TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO CÁPITULO 8: TRANSCRIÇÃO E PROCESSAMENTO

Por:   •  16/4/2016  •  Resenha  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  1.055 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO CÁPITULO 8: TRANSCRIÇÃO E PROCESSAMENTO

Os primeiros pesquisadores tinham dúvidas sobre o modo que as informações eram transferidas do DNA para a proteína. Sabia-se que em célula eucariótica, o DNA era encontrado no núcleo, e proteínas sintetizadas no citoplasma. Concluíram que precisava de um intermediário, o RNA.

        A diferença entre RNA e DNA se dá a partir da associação de diferentes nucleotídeos: RNA o ácido ribonucleico e o DNA o ácido desoxirribonucleico. Um possui fita simples e o outro dupla fita. E no RNA ao invés de se encontrar timina, encontra-se a uracila.

        Os RNAs são agrupados em duas classes gerais, sendo elas:

RNA mensageiro (mRNA) – os que codificam proteínas. Etapa também, que um gene influencia o genótipo, chamada de expressão genica.

RNA funcional – Importante dizer que são ativos como RNA; eles nunca são traduzidos em polipeptídios. Os RNA funcionais participam de vários processos celulares, que acabam se ramificando:

  • RNA transportador (tRNA) e ribossômico (rRNA) – síntese de proteínas, ambas são encontradas em procariotos e eucariotos;
  • Pequenos RNA nucleares (snRNA) – o processamento do RNA;
  • MicroRNA (miRNA) – a regulação da expressão genica;
  • Pequenos RNA de interferência (siRNA) e RNA de interação piwi (piRNA) – a defesa do genoma;
  • RNA não codificador de proteína (ncRNA) – esse ainda está sendo desvendado, mas como o nome já diz, diferente das outras classes funcionais, esse não codifica proteínas.

A transcrição baseia-se no pareamento complementar de bases. Considerando a transcrição de um segmento cromossômico que constitui um gene. Depois dos filamentos da hélice se posicionarem, cada ribonucleotídeo é posicionado em oposição à sua base complementar pela enzima RNA polimerase, que se liga ao DNA e move-se ao longo dele, unido os ribonucleotídeos alinhados para fazer uma molécula crescente de RNA.

Na replicação do DNA, ele serve de molde para a síntese de um filamento complementar de RNA., Durante a síntese, o crescimento do RNA ocorre sempre no sentido 5’ para 3’, ou seja, são sempre adicionados na ponta em crescimento 3’, isso significa que o filamento-molde (DNA) tem de ser orientado de 3’ para 5’. Na maioria dos genes, a síntese de RNA (transcrição) gera uma molécula (o RNA transcrito) que se torna um RNA mensageiro (mRNA). A informação codificada em um mRNA é traduzida em uma sequência de aminoácidos em um polipeptídio. 
As informações genéticas fluem de DNA para DNA durante a replicação do cromossomo, do DNA para o RNA durante a transcrição, e do RNA para a proteína durante a tradução. Transcrição é a síntese de um transcrito de RNA complementar a partir do filamento de DNA de um gene. Tradução é a conversão das informações armazenadas na sequência de nucleotídeos do transcrito de RNA na sequência de aminoácidos do produto gênico polipeptídico, de acordo com as especificações do código genético. 
Em eucariotos, os genes estão no núcleo, enquanto os polipeptídios são sintetizados no citoplasma. Moléculas de RNA mensageiro atuam  como intermediários que levam informações genéticas do DNA para os ribossomos, onde são sintetizadas as proteínas. A síntese de RNA, catalisada por RNA polimerases, é semelhante à síntese de DNA em muitos aspectos.
A síntese de RNA é dividida em três estágios: (1) iniciação, (2) alongamento e (3) término As RNA polimerases – enzimas que catalisam a transcrição –. A extensão covalente de cadeias de RNA ocorre nos segmentos de DNA com desenrolamento local. O alongamento da cadeia cessa quando a RNA polimerase encontra um sinal de término da transcrição. A transcrição, a tradução e a degradação de moléculas de mRNA costumam ser simultâneas em procariotos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (126.1 Kb)   docx (173.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com