TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Composição De Um Ecossistema

Trabalho Universitário: A Composição De Um Ecossistema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  11.481 Visualizações

Página 1 de 6

 Introdução

O planeta Terra apresenta ao longo de sua superfície uma imensa variedade de paisagens naturais, das quais podemos citar: florestas tropicais, savanas, estepes e pradarias, vegetação desértica, florestas temperadas, tundra, entre outras.

Tais lugares são chamados de ecossistema. Lembrando que um ecossistema pode ser abrangente, como por exemplo, a floresta Amazônica, ou um ambiente mais restrito, como um aquário (composto por plantas e peixes). A composição de um ecossistema depende diretamente da característica climática, do tipo de relevo e da intensidade com que os raios solares incidem sobre o lugar.

Composição de um ecossistema

O ecossistema pode ser definido conceitualmente como um sistema que envolve o meio ambiente com suas características físicas e químicas próprias e os seres vivos que o habitam, com as respectivas interações entre ambos.

Em outros termos, são as interações entre os fatores bióticos (plantas, animais e as bactérias) e abióticos (o sol, o ar, o solo, a água, entre outros, bem como os respectivos componentes químicos de cada um), entre os fatores vivos e os não vivos que interferem e interagem em uma determinada comunidade específica.

Pelos inúmeros componentes e pelas interações entre eles serem tão peculiares e próprias da formação de cada ecossistema é que já podemos destacar, inicialmente, a fragilidade dos ecossistemas, uma vez que qualquer modificação em um dos componentes do sistema, por menor que seja, já o afeta em sua integralidade.

Podemos destacar, em igual sentido, que cada ecossistema é formado de um modo próprio, com condições tão diferentes entre si, que a caracterização de cada ecossistema, se em suas condições naturais, é quase impossível de ser reproduzida ou reestabelecida, se necessário.

A composição dos ecossistemas naturais, originalmente, é formada em decorrência de um longo processo de interação entre o meio ambiente e os seres vivos que foram se adaptando, se auto regulando, até atingirem um equilíbrio que dá sustentabilidade ao ecossistema e os tornam capazes de resistir a pequenas variações.

Já as grandes variações, que são dadas na atualidade principalmente pela intervenção humana – a exemplo da poluição, como um dos maiores fatores de alteração, uma vez que alguns componentes do ecossistema são frágeis -, muitas vezes os organismos mais frágeis não resistem e causam desequilíbrio no sistema.

Especificamente no Brasil podemos classificar alguns ecossistemas, com formação própria, mas que encontram variações ao longo de sua estrutura, formando outros ecossistemas: O cerrado, a caatinga, a floresta amazônica, a mata atlântica, o manguezal, o pantanal e a restinga, espalhados pelas diversas regiões do país.

Em nosso país já podemos perceber a degradação dos ecossistemas naturais, por meio da destruição e da poluição da flora nativa, afetando também a fauna local.

Os manguezais, por exemplo, são áreas extremamente frágeis e essenciais para a reprodução da sua fauna, mas também são suscetíveis à poluição terrestre e aquática. Deste modo, devemos considerar os seguintes fatores a serem preservados, para que o ecossistema natural se sustente por si:

Componentes químicos (como o sol para a fotossíntese, a água, os gases, entre outros).

Produtores primários, secundários e terciários, que formam a cadeia alimentar e fazem a circulação da energia do ecossistema.

Decompositores, responsáveis pela transformação da matéria orgânica, que reiniciará o ciclo.

Como cada componente do ecossistema é uma peça do sistema, a preservação de cada um dos elementos bióticos ou abióticos, se torna essencial para que o ecossistema se preserve em suas condições naturais

A seguir uma figura que representa a relação dentro de um ecossistema:

O esquema mostra a relação dos elementos físicos, como a intensidade de luz solar e a chuva. Além de retratar a ação de microrganismos e da cadeia alimentar.

Os elementos naturais contidos na biosfera interferem efetivamente no tipo de composição vegetal e animal de um determinado lugar. Por exemplo, na floresta Amazônica não existe urso polar, isso porque esse animal é oriundo de uma região de condição totalmente distinta para o qual o mesmo está adaptado. Da mesma forma que não é possível haver nas zonas polares uma onça, por exemplo.

As relações estabelecidas entre os elementos naturais físicos (energia, água, relevo, clima, entre outros) com os organismos vivos (animais, plantas, microrganismos etc.), formam um ecossistema; que se refere à interdependência dos elementos físicos, e desses com os seres vivos. Dentro de um ecossistema maior, existem outros pequenos ecossistemas. Nesse aspecto há também uma relação entre os ecossistemas espalhados pelo mundo.

Diante das relações de dependência que há entre os ecossistemas, percebe-se que, se porventura, houver mudanças bruscas na composição de um dos ecossistemas, certamente os reflexos serão propagados para os outros. Isso, até atingir uma escala maior, a biosfera (esfera da vida, composta pela litosfera, hidrosfera e atmosfera). Portanto, essa abrange todos os ecossistemas do planeta.

Para que se possa delimitar um “sistema ecológico” ou ecossistema é necessário que haja quatro componentes principais:fatores abióticos, que são os componentes básicos do ecossistema; os seres autótrofos, geralmente as plantas verdes,capazes de produzir seu próprio alimento através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com