TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PLACENTA

Resenha: A PLACENTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  Resenha  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 4

A PLACENTA

A placenta é um orgão fundamental no desenvolvimento do embrião, ela nasce junto com ele, depois que o ovo fecundado se implanta na parede uterina. Mas, só se desenvolve completamente na 16ª semana. Ela fixa-se na parede do útero como uma esponja e tem duas faces:

- Face materna (corion): Agarrada à parede uterina.

- Face fetal (amnio): Voltada para o feto, ligada a ele pelo cordão umbilical.

Na placenta há uma espécie de concentração de vasos sanguíneos que pertencem à mãe e ao feto, porém eles nunca se misturam.

A placenta promove trocas fisiológicas entre a mãe e o feto. Sua principal função é fornecer nutrição (glicose, proteínas, gorduras, vitaminas, sais minerais) e oxigênio ao feto, atuando como pulmão, rim, intestino, hipófise e parcialmente como fígado e adrenal.

Outra função muito importante da placenta é proteger o feto, pois dela saem membranas que formam o saco amniótico ou bolsa das águas, que contem líquido amniótico e envolvem o feto, e produzir hormônios para manter a gravidez como a progesterona e a gonadotrofina coriônica ( HCG ) que se apresenta no sangue e na urina indicando a gravidez.

Na placenta há uma espécie de concentração de vasos sanguíneos que pertencem à mãe e ao feto, porém eles nunca se misturam.

A placenta pode estar mal localizada (Placenta Prévia), ou soltar-se antes do tempo (Descolamento Prematuro de Placenta).

DESCOLAMENTO PREMATURO DE PLACENTA - DPP

É o desprendimento precoce de parte ou de toda a placenta que se encontra em posição normal na cavidade uterina. A separação ocorre na área da decídua basal após 20 semanas de gestação e antes do parto.

ETIOLOGIA

Aproximadamente 1/3 dos bebês nascidos de mulheres com DPP morrem. Mais de 50% dessas mortes resultam do nascimento prematuro ou hipóxia.

A causa do DPP é desconhecida. Porém, as mulheres com hipertensão arterial, doenças cardíacas, diabetes, toxemia gravídica ou doença reumatóide, que sofrem traumas e que fazem uso de cocaína tem uma maior probabilidade de ter um DPP.

MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS

A separação pode ser parcial ou total. O sangramento pode ser externo (pela vagina) ou ficar retido (hemorragia retroplacentária) ou ocorrer as duas situações simultaneamente.

Os sintomas dependem do grau de descolamento da placenta e da quantidade de perda sanguínea. Em geral temos:

- Sangramento vaginal (70% a 80%), algia abdominal contínua e à palpação.

- Sensibilidade uterina e contração.

Obs.: A gestante pode não apresentar esses sintomas e estar com DPP silencioso.

O sangramento pode resultar em hipovolemia materna ( choque, oligúria, anúria ).

O sangramento miometrial extensivo danifica a musculatura uterina. O sangue acumula-se entre a placenta deslocada e a parede uterina, provocando o útero de couvelaire. O útero apresenta-se avermelhado, arroxeado, equimosado e sem contratilidade.

DIAGNÓSTICO

Geralmente é confirmado através da ultra-sonografia. Se houver história de traumatismo pode ser necessário laparotomia.

CLASSIFICAÇÃO

O DPP é dividido em 3 graus. Essa divisão é feita segundo a gravidade.

* Grau I ou leve: Apresenta sangramento vaginal, com sensibilidade uterina e leve tetania. Mas não há sofrimento fetal. Aproximadamente 10% a 20% da área superficial está descolada.

* Grau II ou moderado: Apresenta sangramento vaginal, sensibilidade uterina e tetania. Há sofrimento fetal e a gestante entra em choque. Aproximadamente 20% a %0% da área de superfície da placenta esta descolada.

* Grau III ou grave: A tetania uterina é intensa. A gestante está em choque e o feto está morto. Acima de 50% da área de superfície da placenta está descolada.

TRATAMENTO

Repouso ao leito, exceto quando o sangramento é potencialmente letal, quando o feto apresenta sofrimento ou quando a gestação está próxima do termo;

Monitorização da freqüência cardíaca fetal;

Transfusão sanguínea e reposição do volume de líquido;

Antibióticos ( pela susceptibilidade a infecções causada pela perda sanguínea );

Uso de corticosteróide para acelerar a maturidade pulmonar fetal;

Reposição de sangue e do volume de líquido;

Parto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com