TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Obesidade

Por:   •  15/6/2016  •  Artigo  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 6

ESCOLA SUPERIOR DE CI[pic 1]ÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE MEDICINA

OBESIDADE INFANTIL: ANÁLISE EM ALUNOS DA REDE PUBLICA DO ENSINO FUNDAMENTAL

JOÃO LEONARDO LIMA ARAÚJO - Discente de Medicina

PROFESSOR DOUTOR JEFFERSON JUREMA- Orientador da pesquisa

Resumo: O corpo necessita de vários nutrientes para se manter vivo e funcionar corretamente. Para que isso ocorra precisamos de certas quantidades de carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e sais minerais. Quando a quantidade ingerida desses nutrientes é maior do que a quantidade de energia que é usada pelo corpo, a consequência é o aumento de peso. Esse aumento de peso pode causar em futuras doenças para o indivíduo.

Palavras chave: aumento de peso, futuras doenças.

Abstract: The body requires various nutrients to keep itself alive and work correctly. In order for this to happen we require a certain amount of carbohydrates, proteins, lipidium, vitamins and minerals. When the ingested amount of these nutrients is higher than the amount of energy that is used by the body, the consequence of it weight gain. This weight gain may cause future diseases for the individual

Keywords: weight gain, future diseases.

Introdução

O peso corporal é função do equilíbrio energético e de nutrientes por um determinado período de tempo. Se a quantidade de energia adquirida por meio da alimentação for maior que a quantidade de energia gasta nas outras atividades do dia, a consequência é o aumento de peso. Este aumento na prevalência dos casos de sobrepeso e obesidade na infância ocorrem a medida que há diminuição do gasto energético em atividades do dia a dia, de práticas esportivas e nas atividades de lazer. Os hábitos nutricionais também tem importantíssima função na questão de sobrepeso e obesidade.

O IMC ou índice de massa corpórea, calculado por uma razão entre o peso da pessoa por sua altura ao quadrado (kg/altura²) é o método de classificação utilizado para verificação do peso corporal. Sendo determinado como sobrepeso uma faixa de IMC que varia de 25 a 29,9kg/altura² e que a obesidade é atingida quando o IMC é de 30kg/altura² ou mais. Mas, além dessa classificação para a verificarmos fatores quantitativos, é importante buscarmos compreender de maneira mais abrangente quais os fatores crianças a ultrapassar esses índices. É importante destacarmos que o excesso de peso afeta não apenas as características físicas das pessoas, mas que também está associada a diversos problemas de saúde como diabetes e problemas na coluna.

O sedentarismo se faz cada vez mais presente nas vidas das crianças proporcionando dessa maneira um grande aumento nas taxas de problemas relacionados ao peso dessa faixa etária. Com o lazer cada vez mais relacionado ao desenvolvimento tecnológico que incentiva crianças a ficarem mais em casa e se moverem menos, associando-se a alimentação de má qualidade da sociedade atual que cada vez mais se baseia em alimentos industrializados, não é de se surpreender que os índices de obesidade e sobrepeso infantil venham crescendo tanto nos últimos anos.

É importante também observarmos os maiores causadores desse desequilíbrio de obtenção e gasto de energia no cotidiano de crianças para que possa-se tentar eliminar ou ao menos reduzir esses fatores, para que dessa maneira evitemos que essas pessoas tenham problemas de saúde a longo prazo.

Metodologia

A pesquisa foi realizada através de uma pesquisa de campo, orientada para o levantamento de dados. Foram utilizados 7 dias  para a coleta de dados na Escola Estadual Escritora Nísia Floresta Brasileira Augusta por meio de um questionário composto de 18 questões, todas fechadas.

Os materiais utilizados para a realização dessa pesquisa foram : Papel impresso com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e Questionário, ambos impressos em uma folha de papel A4 , caneta, uma balança e fita métrica.

A pesquisa foi realizada na área da Medicina, com o intuito de analisar o estilo de vida de uma parcela dos estudantes do ensino fundamental.

A coleta de dados foi feita entre os dias 4/05/2016 e 11/05/2016 .

Foram entrevistados 30 alunos da Escola Estadual Escritora Nísia Floresta Brasileira Augusta,.

 O equilíbrio entre alimentação e gasto de energia é abordado em Hudak e Gallo (1997, p. 814):

“O corpo enfrenta dois diferentes desafios nutricionais diariamente: o armazenamento de nutrientes e liberação de nutrientes do depósito. Nas circunstâncias habituais da vida diária, a absorção de glicose leva aproximadamente um período de 3 horas após cada refeição. Entretanto, a maioria dos tecidos utiliza de forma constante, particularmente para energia, durante 24 horas. Se a liberação [de nutrientes] exceder o consumo mesmo em pequena quantidade, os nutrientes são perdidos, basicamente na urina. Se a liberação torna-se totalmente descontrolada, os mecanismos de consumo e de excreção são submersos; os nutrientes acumulam-se no líquido extracelular, distorcendo o ambiente físico-químico que manha cada célula, acarretando disfunção fisiológica, sintomas e, finalmente, morte.”

A alimentação é um dos fatores que mais influenciam no cotidiano, pois é a partir dela que se retiram os nutrientes para se viver e a qualidade dessa vida depende fortemente da alimentação. Sendo assim a nutrição tem uma forte ligação com a qualidade de vida e a saúde.

Para uma boa alimentação, é necessário ingerir apenas as quantidades certas dos nutrientes requeridos pelo corpo: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, sais minerais, fibras vegetais e, é claro, água. As principais recomendações para evitar a hiperglicemia são:

  • Alimentar-se de 3 em três horas durante o dia, dessa maneira tem-se a sensação de saciedade e portanto o indivíduo come menos;
  • Ter variedade nos alimentos consumidos, ingerir frutas, legumes, carnes e cereais ajudam em uma regulação saudável do organismo;
  • Evite ingerir refrigerantes e sucos industrializados com muita frequência. Troque essas bebidas por água sempre que possível;
  • Evitar o consumo de fast foods e comidas pré-prontas sempre optando por comidas caseiras e alimentos frescos;
  • Praticar esportes regularmente.

Para uma dieta saudável, o acompanhamento de um nutricionista é fundamental. Pois o mesmo irá avaliar as necessidades individuais do paciente, visto que características físicas, como idade, peso e altura, e utilização de insulina influenciam no plano nutricional.

Os carboidratos são a principal fonte de energia para o organismo. Porém devem ser consumidos também com moderação, esses carboidratos são muito encontrados no arroz.

As fibras são carboidratos, contudo não são absorvidas e digeridas pelo organismo. Sua principais contribuições são o auxílio funcional do intestino. Para uma melhor efetividade da ação das fibras, é necessária a hidratação adequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (172.4 Kb)   docx (346.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com