TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Watsu - Técnica Aquática

Por:   •  2/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  2.126 Visualizações

Página 1 de 5
  1. 1 INTRODUÇÃO

 O presente trabalho tem objetivo de apresentar a técnica Watsu, explicando sua utilização, indicações, precauções, contra indicações, vantagens para o fisioterapeuta no tratamento, benefícios e como a técnica desenvolve a parte física, mental, emocional e espiritual do paciente.


  1. 2 DESENVOLVIMENTO

O Watsu, também conhecido como "Water Shiatsu", “aquashiatsu” ou “hidroshiatsu”, foi criado por Harold Dull em 1980, mas a técnica só chegou no Brasil em 1997. O Watsu é uma técnica passiva de relaxamento conduzida pelo fisioterapeuta dentro de uma piscina. Através de movimentos lentos com o paciente em flutuação, a técnica é responsável por alongar os músculos, liberar as regiões enrijecidas, proporcionando um tônus muscular mais adequado. Visa diminuir qualquer tipo de dor, ansiedade, stress, além de ajudar pacientes que sofrem com distúrbios do sono. A única função de uma pessoa na sessão de Watsu é relaxar, quem realiza todo o trabalho é o profissional. Iniciamos com o paciente em pé, com as costas na parede da piscina. Gradativamente, é conduzido para um estado de relaxamento, em que o terapeuta o carrega no colo e faz todo o trabalho. 

O Watsu normalmente é realizado uma vez por semana, em sessões de uma hora, com a água em torno de 34ºC à 36ºC. O terapeuta massageia pontos de tensão e os meridianos (pontos energéticos do corpo). E a pessoa que faz Watsu não é a única beneficiada, o terapeuta também sente um bem-estar enorme no momento da sessão.

A confiança é uma das bases da terapia, ser sustentado nos braços de alguém é a prova disso. Mas, com ajuda da água aquecida, da respiração, dos movimentos suaves de alongamento e desbloqueio dos pontos de tensão muscular, é possível chegar a um estado de relaxamento profundo. O Watsu é uma técnica de relaxamento holística, pois o tratamento é realizado como um todo, trabalhando a parte física, mental, emocional e espiritual. Durante o tempo em que você fica na piscina o terapeuta vai massageando todo o corpo, além de realizar um alongamento.O próprio profissional estica os membros.


3 APLICAÇÃO DO WATSU

O Watsu é uma técnica de terapia corporal realizada em piscina coberta e aquecida, com música suave, onde o Fisioterapeuta realiza uma seqüência de movimentos durante uma hora, promovendo passivamente para o paciente, mobilização de todas as articulações, alongamento das cadeias musculares e fáscias, trações e pompagens da coluna vertebral, rotações de tronco e articulações proximais. O Fisioterapeuta realiza massagens de pressão pontual nos pontos preestabelecidos no trajeto dos meridianos e ainda pode associar qualquer outra forma de massagem que seja do seu conhecimento. O watsu permite ao Fisioterapeuta ser bastante criativo e isso é a base de todos os trabalhos corporais. Todos os movimentos são passivos e contínuos, onde o paciente experimenta uma situação de relaxamento muito intensa e as posturas associadas esse estado de inconsciência faz com que o paciente recorde com facilidade, de situações e fases de sua vida.

O Watsu afeta e trabalha o paciente em todos os aspectos: emocional, físico e psicológico, pois cada pessoa recebe o toque com um sentimentodiferente; muitos recebem com tristeza de não terem sido tocados antes, outros com alegria e satisfação de estarem recebendo atenção e sustentação e ainda outros que recebem essa terapia com dor e insatisfação, provocados por sentimentos indesejados que estavam aprisionados em partes do corpo, que o Watsu traz à tona com conhecimento e isso é bom, pois cada problema esquecido que vem à tona, pode ser resolvido nesta fase em que o paciente se encontra.


  1. 4 INDICAÇÕES

A técnica é ideal para quem tem os seguintes problemas: Fibromialgia; Acidente Vascular Cerebral (AVC); Depressão; Estresse; Ansiedade; Síndrome do Pânico; Reumatismo; Artrite; Artrose; Insônia; Enxaqueca, originada por tensão muscular.

  1. 5 PRECAUÇÕES E CONTRA INDICAÇÕES

Na avaliação o Fisioterapeuta, deve determinar a intensidade do quadro algico, quais os movimentos que provocam a dor, se o paciente apresenta alguma instabilidade articular, osteoporose severa(aumenta o risco de fratura,com manobras mais intensas,deve-se fazer manobras mais suaves), labirintite, e todas as contra-indicações para as terapias aquáticas como: incisões cirúrgicas recentes, alterações cutâneas, doenças de pele, hipotonia muscular severa(tempo menor,com temperatura menor).Com base nesses conhecimentos, o Fisioterapeuta, determinará a seqüência ideal para seu paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com