TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU CURSO DE BIOMEDICINA

Por:   •  11/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU CURSO DE BIOMEDICINA

Prática de Pipetagem

Nome do estudante: Ana Luisa de Araújo Rocha Matrícula: 01488025

4° - Noite

Petrolina – PE 2022

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

As micropipetas são equipamentos indispensáveis em qualquer tipo de laboratório, desde laboratórios de universidades para pesquisa, até análises clínicas para diagnóstico. Sua principal funcionalidade é realizar a medição de líquidos com precisão.

Esse equipamento tem a capacidade de medir volumes muito pequenos chegando até a 0,1µL, ou seja, um décimo de milésimo de mililitro, ou um décimo milionésimo de um litro.

Micropipetas podem aspirar o líquido de um recipiente e transferi-lo para outro, realizando a operação de medição. Dependendo das micropipetas, os técnicos podem controlar com precisão uma quantidade de aspiração e descarga de líquido, atendendo assim ao requisito de resultados precisos.

Nessa aula, foi realizada a prática de diluição fator 2, ou diluição seriada,Uma diluição seriada é basicamente uma série de diluições simples que amplifica o fator de diluição. A fonte da amostra para diluição de cada etapa vem da diluição anterior. Todas as diluições na série têm o mesmo fator de diluição, em que a amostra da diluição anterior é usada para fazer a diluição subsequente. Por exemplo, se eu tiver uma diluição 1/2, meu fator de diluição é 2. Todas as diluições seguintes serão multiplicados por 2. 1/2 * 2 = 1/4 * 2 = 1/8 * 2 = 1/16 … O objetivo desse tipo de diluição é ir diminuindo progressivamente a quantidade de soluto (amostra) em relação ao diluente.

MATERIAIS E MÉTODOS

Materias:

Micropipeta de 100 e 1000 microlitros Placa de 96 poços

Tubos de ensaio Soro fisiológico

Solução de corante alimentício Metódo:

Com o auxílio da micropipeta foram dissolvidos 1000 microlitros da solução em 4000 microlitros de soro fisiológico no tubo de ensaio. Após fazer uma nova solução, utilizamos a pipeta para fazer uma diluição fator 2 na placa de 96 poços, colocando 100 microlitros na primeira fileira de poços, como estávamos em dupla cada uma ficou responsável por 48 poços.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Como resultado obtivemos 8 fileiras, cada uma com metade da concentração da fileira anterior, visualmente foi possível ver um degradê do azul (corante utilizado) na placa. Os tons na placa ficaram bem uniformes, o que mostra que a solução foi bem distribuída pela placa.

CONCLUSÃO

Durante a prática, houveram mais de 96 pipetagens, onde começamos com a preparação da solução que seria utilizada na diluição fator 2, e fizemos todo o experimento na placa, colocando metade da solução do poço no próximo, até finalizar todos os poços da placa e obter o resultado esperado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://kasvi.com.br/micropipeta-funcionamento-estrutura-sistema-medicao/ https://www.biomedicinapadrao.com.br/2016/04/como-fazer-diluicoes-seriadas.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com