar óculos de grau, usar o óculos de proteção por cima.- Usar o óculos depois da máscara facial.

[pic 9]

-> Touca pro pé: Usar em bloco cirúrgico, isolamento.

[pic 10]

-> Touca para cabelo: Utilizada para aspiração, também utilizada na pediatria para proteção de escabiose (piolho). Usada também no CTI.

[pic 11]

-> Nebulimetro: Hidratar secreções, umidificar.

[pic 12]

-> Umidificador: Direto na oxigenação.O umidificador é um aparelho que tem função básica de manter a umidade relativa do ar dentro dos níveis recomendados para o ser humano jogando pequenas partículas de água que faz o ar ficar mais úmido. Para que haja conforto respiratório e sensação de bem estar recomenda-se que a umidade seja mantida em 60%. Níveis baixos de umidade podem acentuar os efeitos de alergias respiratórias, já que a umidade do ar é essencial para ajudar o organismo a eliminar as impurezas provenientes da aspiração do ar. Pode ser usado na nebulização, com a máscara nasal.

[pic 13]

-> Cânula de Guedel: Existem dois tipos: Adulta e Pediátrica.

Auxilia nos procedimentos da entrada oral. Para não haver mordida. Introduz até a metade da cânula. Gira em 180º, e prossegue. – Semirrígido. Auxilia na aspiração pela sonda de aspiração.

[pic 14]

-> Sonda de aspiração: Serve para aspiração da secreção. Higiene brônquica. Conecta-se no vácuo, prossegue por via oral até onde tem a secreção, onde tem resistência, puxa-se a sonda de volta. - Se ocorrer vômito para o tubo, retira-se, ocorre a parada da aspiração.

[pic 15]

-> Tubo Orotraqueal: Na intubação, o primeiro a ser introduzido por via oral. De silicone, flexível.Sua extremidade interna fica além do terceiro anel traqueal, próximo a bifurcação que ventila os pulmões. O TuboOrotraqueal ligará os pulmões ao ventilador mecânico. A intubação é feita através de uma laringoscópio. O tubo contem balonete (pequenos balões) que é insuflado pelo Cuffometro ou por uma seringa apenas cheia de ar. Existe um balonete externo (por onde é insuflado pela seringa) e um interno (central) que recebe o ar de externo, que está no centro da traqueia para criar um sistema fechado com o objetivo de auxiliar melhor a passagem do ar pelo tubo. O uso prolongado do tubo pode causar: ->Traquomalacia: Tubo com 7,5cm mulheres / 8,0cm homens. Descalcificação dos anéis de cálcio da traqueia. O tubo no hospital é de plástico, porem quando o paciente vai para casa é substituído pelo de metal. Pode fazer a formação de fungos e bactérias no local da Traquomalacia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (260.5 Kb)   docx (362.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com