TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA MBA - GESTÃO DE PROJETOS - UNISINOS FECHAMENTO MÓDULO I

Exames: RESENHA MBA - GESTÃO DE PROJETOS - UNISINOS FECHAMENTO MÓDULO I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/1/2015  •  1.731 Palavras (7 Páginas)  •  2.009 Visualizações

Página 1 de 7

RESENHA

MBA – GESTÃO DE PROJETOS - UNISINOS

FECHAMENTO MÓDULO I

Aluno: Celso Antonio Schokal – São Leopoldo, 30 de julho de 2012.

Resenha que relaciona os temas do curso de MBA – GESTÃO DE PROJETOS, ministrado pela UNISINOS, e têm por base as apostilas de aula, as anotações de aula e os textos enviados pelos professores e suas disciplinas: Ivan Brasil – Gestão de Projetos, Flávio Nerva – Gestão de Processos, Angelita Feijó – Gestão de Pessoas, Luiz Carlos Gientorski – Gestão Financeira, Antônio Brasil – Negociação e Liderança, Emir Redaelli – Gestão Estratégica, todos com relação a Projetos.

Segundo Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®)— Quarta Edição, na sua Seção 3, as áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos são 9:

• Gerenciamento de integração do projeto.

• Gerenciamento do escopo do projeto.

• Gerenciamento de tempo do projeto.

• Gerenciamento de custos do projeto.

• Gerenciamento da qualidade do projeto.

• Gerenciamento de recursos humanos do projeto.

• Gerenciamento das comunicações do projeto.

• Gerenciamento de riscos do projeto.

• Gerenciamento de aquisições do projeto.

Destes 9 capítulos tivemos até o fechamento do Módulo I, parte do Gerenciamento de integração do projeto, com as disciplinas Gestão de Projetos e Gestão de Processos, Gerenciamento de recursos humanos do projeto com a disciplina Gestão de Pessoas, e parte do Gerenciamento de custos do projeto com a disciplina Gestão Financeira.

A disciplina Negociação e Liderança diz respeito as qualidades que um Gerente de Projetos deve ter para administrar restrições e conflitos que se apresentarem em cada uma das áreas de conhecimento citadas.

A disciplina Gestão Estratégica está relacionada com o fato de que cada projeto individualmente deve contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos da organização. O sucesso dos projetos e o alcance dos objetivos individuais permite o sucesso da estratégia e por consequente da organização.

Estas áreas de conhecimento estão divididas em Essenciais, que são Escopo, Tempo, Custos e Qualidade. Como Secundárias temos Recursos Humanos, Comunicações, Riscos, Aquisições e por último a Integração do projeto. Estas últimas envolvem questões de análise e controle que ocorrem simultaneamente.

Ainda segundo o Guia PMBOK® um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A sua natureza temporária indica um início e um término definidos.

Diferente dos processos da organização, em que se descreve o conjunto de atividades repetidas de maneira recorrente de forma que se enxergue como a empresa agrega valor ao seu produto – bem ou serviço, como um fluxo que se repete ao longo do tempo para cada produto.

A interligação entre projeto e processo é que a partir das necessidades de melhorias, de complementação, de inovação dos processos se criam projetos. E estes projetos depois de concluídos podem virar processos.

Partindo das necessidades advindas da definição da estratégia da organização se inicia uma lista de projetos necessários ao atingimento das metas previstas, seus objetivos estratégicos. É realizada então dentro da organização uma avaliação de quais são os projetos com impacto direto no cumprimento do objetivo estratégico.

É a partir da estratégia da empresa que chegamos a definição dos projetos. Esta é uma atitude de gestão estratégica.

Partindo então de uma visão onde pretendemos que a organização esteja no futuro, traçamos os projetos estratégicos, definimos as metas e, no presente, através de planos estratégicos, considerando o estilo e a estrutura existente na empresa, levamos a organização rumo a visão desejada. O planejamento estratégico tem que ter data definida a fim de que possamos monitorar ao longo dele se as metas estão sendo atingidas, e verificar se as ações necessitam de correções ou atualizações. Se executarmos tudo que havíamos nos comprometido a executar quando elaboramos a visão de futuro da empresa, no final do período determinado devemos chegar onde queríamos chegar e a visão de futuro aconteceu.

A figura a seguir ilustra estes procedimentos:

O detalhamento do procedimento para operacionalizar a execução dos planos estratégicos envolve uma metodologia que parte da estratégia, se define os macro objetivos estratégicos dentro de cada setor da empresa, gerando em cada setor os programas e em cada programa são gerados os projetos, conforme a figura a seguir:

Observar que o processo estratégico de qualquer organização depende de uma série de fatores que incluem as demandas ambientais, os processos mais ou menos racionais e mais ou menos formais de formulação, as crenças e valores dos dirigentes e do restante da organização, da forma de distribuição de poder, entre outros.

É ainda necessário conhecer os aspectos de sua cultura, história, perfil de seus dirigentes, estrutura organizacional, e observar esta organização, na arena competitiva, em sua busca cotidiana por mercados, negócios, resultados e sobrevivência.

Dentro do ciclo de vida de um projeto antes da contagem do tempo da fase inicial é possível executar uma fase anterior em que se estuda a viabilidade mercadológica e de custo do projeto, podendo nesta fase se abortar o projeto, ou executar ajustes que evitarão que seja abortado mais adiante, quando os custos serão maiores, e o impacto de tal medida acarretará desgaste da equipe de projeto e do seu gerente.

Existem também os processos que compõem os projetos. Estes processos dentro dos projetos é uma série de ações que geram resultados e são realizados por pessoas.

O gerente do projeto nem sempre participa destas etapas iniciais, as vezes sendo designado a partir das estratégias já definidas e das equipes montadas.

Cabe a ele ter conhecimento suficiente para administrar e fazer funcionar estas estruturas dentro dos parâmetros do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com