TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FONOAUDIOLOGIA ESCOLAR E LINGUAGEM ESCRITA

Por:   •  23/4/2021  •  Resenha  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO: FONOAUDIOLOGIA       [pic 1]

DISCIPLINA: FONOAUDIOLOGIA ESCOLAR E LINGUAGEM ESCRITA

PROFESSOR (A): Júlia Escalda               

Resenha Critica 

DATA: 10/09/2019

ALUNAS:

Maria Janete Nepomuceno

Jirlane Santos Dos Anjos

 Sara Rayane Ravele Matos Dos Santos 

O texto “Família, escola e fonoaudiologia escolar” das autoras Katia Botasso e Denise Terçariol relata sobre as circunstâncias essenciais para o surgimento e a firmação da fonoaudiologia no Brasil, com ênfase na fonoaudiologia escolar: o início das escolas para crianças, as leis que garantem o acesso à educação e os desafios enfrentados. Juntamente com a relação entre família e escola.

As quatro primeiras áreas de especialidade reconhecidas pelo conselho federal de fonoaudiologia (CFF) foram a Audição, Linguagem, Motricidade oral e Voz. Apenas dez anos depois a Saúde coletiva entrou nesta lista e em 2010 a disfagia e a fonoaudiologia educacional. Esta ultima teve seu reconhecimento tardio pois surgiu na mesma época que a fonoaudiologia no brasil.

Com a finalidade de fortalecer e normatizar uma língua padrão no país, para firma uma identidade brasileira no contexto de migração e imigração para regiões de maior desenvolvimento econômico, os professores passaram a receber uma formação especifica para atuarem padronizando a língua portuguesa, ou seja, focando na correção de erros da fala, eliminação dos identificação e desvios de linguagem. Esses profissionais chamados de ortofonistas, logopedistas ou terapeutas da fala começaram a se fundamentar na medicina.

Com as mudanças ocorridas na organização social e estrutural das famílias - como a criação do Sistema Único de Saúde (SUS)- foram criadas as escolas de educação infantil, com objetivo de compartilhar funções educacionais, ou seja, o desenvolvimento e aprendizagem, através de atividades, diversidades de conhecimentos, regras e valores. A Constituição Federal e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, (LDB, Lei n°9.394, de 20 de dezembro de 1996), especialmente a garantia do direito de acesso à educação a qualquer brasileiro. Em síntese, as políticas educacionais são estabelecidas para garantir uma educação de qualidade. Desse modo a escola e a família são duas instituições fundamentais para o indivíduo, contribuindo para evolução intelectual, social e cultural, isto é, proporcionando as formas de pensar, agir e interagir com nosso meio.

O fonoaudiólogo contribuirá imensamente no andamento da interação professor e aluno, o mesmo irá elaborar planos que favoreçam a prevenção e aquisição do desenvolvimento de linguagem e, consequentemente leitura e escrita, uma vez que a orientação do fonoaudiólogo irá auxiliar a reconhecer os sintomas básicos de alguns distúrbios da comunicação.

Diante disso, percebe-se a importância da família, escola e políticas públicas no desenvolvimento humano. A cooperação entre eles é fundamental e proporciona um vasto progresso no desenvolvimento do aprendizado da criança. Mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para conduzir as crianças. Portanto, é pertinente que esses fatores constituem relevantes alicerces para o processo de aprendizagem, tornando a educação um processo coletivo em que o indivíduo aprende a todo momento com situações que vão organizando a sua formação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com