TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PETIÇÃO INCIDENTAL

Por:   •  7/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 6

À EXCELENTÍSSIMA SENHORA DOUTORA JUIZA DE DIREITO DA 11ª VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE FORTALEZA – ESTADO DO CEARÁ.

CONTRARRAZÕES À APELAÇÃO

        

Processo n.º 0433301-76.2010.8.06.0001

Apelante: Larissa Quezado de Sousa, Matheus Quesado de Sousa e Lilliane Maria Quezado

Apelado: Estelo Firmino De Sousa

ESTELO FIRMINO DE SOUSA, já devidamente qualificado nos autos do processo em epígrafe, vem, com o sempre merecido respeito e acatamento de estilo, a presença de V. Exa., por intermédio de seus judiciais patronos in fine assinados, apresentar

CONTRARRAZÕES

com base nos artigos 508 e 518 do Código de Processo Civil, à apelação interposta por LARISSA QUEZADO DE SOUSA, MATHEUS QUESADO DE SOUSA E LILLIANE MARIA QUEZADO, esperando vê-las recebidas e acolhidas, por seus próprios fundamentos.

Termos em que

Pede e espera deferimento.

Fortaleza, 28 de janeiro de 2015

Arthur Leite Lomônaco

OAB/CE nº 28.835

Bruno de Sousa Coelho

OAB/CE nº 30.725

APELADO: ESTELO FIRMINO DE SOUSA

APELANTES: LARISSA QUEZADO DE SOUSA, MATHEUS QUESADO DE SOUSA E LILLIANE MARIA QUEZADO

Processo n.º 0433301-76.2010.8.06.0001

Egrégio Tribunal de Justiça do Ceará,

Colenda Câmara Cível,

Eminentes Julgadores.

Os Apelantes, irresignados com o balizado decisum proferido pelo MM. Juízo de 1º Grau, o qual jugou PROCEDENTE a presente Ação Revisional de Alimentos, determinando a redução das verbas alimentícias de 50% (cinquenta por cento) para 30% (trinta por cento) dos seus vencimentos e vantagens, interpôs Recurso de Apelação, recebido EXCLUSIVAMENTE NO EFEITO DEVOLUTIVO, cujos argumentos não merecem prosperar, tal como será robustamente demonstrado nas linhas que se seguem:

I – DAS INFUNDADAS E DESCABIDAS ALEGAÇÕES DA APELANTE.

  1. Alega, inicialmente, que os filhos sempre tiveram bom padrão de vida, sendo lamentável o seu genitor esquivar-se da obrigação de sustento.

  1. Que em virtude de frequentarem curso de inglês e demais lazeres dos apelados, financiaram automóvel, certo de que tais gastos somam-se ao da faculdade particular de Matheus, esta no valor de R$ 1.097,25 (mil e noventa e sete reais e vinte e cinco centavos) por mês.
  1. Assegura que a prestação alimentícia leva em consideração todos os aspectos inerentes à vida e bem-estar dos beneficiados.
  1. Em continuidade, afirma que o fato do Apelado alegar que possui dificuldades financeiras não faz sentido, tendo em vista que relatada prestação já é paga a muito tempo aos Apelantes.
  1. QUE O APELANTE, DESDE O INÍCIO DA PRESTAÇÃO ALIMENTÍCIA, JÁ ACOSTUMOU-SE E CONSEGUE VIVER COM A QUANTIA QUE LHE RESTA.
  1. Afirma que, o Apelado possui outra renda, tendo em vista que trabalha como taxista após cumprir sua jornada de 6 horas no TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO.
  1. Por fim, repetitivamente, conclui sua apelação informando que os apelados devem manter o mesmo padrão de vida levado à época que seu genitor residia junto a eles.

II – DOS FATOS – DA INEXISTÊNCIA DE FUNDAMENTOS QUE LEVEM A REFORMA DA SENTENÇA – MERO INCONFORMISMO DOS APELANTES.

Como observado exaustivamente em Apelação apresentada, os requerentes utilizam dos Recursos Processuais para levarem a conhecimento dos Doutos Julgadores, mera irresignação quanto a redução dos alimentos prestados, deixando de proporcionar qualquer fundamentação válida ou conclusiva que permita a reversão do decisum proferido pelo juízo a quo. 

Diferentemente do que alega os Apelantes, o Recorrido não deseja esquivar-se do pagamento das prestações alimentícias devidas, pelo contrário, o seu desejo é continuar a cumprir com seu dever de genitor, desde que esta seja realizada de forma digna e em consonância com suas possibilidades.

Art. 1.694. Podem os parentes, os cônjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatível com a sua condição social, inclusive para atender às necessidades de sua educação.

§ 1o Os alimentos devem ser fixados na proporção das necessidades do reclamante E DOS RECURSOS DA PESSOA OBRIGADA.

Logo, tal argumento não deverá prosperar, certo de que a prestação de alimentos deverá ser realizada em consonância com as disponibilidades do Alimentante, observando, sempre, o binômio necessidade-possibilidade.

Nesse sentido também é o artigo 1.695 do Código Civil Brasileiro, vejamos:

Art. 1.695. São devidos os alimentos quando quem os pretende não tem bens suficientes, nem pode prover, pelo seu trabalho, à própria mantença, e aquele, de quem se reclamam, pode fornecê-los, SEM DESFALQUE DO NECESSÁRIO AO SEU SUSTENTO.

Durante toda a instrução processual, foi comprovado pelo Apelado sua nova condição, tendo em vista o pagamento de duas novas pensões alimentícias, o que vinha ocasionando uma redução salarial, somados ao dos Apelantes, de 81% dos seus vencimentos, prova juntada as fls. 51.

Torna-se claro observar, diante disso, que houveram novos fatos que levaram a drástica redução dos recursos do Recorrido, prejudicando, inclusive, seu próprio sustento, consoante demonstrado.

Ademais, importante ressaltar que, em audiência de instrução ocorrida em 26/05/2014, restou inequívoco as dificuldades enfrentadas pelo Apelado, tendo as testemunhas, inclusive, ressaltado os constantes pedidos de dinheiro emprestado para pagar dívidas oriundas de sua mantença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (483.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com