TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estratégia de Saúde da Família

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.977 Palavras (12 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO MINISTRO REIS VELOSO – CMRV

CURSO DE MEDICINA

ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE I

Victor Trindade da Cruz

Mat. 20179136387

PORTFÓLIO

Territorialização e Trabalho em equipe (visita às áreas de atuação da

Estratégia de Saúde da Família em Parnaíba – PI)

Parnaíba – PI

2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO MINISTRO REIS VELOSO – CMRV

CURSO DE MEDICINA

ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE I

Victor Trindade da Cruz

Mat. 20179136387

PORTFÓLIO

Territorialização e Trabalho em equipe (visita às áreas de atuação da

Estratégia de Saúde da Família em Parnaíba – PI)

Trabalho solicitado pelos professores do módulo de Atenção Primária I a Saúde do Curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí

 

Sumário

1.        Introdução        1

2.        A UBS        2

3.        Território        4

4.        O contato        5

4.1.        Um sorriso e algumas uvas        6

4.2.        O novo médico        7

4.3.        Desinformação        8

4.4.        A poetisa        9

4.5.        A anamnese        11

5.        Considerações finais        12

6.        Referências        13



  1. Introdução

No início do período 2017.2 foi apresentado a disciplina de Atenção Primária a Saúde, na qual eu esperava compreender a sistematização do Sistema Único de Saúde e seus benefícios.

Fiquei ansioso, e acreditei no trabalho dos profissionais presentes para melhor garantir minha aprendizagem e formação profissional. Dessa forma, podendo utilizar meus conhecimentos da melhor forma possível no futuro profissional.

Para tanto, além das salas de aula, tivemos contato com a Unidade Básica de Saúde, Módulo 06 São José. Acompanhados da professora Carine Nery, nós, os alunos Andreia Ferreira dos Santos, Matheus Orany Abreu Sousa Lopes, Rafael Santos Correia, Ravenna Araújo Santos, Victor Trindade da Cruz e Yuri Pereira de Oliveira, usufruímos dessa nova experiência de vida.

  1. A UBS

A UBS é localizada no Bairro São José na cidade de Parnaíba, na Rua Padre Castelo Branco. Sendo composta por 8 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que divide a região em 8 micro áreas com 3990 pessoas, um médico, uma enfermeira, duas técnicas de enfermagem e assistência do NASF (nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, educador físico e assistente social).

Atualmente, a UBS reside em um prédio alugado, o qual não apresenta espaço para consultório odontológico, a mesma sofre problemas com a falta de medicação para a população, desencorajando a comunidade comparecer ao local. Atualmente está em construção um novo prédio da UBS, mais centralizado no bairro.

O módulo apresenta um cronograma bem definido, de segunda a sexta para melhor atender a população local a partir das estratégias de saúde da família, garantindo a atenção básica dessa comunidade. Além do Cronograma é presente atividades recreativas no pátio da igreja católica – como danças e artesanatos – do bairro, com o intuito de aproximar os agentes de saúde da população local.                              

    [pic 1]

Figura 1: Cronograma da UBS São José

[pic 2]

Figura 2: Micro áreas do bairro São José

[pic 3]

Figura 3: Igreja do bairro São José

  1. Território

No Bairro São José encontramos um território bem heterogêneo, com a ajuda de 3 ACS (Aldaíza, Íris e Verônica) dividimos nosso grupo em 3, e cada um de nós conhecemos 2 micro áreas.

Na territorialização, nos chamou muito atenção os Determinantes Sociais de Saúde (DSS) e inequidades presentes no bairro. A população que reside mais próximo ao atual local da UBS apresentam casas mais estruturadas, água encanada e esgotos estruturados e ruas mais iluminadas. Enquanto a população mais distante, é mais próxima a região de um rio, com áreas desabitadas, precária iluminação a noite, acúmulos de lixos e poluição no fluvial, propiciando doenças.

O bairro apresenta praças e pátios públicos para lazer da comunidade, entretanto é notado a falta de escola para os jovens.

Por ser um bairro antigo na cidade, a população é de maioria idosa. Entre as enfermidades presentes, destaca-se diabetes e hipertensão.

[pic 4]

Figura 4: Praça do bairro

  1. O contato

No dia 06/09/2017 fomos pela primeira vez à UBS, tendo nosso primeiro contato com os ACS e suas micro áreas, onde fomos divididos em duplas para acompanhar algum ACS no reconhecimento de território. Nesse dia em questão, eu e Rafael acompanhamos Aldaíza, uma senhora que nasceu e cresceu no bairro e trabalha como ACS à 17 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (895.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com