TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORIENTAÇÕES SOBRE METODOLOGIA E AVALIAÇÃO

Por:   •  23/11/2020  •  Artigo  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

UNIFTC / CURSO DE MEDICINA / 2º SEMESTRE

Disciplina: PSICOLOGIA MÉDICA

Docente: Profa. Dra. Maria Rosália Correia        

ORIENTAÇÕES SOBRE METODOLOGIA E AVALIAÇÃO

O importante a considerar é que eu trabalho com aulas dialogadas, SEMPRE, e que a participação dos alunos é fundamental para a discussão dos temas.

Temos 3 tipos de atividade na sala de aula:

  1. Exposições dialogadas

São as aulas que são conduzidas por mim e que previamente encaminho para os alunos um material de leitura ou algum vídeo que possa mobilizar vocês para a discussão e a participação na exposição. O conteúdo será preferencialmente sobre a Relação Médico-Paciente e os conteúdos específicos da Psicologia Médica.

  1. Rodas de Conversa 

Referem-se aos casos que estão sendo estudados naquela semana na Tutoria. Teremos 6 Rodas de Conversa ao longo deste semestre e a proposta é discutir a dimensão psicológica do adoecimento. Cada aluno deverá ter duas (2) participações como Apresentador e duas (2) como Comentador. E, acontece, assim:

  • Cada aluno escolhe previamente quais os temas que vai apresentar e quais os que vai comentar, colocando o seu nome na tabela que estou encaminhando em anexo. Em cada grupo (13:30, 15:10 e 16:50) vocês deverão escolher um representante que vai centralizar a organização desta tabela. Cada tema deve ter entre 6 (mínimo) ou até 7 (máximo) participantes inscritos. PRECISO RECEBER ISSO NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA.
  • Na semana anterior a Roda, de acordo com o calendário, encaminho email para a turma com a indicação dos textos para leitura e a relação dos alunos que estão agendados para apresentar e comentar.
  • Na sala de aula, para fazer a Roda, eu faço uma introdução ao tema e os alunos vão discutir as idéias principais que os textos trazem sobre o tema. A função do apresentador é ler os textos e destacar os aspectos que considera importantes e que devem ser socializados (ditos, lidos, apresentados para) com os colegas. Então a nossa conversa vai girar em torno desses aspectos que os alunos responsáveis pela apresentação destacaram, concordando, discordando, acrescentando ... sempre baseados nos textos lidos. E, a função do comentarista é ler os textos, destacar os aspectos que considera importantes e, no final da discussão dos apresentadores, há um tempo destinado aos comentaristas para falar sobre o que considerou mais importante na discussão ou acrescentar algo dos textos que não foi dito pelos apresentadores. Durante a discussão a minha função é conduzir a discussão e no final, fazer um fechamento do tema.
  • O gerenciamento do tempo é muito importante para que todos tenham a oportunidade de participar e interferir quando achar necessário. Então, nossa aula tem 120 minutos e vamos dividi-la assim:
  • 10’ para a minha introdução;
  • 60’ para a discussão dos aspectos importantes pelos apresentadores;
  • 30’ para os comentaristas;
  • 10’ para o meu fechamento do tema.

Na verdade, deu 110 minutos, e os 10 restantes fica para administrar atrasos, etc.

  1. Discussão de filmes

Nesta modalidade de trabalho, encaminharei um filme para vocês assistirem com as orientações e sugestão de textos para embasamento da compreensão do filme. E, a tarefa é a seguinte:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com