TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução Sistema Neurosensorial

Por:   •  23/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.009 Palavras (9 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 9

Etapa 2 - Atividade 1

Atividade de Pesquisa – Sensorial

  1. Que tipos de informação podem ser percebidas pelos nossos sistemas sensoriais?

Nossos sistemas sensoriais são responsáveis por receber informações do ambiente ao nosso redor e transmiti-las para nosso cérebro, para que sejam processadas e nós respondermos/reagirmos conforme tal informação. Tipos de informações que nossos sistemas sensoriais podem receber incluem:
- Audição: informações sonoras que nos permitem ouvir sons e identificar a fonte sonora.

- Olfato: sentir odores e distinguir diferentes substâncias.

- Paladar: informações gustativas permitem nos identificar sabores e distinguir diferentes alimentos.

- Tato - informações sobre pressão, temperatura e textura que nos permitem sentir a superfície dos objetos e perceber estímulos físicos.

- Visão - informações sobre a luz e cores que nos permitem ver o mundo ao nosso redor.

Além desses sentidos básicos, também temos sistemas sensoriais para perceber a dor, a posição e o movimento do corpo (propriocepção) e a sensação de equilíbrio (vestibular). Todos esses sistemas sensoriais trabalham juntos para nos ajudar a compreender e interagir com o mundo ao nosso redor

  1. O que são e qual a função dos receptores sensoriais?

Os receptores sensoriais são células que detectam e convertem estímulos físicos, químicos ou térmicos em sinais elétricos que podem ser processados pelo sistema nervoso central. Eles são encontrados em todo o corpo, desde a superfície da pele até os órgãos internos, e desempenham um papel fundamental na percepção sensorial. A função principal dos receptores sensoriais é detectar mudanças no ambiente e enviar informações para o sistema nervoso central. Por exemplo, os receptores táteis na pele detectam a pressão, a temperatura e a textura dos objetos, enquanto os receptores visuais nos olhos detectam a luz e a cor. Quando um estímulo é detectado, o receptor sensorial converte essa informação em um sinal elétrico que é transmitido ao longo dos nervos sensoriais até o sistema nervoso central, onde é interpretado e processado. Os diferentes tipos de receptores sensoriais são especializados em detectar diferentes tipos de estímulos. Por exemplo, os receptores olfatórios são especializados em detectar diferentes odores, enquanto os receptores auditivos são especializados em detectar diferentes frequências sonoras.

  1. O que significa transdução de sinal e qual a sua importância?

A transdução de sinal é o processo pelo qual um estímulo físico, químico ou térmico é convertido em um sinal elétrico que pode ser transmitido pelo sistema nervoso. Em outras palavras, é a conversão de um sinal ambiental em um sinal nervoso. A importância da transdução de sinal é que ela permite que os sistemas sensoriais percebam e interpretem as informações do ambiente e transmitam essas informações ao cérebro para que possam ser processadas. Sem a transdução de sinal, os estímulos ambientais não seriam percebidos e não seríamos capazes de responder apropriadamente a eles.

  1. Qual o significado de campo receptivo?

O campo receptivo é uma área específica do espaço em que um neurônio ou um grupo de neurônios é capaz de responder a um estímulo sensorial. Em outras palavras, é a região do ambiente que pode ativar um determinado receptor sensorial ou grupo de receptores, e que resultará na ativação de um determinado conjunto de neurônios. Por exemplo, no caso da visão, cada neurônio na retina tem um campo receptivo específico que determina qual área do campo visual ativa esse neurônio. Para um neurônio da retina que responde a estímulos visuais em uma determinada região do campo visual, essa região é considerada o seu campo receptivo. O tamanho e a forma do campo receptivo podem variar dependendo do tipo de neurônio ou receptor sensorial envolvido e das características do estímulo sensorial. Alguns campos receptivos são pequenos e altamente seletivos, enquanto outros são grandes e mais generalizados. O conceito de campo receptivo é importante porque ajuda a explicar como as informações sensoriais são organizadas e processadas pelo sistema nervoso.

  1. O que significa adaptação de receptor e quais os tipos?

A adaptação de receptor é a capacidade dos receptores sensoriais de se ajustarem à constante presença de um estímulo, diminuindo sua sensibilidade ao longo do tempo. Isso ocorre porque os receptores se adaptam à presença contínua de um estímulo, reduzindo a quantidade de sinais elétricos que enviam para o cérebro. Existem dois tipos principais de adaptação de receptor:

- Adaptação lenta (ou tônica): ocorre quando o receptor continua a responder ao estímulo, mas sua taxa de disparo diminui ao longo do tempo. Esse tipo de adaptação é comum em receptores que respondem a estímulos de longa duração, como a pressão exercida sobre a pele quando se está deitado sobre um objeto.

- Adaptação rápida (ou fásica): ocorre quando o receptor para de responder completamente ao estímulo após um período de tempo curto. Esse tipo de adaptação é comum em receptores que respondem a estímulos transitórios, como a sensação de toque quando se coloca a mão em uma superfície áspera.

A adaptação de receptor é importante porque permite que o sistema nervoso se concentre em detectar mudanças no ambiente, em vez de responder continuamente a estímulos constantes. Por exemplo, se um receptor na pele não se adaptasse à pressão constante de uma roupa apertada, o cérebro seria inundado com sinais elétricos desnecessários, tornando a percepção sensorial muito confusa e sobrecarregada. Portanto, a adaptação de receptor é uma forma de otimizar a percepção sensorial e permitir uma resposta mais eficiente a estímulos relevantes e mudanças no ambiente.

  1. Qual a importância das múltiplas sinapses nos sistemas sensoriais?

As múltiplas sinapses nos sistemas sensoriais são importantes porque permitem uma amplificação e integração mais eficiente dos sinais sensoriais à medida que são transmitidos ao longo das vias neurais. Quando um estímulo é detectado por um receptor sensorial, esse estímulo é convertido em um sinal elétrico que é transmitido para o primeiro neurônio da via neural correspondente. Esse neurônio então transmite o sinal para o próximo neurônio da via neural através de uma sinapse, que é uma conexão entre os neurônios onde os sinais elétricos são transmitidos através de substâncias químicas chamadas neurotransmissores. Ao longo da via neural, o sinal sensorial é transmitido através de múltiplas sinapses, permitindo que o sinal seja amplificado e integrado com outros sinais sensoriais relevantes. Essa integração sensorial permite que o cérebro construa uma representação mais precisa e detalhada do ambiente e dos estímulos sensoriais que estão sendo detectados. Assim, as múltiplas sinapses nos sistemas sensoriais são importantes para a percepção sensorial, pois permitem que os sinais sensoriais sejam amplificados e integrados, permitindo uma resposta mais eficiente e precisa aos estímulos ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com