TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Infecção E Prevalência Em Unidades De Hemodiálise

Por:   •  5/11/2023  •  Artigo  •  5.623 Palavras (23 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 23

Hepatite C: Infecção e prevalência em unidades de hemodiálise

Hepatitis C: Infection and prevalence in hemodialysis units

                

                                                                       Monique Grazielle de Souza Alves1                                                                Vanessa Amaral de Oliveira Cristo2

  1. Acadêmica do curso de graduação em Medicina da Universidade Iguaçu. Email: moniquegalves03@gmail.com
  2. Acadêmica do curso de graduação em Medicina da Universidade Iguaçu. Email: dravanessacristo@outlook.com

Resumo

Introdução: A hepatite C nada mais é do que uma inflamação no fígado causada por um vírus do gênero Hepacivirus conhecido como HCV transmitido principalmente pelas transfusões de sangue contaminado e horizontalmente. Em pacientes que necessitam do tratamento com hemodiálise, como é o caso das doenças renais crônicas, o risco de contrair a HCV se torna ainda maior. Objetivo: Avaliar a prevalência de infecção pelo vírus da hepatite C em unidades de hemodiálise. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada através da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas seguintes bases de dados: LILACS, BDENF, MEDLINE e Google Acadêmico. Com recorte temporal de 2018 à 2022. Resultados:  Sabe-se que apesar de ser um assunto amplamente debatido, ainda não há na literatura estudos aprofundados sobre a suscetibilidade do vírus HCV com o homem.  Porém algumas atitudes como sexo com múltiplos parceiros, tatuagens, e até mesmo transplantes ou hemodiálise o deixam mais vulneráveis e expostos. Conclusão: Conclui-se que uma solução eficaz para melhor atender a população que necessita da hemodiálise diariamente é a qualificação e o treinamento de toda a equipe de saúde, pois com isso os erros e os riscos serão baixos dando assim maior qualidade de vida para os pacientes.

Descritores: Hepatite C; Diálise; Medicina; Prevenção de Doenças; Terapêutica.

Abstract

Introduction: Hepatitis C is nothing more than an inflammation of the liver caused by a virus of the Hepacivirus genus known as HCV, transmitted mainly by contaminated blood transfusions. In patients who need hemodialysis treatment, as is the case with chronic kidney disease, the risk of contracting HCV becomes even greater. Objective: To assess the prevalence of hepatitis C virus infection in hemodialysis units. Methodology: This is an integrative literature review, carried out through the Virtual Health Library (VHL), in the following databases: LILACS, BDENF, MEDLINE and Google Scholar. With a time frame from 2018 to 2022. Results: It is known that despite being a widely debated subject, there are still no in-depth studies in the literature on the susceptibility of the HCV virus to humans. However, some attitudes such as sex with multiple partners, tattoos, and even transplants or hemodialysis leave you more vulnerable and exposed. Conclusion: It is concluded that an effective solution to better serve the population that needs hemodialysis daily is the qualification and training of the entire health team, because with that the errors and the risks will be low, thus giving a better quality of life for the patients. patients.

Keywords: Hepatitis C; Dialysis; Medicine; Prevention of diseases; Therapy.

  1. Introdução

Descoberto em 1989 por cientistas da Chiron Corporation e do Center for Disease Control, nos Estados Unidos, o vírus da hepatite C vem se tornando uma grande preocupação para os cientistas de todo mundo, se tornando um grande problema de saúde pública por desenvolver a doença hepática tanto aguda como crônica (BAIA et al., 2019; VICENTIM; BERETTA, 2019; LOPES et al., 2022).

A hepatite C nada mais é do que uma inflamação no fígado causada por um vírus do gênero Hepacivirus conhecido como HCV transmitido principalmente pelas transfusões de sangue contaminado (MOURA et al., 2021).

Estima-se que 80% dos indivíduos infectados pelo HCV desenvolvam em 20% a doença crônica com evolução para cirrose, e 4% em casos de carcinoma hepatocelular. Contribuindo para mais de 10 mil mortes por ano nos Estados Unidos (OLIVEIRA et al., 2020).

No Brasil, entre os anos de 2000 a 2018, mais de 650 mil casos de hepatites virais foram notificados. Nesse mesmo período, mais de 74,8 mil pessoas morreram das doenças, e entre as mortes confirmadas, 76% correspondiam somente aos casos de HCV (AMBONI; SILVA; BRESOLIN, 2022; PAULA et al., 2022).

Corrobora-se que os pacientes portadores de doença renal crônica terminal e em hemodiálise constituem um dos grupos de risco para infecção pelo HCV, onde 0,9% de todos os casos confirmados, a fonte provável de infecção foi a hemodiálise (HD) (SOUSA; PEREIRA; MOTTA, 2018; ALVES et al., 2022).

Diversos estudos mostram que apesar das diversas medidas adotadas nas unidades de HD, a infecção pelo HCV continua prevalente. A prevalência em diferentes regiões geográficas pode variar muito, desde 4% na Inglaterra, 3% na Holanda, até 70% em Cuba, tendo as taxas mais elevadas em países em desenvolvimento (GOMES et al., 2020; LOPES et al., 2022).

Em pacientes com DRC em HD, diversos fatores de risco para infecção têm sido identificados à medida que o paciente permanece mais tempo em HD. Dentre os principais, figura a transfusão de sangue, o tempo de HD, a modalidade de diálise e a prevalência da infecção na unidade (SCHREIDER; MORAES; FERNANDES, 2022).

Demonstrado ainda que existe uma grande contaminação por doença nosocomial, como reuso de dialisadores, a contaminação interna das máquinas de HD e contaminação das mãos de membros do staff e de objetos compartilhados entre os pacientes (ARRUDA; FLORES, 2022).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.1 Kb)   pdf (203 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com