TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Focagem distância / filme

Tese: Focagem distância / filme. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/2/2015  •  Tese  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 2

Distância foco/filme

Em uma DFoFi maior, há menor aumento que em uma DFoFi menor. Esta é a razão básica pela qual as radiografias do tórax são feitas de 180 à 200 cm, e não no mínimo, mais comum de 102 cm. O tamanho do coração é uma consideração importante na radiografia de tórax, e uma DFoFi de 180 ou 200 cm resulta em menor aumento do coração e de outras estruturas dentro do tórax.

DFoFi Mínima 100 cm: Durante vários anos, foi prática comum utilizar 100 cm como a DFoFi-padrão para a maioria dos exames radiográficos. Entretanto, no interesse de reduzir a exposição do paciente e de melhorar os detalhes registrados ou definição, está torrnando- se mais comum aumentar a DFoFi-padrão para 107, 112 ou 122 cm. Estudos mostraram, por exemplo, que o aumento da DFoFi de 102 para 122cm reduzirá a dose de entrada para o paciente em 12,5%, com uma redução da dose integral (volume tecidual total irradiado) de 11%. Também devido ao princípio de divergência do feixe de raios – X descrito acima, este aumento na DFoFi possui o benefício adicional de reduzir o aumento e a distorção, assim reduzindo o borramento geométrico, o que aumenta o detalhe registrado ou definição. Em virtude de alguns técnicos (as) com estatura baixos (as) não conseguirem alcançar o tubo a distâncias DFoFi maiores, e do aumento da mA necessário (aumento de 50% na mudança de 102 para 122 cm), vários departamentos ainda usam a DFoFi-padrão de 100 cm. Também alguns departamentos utilizam uma DFoFi de 112 cm para procedimentos em bandeja de Bucky e 100 cm para exames no tampo da mesa porque a distância entre o tampo da mesa e a bandeja de Bucky é de 8 a 10 cm na maioria dos tampos de mesa do tipo flutuante. Além disso, alguns dos novos tubos de raios - X com ângulos de anodo agudos exigem uma DFoFi maior que 100 cm para cobertura de todo o campo em filmes maiores. Portanto, o DFoFi sugerido é de no mínimo100 cm. O protocolo deverá ser mantido como padrão pelos técnicos de radiologia

Quanto menor a distância foco/filme, maior a quantidade de raios x que chegarão ao mesmo, originando, portanto, uma maior densidade. A densidade é inversamente proporcional ao quadrado da distância foco/filme. Portanto, dobrando-se a distância, reduz –se a densidade em um quarto. Diminuindo-se a distância pela metade, aumenta-se quatro vezes a densidade.

Natureza do objeto

Quanto maior o número atômico, a espessura e a densidade física do objeto, maior será sua capacidade de absorver os fótons de raios x. As imagens formadas serão radiopacas, possuindo, portanto, baixa densidade radiográfica.

Processamento

Possíveis causas de aumento da densidade radiográfica (radiografias muito escuras):

Super revelação em decorrência de:

Tempo excessivo na solução reveladora; Solução reveladora muito quente; Solução reveladora muito concentrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com