TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Fases da Deglutição

Por:   •  1/4/2020  •  Resenha  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 4

FASES DA DEGLUTIÇÃO

Fase antecipatória – é a fase cognitiva da deglutição. Nessa fase o córtex é ativado, ele é responsável para dar início aos movimentos voluntários; o córtex motor primário que é o responsável pela ação iniciativa. Ness fase também há a presença da salivação que é um processo que ocorre devido aos nervos cranianos Facial VII – que inerva as glândulas salivares sublingual e submandibular – , e Glossofaríngeo IX – que inerva a glândula parótida.

Fase Oral – é dividida em cinco subfases

  • Captação – consiste em retirar o alimento do utensílio.

Nessa fase estão envolvidos os processos de movimento de mandíbula e vedamento. No movimento de mandíbula, o nervo craniano Trigêmeo V está envolvido, inervando os múscuos da mastigação(VAD e Pterigoide lateral abaixam a mandíbula; masseter, pterigoide medial e temporal elevam a mandíbula). No processo de vedamento, o nervo craniano VII está envolvido, inervando os músculos da mímica facial, nesse caso o orbicular dos lábios.

  • Qualificação – consiste na percepção das características físico-químicas do alimento.

Nessa fase estão envolvidos os processos de salivação e sensibilidade. Na salivação, estão envolvidos os nervos cranianos VII – inervando as glândulas salivares sublingual e submndibular, e IX – inervando glândula parótida. Na sensibilidade, estão envolvidos os nervos cranianos V – dando sensibilidade geral dos 2/3 anteriores da língua; VII – dando sensibilidade gustativa dos 2/3 anteriores da língua; IX – dando sensibilidade geral e gustativa do 1/3 posterior da língua.

  • Preparação – consiste na mastigação em si (incisão, trituração, pulverização).Nessa fase estão envolvidos os processos de mastigação,vedamento, salivação, mobilidade e forma da língua. Na mastigação, está envolvido o nervo craniano V, inervando os músculos da mastigação(temporal, masseter, pterigoide medial, pterigoide lateral, VAD). No vedamento, estão envolvidos os nervos cranianos VII inervando os músculos da mímica facial(bucinador – para não ter escape vestibular, orbicular – para manter alimento na boca), e Vago X ramo faríngeo inerva os músculos do velo(rebaixamento para proteger orofaringe) exceto o tensor do velo que é inervado pelo V.  Na salivação, estão envolvidos os nervos cranianos VII – glândulas submandibular e sublingual e IX – glândula parótida. Na mobilidade e forma da língua estão envolvidos os nervos cranianos Hipoglosso XII que inerva os músculos da língua – intrínsecos dão forma e extrínsecos dão movimento, e Vago X ramo faríngeo – palatoglosso(eleva e retrai a porção anterior da língua).
  • Posicionamento – colocar alimento no dorso da língua.

Nessa fase estão envolvidos  os processos de vedamento, mobilidade e forma de língua. No vedamento estão envolvidos os nervos cranianos VII que inerva mm da mímica facial(orbicular – impede escape vestibular, bucinador – impede escape de alimento), e X ramo faringeo inerva mm do velo(rebaixa protegendo orofaringe) exceto tensor que é inervado pelo V. No processo de mobilidade e forma de língua estão envolvidos os nervos cranianos X ramo faringeo – palatoglosso e XII – inerva mm língua os intrinsecos dão forma e os extrínsecos dão movimento.

  • Ejeção – leva o bolo até a orofaringe.

Nessa fase estão envolvidos os processos de vedamento, sensibilidade, mobilidade e forma de língua, estilofaríngeo. No processo de vedamento estão envolvidos os nervos cranianos VII – mimica facial – orbicular e bucinador, e X – ramo faringeo inerva mm do velo(rebaixa protegendo orofaringe) exceto tensor inervado pelo V. No processo de sensibilidade está envolvido o nervo craniano IX que dá sensibilidade de ½ da orofaringe e do 1/3 posterior da lingua. No processo de mobilidade e forma de língua estão envolvidos os nervos X ramo faringeo – inerva palatoglosso – principal mm da ejeção, e XII inerva mm língua. O mm estilofaríngeo é inervado pelo nervo craniano IX, esse mm se conecta no processo estiloide até a faringe, ele eleva e dilata a faringe começando a disparar a fase faríngea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com