TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia de ciencias de saude

Por:   •  9/8/2015  •  Resenha  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DA PÁGINA 71 – 81

Antigos e Modernos

        A produção da Revolução Científica na Europa teve como fundamentos teóricos o pensamento da Grécia Clássica; os gregos, muitas vezes, diziam-se dotados de um conhecimento científico e filosófico, com dinâmicas intelectuais que muitas vezes provocavam certa descontinuidade. Com isso, a cultura moderna cada vez mais negou os antigos como autoridades de pensamento, depreciando-os como primitivos e levando-os a incredibilidade.

        As diversas controvérsias entre a física aristotélica ortodoxa e o heterodoxo misticismo matemático fez com que os cientistas europeus do século XVI e XVII se empenhassem na observação de fenômenos naturais. A Revolução Científica foi inspirada por estratégias e hipóteses originadas em Platão, a busca por formas matemáticas e o movimento planetário foram se ajustando simetricamente, evitando equívocos e prezando pela beleza e exatidão. O próprio método de Kepler e Galileu foram baseados na fé pitagórica e na linguagem dos números. No entanto, muitos cientistas consideravam essas consistências matemáticas com fortes tendências mecânicas, reguladas por padrões e sem significados profundos, distorcendo qualquer causa divina. Com isso, fazendo com que esses pensamentos perdessem força e fossem deixados de lado como produtos de uma complexa sofisticação do espirito primitivo.

        Porém, mesmo com alguns equívocos cosmológicos, epistemológicos e metafísicos, os antigos tiveram extrema importância no nascimento da astronomia, onde os movimentos planetários eram cuidadosamente observados. Contribuindo, assim, para o progresso técnico e maior estudo para seu desenvolvimento.

        A partir da Revolução Científica, um novo mundo emergiu, pressupondo que a Terra fosse o centro absoluto d todas as influencias planetárias. Agora, sabia-se que os planetas eram objetos materiais movidos pela inercia e pela gravidade, não mais símbolos arquetípicos movidos por algum inteligência cósmica. Cada vez mais desvalorizada, a astrologia passou ao submundo, sobrevivendo apenas por pequenos grupos e entre massas sem poder de crítica. A ciência moderna conseguiu eliminar do universo todas as propriedades humanas e espirituais nele projetadas; somente o emprego impessoal do intelecto racional critico poderia obter uma compreensão objetiva da natureza.

        Assim, a cultura clássica continuaria a inspirar ideias e modelos políticos aos pensadores modernos. Contudo, a antiga cultura grená ainda saturava a moderna, a Grécia sobrevivia na constante busca por sua independência critica de opinião e sua ambição em expandir o conhecimento humano, ultrapassando horizontes ainda mais distantes.

O TRIUNFO DO SECULARISMO
Ciência e Religião: a Concórdia Inicial

        Depois da Revolução Cientifica, a Igreja Católica, com todas as suas restrições dogmáticas serviu como matriz para que a cultura ocidental pudesse emergir sua percepção cientifica. A partir da virada do primeiro milênio, a igreja apoiou o empreendimento escolástico, pela qual a intelectualidade moderna despertou.

        Esse fato justifica-se pela visão da igreja medieval acreditar que a compreensão profunda exigia uma correspondente capacidade de clareza logica e perspicácia intelectual. O resultado mais consequente desses processos foi a atitude existencial mais intangível que os pensadores medievais passaram a seus descendentes modernos: a confiança teologicamente fundamentada, em que o dom divino da razão proporcionava ao homem a capacidade de compreender o mundo natural. Os primeiros revolucionários da ciência continuaram a agir, falar e pensar de seu trabalho em termos claramente impregnados de iluminação religiosa. Suas descobertas eram como que um triunfante despertar espiritual para a arquitetura divina do mundo. No entanto, a religiosidade não era um sentimento generalizado por parte dos cientistas, muitos atribuíam suas descobertas por providencias divinas, outros na base de suas próprias experimentações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com