TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aleitamento Materno e Sucção não Nutritiva

Por:   •  18/9/2019  •  Artigo  •  4.322 Palavras (18 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 18

TIPO E DURAÇÃO DE ALEITAMENTO E SUA RELAÇÃO COM O HÁBITO DE SUCÇÃO DA CHUPETA  E A OCLUSÃO VOLTADA PARA A FONOAUDIOLOGIA

O aleitamento natural não só está relacionado com os aspectos nutricionais, como também preenche as necessidades emocionais do bebê, através do contato próximo estabelecido entre a mãe e o filho. O aleitamento natural traz, ainda, benefícios para a nutrição.                                                                                  A importância do aleitamento materno no crescimento e desenvolvimento crânio-facial nos níveis ósseo, muscular e funcional, inclusive no início do desenvolvimento da linguagem.                                                                         A criança amamentada no seio sente-se satisfeita e amada, desenvolvendo-se bem.                                                                                 O aspecto afetivo é essencial para o seu desenvolvimento emocional e irá influenciar positivamente na aquisição da linguagem.                                                 A criança torna-se mais ativa com melhor desempenho psicomotor. Sua capacidade para o aprendizado é maior e apresenta menos transtornos de linguagem.         Com a amamentação a criança postura a língua corretamente a qual vai ganhando tônus adequado.                                                                 Abaixo seguem os principais benefícios do aleitamento materno em relação a fonoaudiologia:

  • Ela afasta hábitos deletérios pois satisfaz a “fome” neural.
  • Beneficia o amadurecimento dos lábios, língua, mandíbula, bochechas e dos músculos da face, o que é fundamental para posteriormente falar e mastigar corretamente.
  •  O bebê quando nasce tem sua mandíbula retraída em relação a sua maxila, sua língua é volumosa em comparação à cavidade bucal (pequena), posiciona-se mais para frente apoiando-se sobre o rebordo gengival inferior.
  • Na amamentação, o recém-nascido abocanha tanto o bico quanto a aréola, comprimindo com a sua língua o seio no palato duro promovendo a extração do leite.
  •  É através dos movimentos de sucção que ocorrerá o desenvolvimento da mandíbula, ela tende a mesializar-se.
  • A mandíbula é estimulada a realizar movimentos para frente e para trás e para cima e para baixo.
  • Este movimento exige esforço dos músculos da face estimulando então o crescimento da mandíbula e prevenindo futuros problemas dos dentes e ossos da face. (dentes anteriores projetados para frente, pouco desenvolvimento do queixo e mandíbula).
  •  Quando o bebê está mamando no seio a possibilidade de respiração é somente pelo nariz, a qual é fundamental, pois através dela o ar que o bebê inspira é filtrado, aquecido e umedecido. (além de ser mais um estímulo para o desenvolvimento das estruturas orais)
  • A ingestão dos alimentos ocorre através do controle dos movimentos reflexos de uma reação em cadeia – buscar, sugar e deglutir (uma ativa a outra). É estabelecido o ritmo - sucção, deglutição, respiração.
  • Essas funções além de vitais, são pré-lingüísticas, pois exercitam os órgãos responsáveis pela fala.   

Ao longo dos anos, vários autores vêm se preocupando com o estudo da associação entre a forma de aleitamento e a instalação de maus hábitos bucais e, a partir destes, o desenvolvimento de maloclusões em crianças. Estudos científicos têm mostrado os benefícios da amamentação para a sobrevivência, saúde e nutrição infantis, para a saúde materna, bem como seu papel no espaçamento das gestações.                                                                         A maior parte da população civilizada perdeu o hábito de amamentar ou passou a praticá-lo por um tempo inadequado: "A amamentação deixou de ser vital ao ser humano no momento em que o avanço tecnológico que este adquiriu possibilitou a sobrevivência de crianças sem a obrigação de mamar no peito. Logicamente que foi o avanço industrial alcançado pela civilização nos últimos 150-300 anos que nos permitiu esta 'evolução'. Alimentos processados, mamadeiras, chupetas e mordedores são artifícios usados usualmente para substituir ou compensar as funções naturais ignoradas ou deturpadas".                        As habilidades motoras orais dos recém-nascidos, as quais estão intimamente relacionadas à alimentação, e dentre estas a função de sucção, têm grande importância na alimentação dos recém-nascidos. Contribuem para o desenvolvimento global (crescimento e saúde), como também para o desenvolvimento do sistema sensório motor oral (SSMO), ou seja, dos órgãos fonoarticulatórios (OFAs): lábios, língua, mandíbula, palatos mole e duro, arcadas dentárias, dentes e musculatura oral e das funções de mastigação, deglutição e respiração, favorecendo o equilíbrio entre as estruturas. No desenvolvimento do SSMO adequado/harmonia facial do recém-nascido, é importante a normalização do "retrognatismo natural", pois a mandíbula do recém-nascido possui uma diferença de cinco a oito milímetros, e até mesmo de 12mm em relação à maxila. É através do mecanismo da amamentação que se dá este desenvolvimento. A amamentação deve ser mantida pelo menos até o sexto mês, a fim de garantir o desenvolvimento da tonicidade orofacial.                                                        

O uso da chupeta

Estudos relatam que a chupeta pode influenciar negativamente o aleitamento materno, ocasionando: confusão de bicos, e diminuição da freqüência das mamadas, podendo resultar o desmame precoce. Há também os aspectos negativos associados à saúde da criança, tais como: o risco de asma, vômito, febre, otalgia, diarréia, cólica, enteroparasitose, ação da N-nitrosamina (substância potente em agente cancerígeno, embriopático, teratrogênico e mutagênico contida nos bicos artificiais).                                                                                O aleitamento materno, além dos benefícios nutricionais, imunológicos, emocionais e econômico-sociais, amplamente divulgados na literatura, também tem efeitos positivos na saúde fonoaudiológica, uma vez que está relacionado ao crescimento e desenvolvimento craniofacial e motor-oral do recém-nascido (RN).        Nos primeiros meses de vida, o desenvolvimento motor-oral ocorre através dos movimentos realizados pelos OFAs (lábios, língua, mandíbula, maxila, bochechas, palato mole, palato duro, soalho da boca, musculatura oral e arcadas dentárias) durante a função de sucção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com