TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biografia de Antero de Quental

Por:   •  12/12/2022  •  Dissertação  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

Biografia de Antero de Quental

Antero de Quental nasceu em 1842 em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores. Foi um poeta e filósofo português, líder intelectual do Realismo em Portugal e também contribuiu para a implantação das ideias renovadoras da geração de 70.

Em 1858, com 16 anos, Antero de Quental ingressou no curso de Direito na Universidade de Coimbra. Tornando-se o líder dos acadêmicos, graças à sua personalidade marcante.

A carreira poética de Antero apresenta três fases, de acordo com as modificações de espírito:

No soneto “Mais luz” o poeta espelha um conteúdo revolucionário e social;

No poema “Nirvana” encontram-se versos marcados pelos valores do Romantismo;

Por fim, entre 1873 e 1874, o poeta vive uma fase de desilusões sendo possível assim observar que os versos do soneto “O que a Morte diz” revelam o seu sofrimento.

Em 1886, já na cidade do Porto, Antero publica a sua melhor obra poética “Sonetos completos” e acaba por se suicidar devido a uma depressão.

“Um Génio que era um Santo”

O texto foi escrito por Eça de Queirós, onde é possível identificar a admiração que o autor tem por Antero a partir de diferentes momentos, onde este diz “Parei seduzido” e “Deslumbrado”. O autor também admira a sua sinceridade e retidão, mas afirma que no meio dessas qualidades, existia um fermento de dor e que é possível observar esse sentimento em alguns dos seus sonetos.

“O palácio da Ventura”

O poema é constituído por duas quadras e dois tercetos com versos decassilábicos. O esquema rimático é ABAB/ABAB/CCD/EED.

Este poema tem rima cruzada nas quadras e rima emparelhada e interpolada nos tercetos.

Este soneto pode inserir-se na terceira fase da sua carreira poética, pois é possível observar as suas desilusões e os pensamentos pessimistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (33.7 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com