TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Anamnese: Objetivos

Por:   •  24/8/2021  •  Resenha  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA

Anamnese: objetivos

A anamnese, tem como principais objetivos cuidar o paciente de forma humanizada e com embasamento científico. Desse modo, no texto Anamnese Objetivos, os itens, todos essenciais, se complementam e devem ser seguidos, para que, dessa forma, o procedimento seja realizado corretamente e, assim, contribua para o diagnóstico preciso do paciente.

A identificação traz consigo dados que poderão direcionar o médico ou acadêmico de medicina nas possíveis patologias do seu cliente, a exemplo de patologias com maior incidência em determinada raça, como câncer de pele na população branca. Todos os quesitos abordados no texto são essenciais, se registrados precisamente. No entanto, ao se tratar da procedência do paciente, o endereço completo no qual indica a região e bairro do indivíduo são essenciais, visto que agravos locais, como casos de dengue e surtos de diarreia em população infantil em regiões sem saneamento básico, são dados epidemiológicos determinantes para traçar estratégias de saúde, inclusive, nos casos de consultas fora da sua UBS, deve o profissional de saúde, direcioná-lo à unidade de sua abrangência.

Quanto à queixa principal e sua duração, o texto relata de maneira precisa o que realmente deveria acontecer no atendimento médico. Porém, o profissional ou o acadêmico de graduação ou residência deve se atentar, em todos seus atendimentos em utilizar as respostas de seus clientes no fechamento do diagnóstico e tratamento, inclusive, exemplificar os sinais e sintomas anteriormente relatados e o direcionamento de suas condutas diagnósticas e terapêuticas, para que, dessa forma, fique claro para o paciente no fim do atendimento, a maneira de como o médico procedeu.

Na História da Moléstia Atual (HMA), fica claro como toda anamnese deveria ser pautada, sendo certo que a anamnese minuciosa, principalmente no momento da HMA, é o alicerce para se chegar a um diagnóstico acurado, inclusive, evitando gastos desnecessários ao paciente, a exemplo de pedidos de exames laboratoriais e de imagem. Para isso, contudo, o profissional necessita ouvir atenciosamente o paciente e, não o interromper, pois, assim, poderá contar sua história e, o médico, nesse cenário, obter informações importantes.

No momento do interrogatório, é imprescindível que o profissional de saúde, principalmente o médico, se atende às relações e as queixas do paciente com outras patologias, e que, muitas vezes, o próprio cliente direciona ou até mesmo o médico. Destarte, faz-se necessário observar não apenas os relatos, mas as associações que o agravo pré-estabelecido ou não, tem com os diversos aparelhos (sistemas) do corpo humano.

Por ocasião dos antecedentes pessoais, resta claro que é o momento onde o profissional de saúde obterá as informações de história médica do paciente, ainda que essa não esteja diretamente relacionada ao atual quadro clínico do paciente. Uma importante forma de conhecer os fatores pessoais que podem ter influenciado seu processo saúde-doença, tais como sua história de trabalho, doenças anteriores, como exemplo alguém que trabalhou em garimpo, em condições de insalubridade e/ou em contato com mercúrio pode vir a desenvolver alguma moléstia anos depois, de forma que essa informação pregressa, pode ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com