TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hipersensibilidade Imunológica

Por:   •  8/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

1. Complete o quadro abaixo:

REAÇÕES

Componentes envolvidos

Tipo de reação

Exemplo

Hipersensibilidade tipo I

A maioria dos casos acontece na 1ª. hora (segundos a minutos - reações anafiláticas surgem minutos.) e poucos casos após 12 horas

Resultam da síntese de IgE específica,

Mastócitos

Th2

Imediata / anafilática

  • urticária,
  • angioedema,
  • edema laríngeo, broncoespasmo,
  • hipotensão
  • colapso CV, náusea,
  • vômitos

Hipersensibilidade tipo II

Tempo de reação: minutos a horas

A interação de ac específicos com os Ag determina a ativação do complemento e lise celular, levando a destruição tecidual

Mediada por anticorpos das classes IgM ou IgG, complemento (hemácias e plaquetas) e fagócitos.

Citotóxica (dependente de AC)

  • anemia hemolítica,
  • trombocitopenia, granulocitopenia;
  • nefrite induzida por droga

Hipersensibilidade tipo III

Os sintomas surgem de 4 a 12 horas

Deposição de complexos imunológicos, o que resulta em ativação do complemento e inflamação.

Mediada por Imuno complexos

  • urticária,
  • edema laríngeo, broncoespasmo, Hipotensão e
  • colapso cardiovascular

Hipersensibilidade tipo IV

Reação tuberculínica (Mantoux) que atinge um pico em 48 horas após a injeção do antígeno (PPD ou antiga tuberculina).

Reação estimulada por ag específicos de células T

ocorre após o contato de um ag sensibilizante com a pele, cujos efeitos são visualizados como dermatite de contato

Celular

- Tardia

  • Reação granulomatosa,

  • dermatite de contato

[pic 1]

2. CASO 1:

Sra. Waymarsh tinha 31 anos de idade quando engravidou pela terceira vez. Ela tinha tipo sanguíneo A, Rh-negativo. Seu marido também tinha grupo sanguíneo A, porém Rh-positivo. Seu primeiro filho era um menino saudável. Durante sua segunda gestação, seu exame de Coombs indireto foi positivo (detecta anticorpos anti-Rh ligados a superfície das hemácias) em uma titulação de 1:16. O feto foi atentamente acompanhado e após 36 semanas de gestação ela deu à luz a uma saudável menina.

Perguntas:

I. Qual é a condição clínica relacionada senhora Waymarsh durante a gestação? Como ela é portadora de sangue Rh negativo com marido de sangue RH positivo, no Pré-natal foi solicitado o exame de Coombs indireto para detectar anticorpos séricos IgG antieritrócitos. Este exame detecta se a gestante possui anticorpos contra o tipo positivo (caso o bebê tenha Rh positivo), podendo gerar doenças autoimunes, risco de eritroblastose, até mesmo aborto, e doença hemolítica já no recém-nascido.[pic 2]

Quando um soro que contenha anticorpos incompletos for incubado, em um ótimo de temperatura, com hemácias que contenham o antígeno correspondente, os anticorpos fixam-se à superfície destas hemácias e bloqueiam o antígeno. As hemácias assim bloqueadas (sensibilizadas) serão reveladas pelo soro de Coombs (soro antiglobulina humana). Através do teste de Coombs Indireto, pesquisa-se a presença de anticorpos incompletos ou imunes presentes no soro, onde são feitas várias diluições em salinam caso positivo (1/2, 1/4, 1/8, 1/16. 1/32...). Se o Coombs for reagente, então ela deverá realizar um tratamento para tal condição. Devemos lembrar que o problema pode acontecer se o primeiro filho for de fator RH positivo em mães com RH negativo. Neste caso a gestante deverá aplicar uma injeção de imunoglobulina anti-D após o parto. Atualmente, algumas outras opções são oferecidas, como o uso de medicamentos para câncer, por exemplo. Como a menina nasceu saudável, a gestante pode ter feito com sucesso o tratamento, ou a menina apresenta Sangue com fato RH Negativo, igual a mãe, não gerando o efeito imunológico.

II. Por qual mecanismo as células vermelhas do recém-nascido são destruídas?

3. CASO 2:

John era saudável até 22 meses de idade, quando apresentou inchaço dos lábios enquanto comia biscoitos com manteiga e amendoim. Os sintomas desapareceram em uma hora. Um mês depois, ao comer o mesmo biscoito começou a vomitar, ficou rouco, teve dificuldade de respirar apresentava chiado e seu rosto estava inchado. Ele foi imediatamente levado à emergência onde perdeu a consciência.

Sua pressão arterial era 40/0 mmHg (normal: 80/60 mmHg). Seu pulso estava em 185 batimentos/min (normal: 80-90 mmHg) e taxa respiratória era de 76/min (normal: 20/min).

Perguntas:

I. Qual o provável diagnóstico de John?

John pode ter sofrido um choque Anafilático por reação de Hipersensibilidade Tipo I – Comprometimento sistêmico por reação aguda grave, com acometimento simultâneo de vários órgão e sistemas, provocada pela atividade de mediadores, liberados após ativação de mastócitos e basófilos.

II. Qual terapia medicamentosa seria a mais indicaria para John?[pic 3]

III. Após a situação clínica de John ser controlada qual recomendação (alimentação) você daria a mãe de John?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (427.2 Kb)   docx (978.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com