TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia

Artigos Científicos: A Importancia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/12/2014  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

Quando a Companhia de Jesus chegou ao Brasil para converter os índios a fé católica, trouxe na bagagem métodos pedagógicos, sendo a alfabetização como forma de ensino, e assim começou a história da educação no Brasil. A mesma foi criada pelo padre Inácio de Loyola, cavaleiro da Espanha, no século XVI.

Nos primeiros anos a Companhia de Jesus fundou escolas e colégios de instrução escolar, durante todos esses anos, toda ação pedagógica foi marcada pela ausência de discussão, o pensamento crítico nunca foi trabalhado e passava longe dos ensinamentos escolares. O ensinamento passou a ser alheio a coroa portuguesa, que colocou as escolas a serviço do estado e não mais da religiosidade. Arquivo publico

Após serem expulsos do Brasil em 1759 restaram 17 colégios e 19 escolas, com a ausência dos jesuítas, a educação brasileira volta ao zero, somente com a chegada da família real em 1807, houve investimentos no ensino técnico e a criação de escolas de ensino superior, no entanto a educação popular e dos estudos primários e médios foram esquecidas, somente com a declaração da independência do Brasil, houve a possibilidade de tornar a educação primária como gratuidade para todos, sendo reconhecida com código do artigo constitucional de 1828.

Após uma década o ato institucional, transfere aos estados a missão de se responsabilizar pelos ensinos primários e secundários, entre 1889 há 1929 a educação brasileira teve com influência as ideologias de Auguste Comte, que pregava o ensino leigo, livre e gratuito. Nesse período os índices de analfabetismos foram alarmantes.

Em 1930, com o governo de Getulio Vargas tem-se e a valorização do ensino profissionalizante e em 1947 o governo lança a campanha de alfabetização. E com a Constituição promulgada em 1937, o ensino técnico passou a ser contemplado como um elemento estratégico para o desenvolvimento da economia e como um fator para proporcionar melhores condições de vida para a classe trabalhadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com