TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO FONOAUDIOLOGICA

Por:   •  15/6/2022  •  Dissertação  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

AVALIAÇÃO FONOAUDIOLOGICA

Nome:

Queixa  inicial: Tem dificuldade para falar após AVC.

Idade: 59  anos

Francisco compareceu ata processo de avaliação fonoaudiologica encaminhado pelo filho por apresentar dificuldade na fala veio acompanhado de seu filho na anamnese onde foi verificado historico 

Avaliação  fonoaudiológica abordou aspectos relacionados a todas as habilidades que envolvem o desenvolvimento de linguagem oral expressiva e receptiva.

 E importante ressaltar que Francisco entra sozinho na sala de terapia durante as sessões avaliativas estabelecendo contato visual....

 As outras habilidades de linguagem avaliadas foram

Semântica: e relação entre a significado e significante ou seja, a medida que a criança ouve a palavras ela começa a fazer lições entre as palavras, ações e ideias.

Léxico: o conjunto de vocábulos de um idoma, vocabulário.

 

Sintaxe: e a organização dos elementos de frase (ex:. eu vou ao cinema)

Pragmática; tem ação com a maneira com o individuo usa a Linguagem socialmente buscando estabelecer relações.

A avaliando as habilidades Léxicas e semântica do Francisco, observa-se que  apresenta comunicação interativa com o outro mas ainda de forma muito primaria consegue construir frases com dois elementos mas de forma desconectada. Realiza função de protesto quando se depara com algo que não deseja isso dentro da sua faixa etária.

A capacidade de compreensão semântica de Francisco relação entre a palavra e objeto está dentro do esperada para sua faixa etária, porém e necessário ser algo de seu interesse mostrando um repertorie linguístico defasado para sua faixa .A habilidade sintática  no discurso oral do Francisco esta abaixo do esperado quando se faz necessário manter o discurso como interlocutor pois não ha engajamento na atividade dialógica. Sua fala se torna de maneira ininteligível quando tenta ampliar esse processo dialógico.

Um aspecto importante que pode prejudicar o desenvolvimento dessa habilidade de linguagem que Pablo apresenta em alguns momentos um padrão repetitivo de comportamentos com os brinquedos, preferindo brincar sozinho e facilmente interrompe. No entanto vale ressaltar que Francisco mantém foco no que lhe tem interesse como os carrinhos objetos relacionados a suas preferências

Os aspectos descritos acima foram retirados do protocolo de observação comportamental (Zorzi e Hage. 2004). Mostrando uma defasagem no desenvolvimento das habilidades de linguagem.

Hipóteses diagnósticas:

Diante dos resultados apresentados, e possível observar que Pablo apresenta alteração na linguagem oral expressiva. receptiva e de comportamento. E certo que uma defasagem de suas habilidades comparados com uma criança da mesma faixa era ,sugiro a seguinte Hipótese diagnóstica inicial Transtorno de linguagem associado a características do espectro autista.

A conclusão desse diagnóstico será possível após manter a estimulação para adequar a linguagem oral e observação da resposta da criança a esta intervenção, reavaliando em 1 ano. E importante que as orientações e condutas sejam realizadas, assim como acompanhamento de seus progressos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com