TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gastrulação, neurulação, mesoderma, fechamento do embrião

Por:   •  20/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.826 Palavras (8 Páginas)  •  1.003 Visualizações

Página 1 de 8

Gastrulação

Após a 2 semana de desenvolvimento há o término da implantação do blastocisto, ocorre a formação do disco bilaminar(epiblasto e hipoblasto), a partir da massa interna do blastocisto e a formação de estruturas extraembrionárias: a cavidade amniótica, o âmnio, o saco vitelino e o saco coriônico. Processo pelo qual o disco embrionário bilaminar é convertido em disco embrionário trilaminar (inicio da morfogênese). A gastrulação é o processo que origina as camadas germinativas.

Características

* Ocorre durante toda 3º semana do desenvolvimento

* Processo no qual movimentos integrados de células e tecidos reorganizam o blastocisto(blástula) implantado e as três camadas germinativas são produzidas: ectoderma, mesoderme e endoderme.

* Especificação dos eixos: dorso-ventral, ântero-posterior e esquerdo-direito.

* O embrião na gastrulação é chamado de gástrula.

Disco embrionário bilaminar: epiblasto + hipoblasto

Epiblasto: recobre a cavidade amniótica e origina as três camadas germinativas(ectoderma, mesoderma e endoderma).

Hipoblasto: reveste internamente a cavidade do blastocisto formando a vesícula vitelínica (endoderma extraembrionário).

Na terceira semana:

- Se caracteriza pela formação da linha primitiva, formação da notocorda e a formação do disco trilaminar(disco embrionário).

Linha primitiva: proliferação e migração de células do epiblasto para o plano mediano do disco embrionário, sua extremidade anterior forma o nó primitivo.

Notocorda: uma das primeiras estruturas formadas a partir de células mesodérmicas, inicia seu processo através de um processo notocordal. Esse processo é originado pelas células que migram a partir do Nó primitivo. Com o alongamento do processo notocordal, a linha primitiva regride. Funções:

• Orientar a formação do eixo corporal

• Induzir a formação do sistema nervoso

Formação do disco trilaminar: Após a formação da linha primitiva, as células que a compõe(epiblastos) migram em direção ao hipoblasto. As primeiras células a migrar irão substituir as células do hipoblasto formando o endoderma embrionário. Após, células que continuarem a migrar pela linha primitiva, originam o mesoderma embrionário, que se localiza entre o endoderma(abaixo) e o ectoderma(cima) As demais células que permanecerem no epiblasto formam o ectoderma embrionário. As células que originam o mesoderma migram em diferentes direções, para formar os diferentes tipos de mesoderma.

- Endoderma: origina os revestimentos epiteliais das vias respiratórias e do trato gastrointestinal, além de outros órgãos como: pâncreas e fígado

- Mesoderma: dá origem as capas de músculo liso, cartilagem, tecidos conjuntivos, vasos ( sanguíneos e linfáticos), baço, rins, ovários, testículos e maior parte do sistema cardiovascular

- Ectoderma: origina as células da epiderme e do sistema nervoso

Padronização dos eixos embrionários: O eixo dorso-ventral é determinado cedo no desenvolvimento a partir da especificação do disco bilaminar: epiblasto (dorsal), hipoblasto (ventral).

Neurulação: formação do tubo neural

A neurulação é induzida pela formação da notocorda, ocorre no ectoderma, e resulta na formação do tubo neural e de pares de cristas neurais, dando início a formação do sistema nervoso central .

Processo: com o desenvolvimento da notocorda, o ectoderma embrionário acima dela se espessa, formando a placa neural. Por volta do 18º dia, a placa neural se invagina(modela) ao longo do seu eixo central, formando um sulco neural, com pregas neurais em ambos os lados. No final da 3ª semana, as pregas neurais já começaram a se aproximar e se fundir, convertendo a placa neural em tubo neural, primórdio do SNC.

*A placa neural desenvolve-se a partir do ectoderma embrionário e quem induz este processe é a notocorda. O sistema nervoso então é derivado de ectoderma da placa neural.

- A primeira indicação que uma região do ectoderma está destinada a se tornar tecido neural é uma mudança no formato celular.

- As células ectodérmicas da região mediana se tornam alongadas, enquanto as células destinadas a formar a epiderme se tornam mais achatadas.

- Movimentos celulares permitem o dobramento da placa neural e fechamento do tubo neural

Defeitos no fechamento do tubo neural:

- Falhas no fechamento do tubo neural podem gerar: anencefalia e espinha bífida. O fechamento precoce incompleto resulta em espinha bífida, e o fechamento tardio, em anencefalia. Causas mais comuns: drogas teratogênicas, distúrbios metabólicos, deficiências nutricionais e causas genéticas.

*O ácido fólico ( vitamina b9) é extremamente importante na prevenção dos defeitos do tubo neural, uma vez que ele induz a formação de proteínas estruturais e hemoglobinas. Outros efeitos: proliferação celular, formação de anticorpos pela mãe, síntese proteica e etc. Alimentos ricos: fígado, espinafre e etc.

Derivados do tubo neural: cérebro, tronco encefálico e cerebelo

Origem da Crista Neural: são consideradas a “quarta camada germinativa” devido a sua contribuição para a formação dos diferentes tecidos do corpo. Estão presentes entre o ectoderma e o tubo neural. Se origina das bordas da placa neural. Formam diversos tipos celulares e teciduais e possui capacidade migratória. São divididas em duas partes que originam os gânglios espinhais e cranianos.

“A contribuição das células da Crista Neural, pode ser direta, fornecendo células, ou indireta fornecendo um ambiente necessário e indutivo no qual outras células se desenvolvem.”

Mesoderma: formação dos somitos

Durante a formação da notocorda e do tubo neural, o mesoderma intra-embrionário se divide em: mesoderma paraxial, intermediário e lateral . Próximo ao fim da 3° semana de gestação, o mesoderma paraxial diferencia-se e forma os somitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com