TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cólera - Doença Bacteriana

Por:   •  19/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 5

Cólera

A cólera é uma infecção intestinal aguda causada por Vibrio cholerae, uma bactéria que pode produzir enterotoxinas que causam diarreia. O Vibrio cholerae é transmitido principalmente pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Na maioria dos casos, a infecção é assintomática (mais de 90% das pessoas) ou produz diarreia leve. Em algumas pessoas (menos de 10%), pode ocorrer diarreia aquosa podendo surgir repentinamente, com potencial fatal e se desenvolver rapidamente (horas) para desidratação grave e pressão arterial significativamente baixa.

O que é a cólera e de onde surgiu?

A cólera se originou na Ásia, mais especificamente na Índia e em Bangladesh, e se espalhou para outros continentes desde 1817.

Chegou ao Brasil em 1885 e invadiu os estados do Amazonas, Bahia, Pará e Rio de Janeiro. Em 1893. Porém, no final do século 19, o governo brasileiro anunciou a erradicação da doença em todo o país.

Cerca de um século depois, em abril de 1991, o cólera voltou a chegar ao Brasil. Chegando ao Peru, fez sua primeira vítima em Tabatinga, no Amazonas.

A cólera é uma doença infecciosa que afeta o intestino humano. Robert Koch descobriu a bactéria em 1884 e mais tarde a chamou de Vibrio cholerae. Ao infectar o intestino humano, essa bactéria faz com que o corpo elimine grandes quantidades de água e sais minerais, o que pode causar desidratação severa. A bactéria da cólera pode ser incubada por um a quatro dias.

O Vibrio cholerae, é o agente causador da cólera. A bactéria é um membro do gênero Vibrio da família Vibrionaceae. Seu nome vem de sua aparência quando vista ao microscópio óptico. Existem cerca de 30 espécies neste gênero, que são bastonetes gram-negativos, anaeróbicos facultativos, móveis, curvados em forma de vírgula e têm 1,4 a 2,6 mícrons de comprimento.

Vibrio cholerae pode viver livremente ou aderir à superfície das plantas, algas verdes filamentosas, zooplâncton, crustáceos e insetos. Esta espécie também pode ser encontrada em comunidades multicelulares denominadas biofilmes, que estão inseridos em uma matriz polissacarídica extracelular que os protege da agressão ambiental.

Os tipos de Vibrio cholerae são bem definidos com base em testes bioquímicos e estudos de homologia de DNA, apenas um grupo restrito de linhagens é patogênico ao homem. Geralmente, os Vibrio cholerae que vivem no meio ambiente são não patogênicas e podem desenvolver a capacidade de se adaptar ao intestino humano através da aquisição de genes de virulência.

[pic 1]

Transmissão

         O Vibrio cholerae entra no corpo humano através da ingestão de água ou alimentos contaminados (transmissão por fezes por via oral). Se conseguir superar o ácido do estômago, ele chegará ao intestino delgado, que se multiplicará no duodeno e no jejuno e produzirá enterotoxinas que podem causar diarreia. Pessoas infectadas eliminam Vibrio cholerae em suas fezes por uma média de 7 a 14 dias. Água e alimentos podem ser contaminados principalmente pelas fezes de uma pessoa infectada, com ou sem manifestações. Um grande número de bactérias é necessário para produzir uma infecção (acima de 1.000 ml / ml nos alimentos e mais de 100.000 ml / ml na água). Nos alimentos, as bactérias podem sobreviver por até cinco dias em temperatura ambiente (15 a 40 ° C) ou por até dez dias entre 5 e 10 ° C. É resistente ao congelamento, embora a sua multiplicação fique mais lenta.

Sintomas e diagnostico

Após um período de incubação de várias horas a 5 dias, a maioria dos casos de cólera se manifesta como diarreia leve ou moderada, o que não é diferente da diarreia comum. Pode ocorrer vômito, mas dor abdominal e febre não são comuns. Em algumas pessoas (menos de 10%), a cólera pode ser mais grave, com início súbito de diarreia aquosa intensa, geralmente sem muco, pus ou sangue, e frequentemente acompanhada de vômito. Fluidos (até 1 a 2 litros por hora) e eletrólitos podem ser perdidos rapidamente, levando a uma desidratação significativa. Como resultado, sede intensa, perda de peso, olhos fundos. Há um desequilíbrio na eletrólise da água, que pode causar cãibras musculares, e a hipoglicemia pode causar convulsões e diminuição da consciência em crianças. Sem tratamento adequado, a pressão arterial cairá e ocorrerá insuficiência renal e com três a quatro horas, poderá ocorrer coma e morte. Raramente, pode haver concomitância de febre alta (cólera "tifóide") e a perda de líquidos pode não ser evidente (cólera "seca"), uma vez que a desidratação pode se dar por retenção de líquidos no intestino. O óbito pode acontecer em até 50% das formas graves não tratadas, número que cai para menos de 2% com hidratação adequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (91.6 Kb)   docx (260.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com