TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERDISCIPLINAR

Por:   •  22/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO

Foi realizado avaliações Fonoaudiológicas no Paciente Wedson Falcão, 21 anos, sendo elas Avaliação e terapia dos distúrbios da Fala (Anamnese de Desordens Oromiofuncionais), Avaliação Motricidade Orofacial (Deglutição), Protocolo de Terapia nas Disfagias e Protocolo de Anamnese (DPA).

Nos dados coletados na avaliação e terapia dos distúrbios da fala (Anamnese de desordens Oromiofuncionais), o paciente relatou que fez uso de aparelho ortodôntico fixo e móvel e que dentro de sua família também fez uso do mesmo tipo de aparelho. E também foi relatado pelo paciente dados da gestação de sua mãe, o mesmo informou que foi parto normal e sem complicações, e no decorrer do desenvolvimento da fala e de linguagem ocorreu nenhum tipo de problemas.

Nos Hábitos Orofaciais o paciente informou que fez uso de chupeta, mas não se recorda de quando foi termino, e frequentemente tem o hábito de Onicofagia e a todo o momento tem o hábito de molhar os lábios. Possui postura de repouso dos lábios fechados normal durante o dia.

Em relação ao Sono informou que a qualidade e boa, pois dorme super bem, mas tem sempre hábito de se mexer e ser agitado durante o sono, e que às vezes ronca, mas isso acontece sempre quando dorme de peito para cima e às vezes baba. Mas sua preferência e que consegue dormir e sua postura sendo de barriga para baixo e utilizando sempre o travesseiro.

Na alimentação durante seu aleitamento materno se iniciou logo ao parto e seu termino aos três meses, nunca teve dificuldades na passagem das fases da alimentação pastosa, solidas e liquidas. O paciente citou a qualidade e a quantidade na sua alimentação faz uso frequentemente de alimentação de carnes, arroz, feijão verduras, frutas, massas, balas e às vezes o leite e outros. E citou que durante o dia toma 10 copos de água por dia.

Perguntei sobre sua mastigação, o mesmo relatou que não possui dificuldades mastigatórias e nem dificuldades de deglutição. E que durante a refeição bebe liquido e que isso e habito familiar, faz sete refeições recomendado pela sua nutricionista ,por praticar esporte.

Em destaque a saúde geral o paciente informou que às vezes tem problemas com sinusites e que na família ouve casos de câncer, AVC e outros.

Na avaliação Motricidade Orofacial (Deglutição), foram observados os seguintes aspectos nos Dados de Alimentação, Mastigação e Deglutição. Onde o paciente informou que se alimenta mais de alimentos sólidos e que come bem e o que se alimenta frequentemente e de Carne. E para dar o inicio na avaliação pedi para o paciente que mastigasse um pedaço de bolacha, e foi identificada uma mastigação rápida, às vezes pouca e bilateral boca fechada, às vezes entreaberta e sem ruído e às vezes com sobras de resíduos na lateral, e foi observado também que durante a alimentação bebe liquido para ajudar na deglutição. Quando solicitado à abertura da boca o paciente apresentou um desvio de mandíbula para direita sem estalos ao abrir a boca.

No processo de deglutição o paciente não apresentou nenhum tipo de ruído, engasgos, sem escape anterior, baba e sem tosse ou pigarro, apresentou uma deglutição normal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com