TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abruptio placentae

Tese: Abruptio placentae. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  Tese  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 2

1 - CONCEITOS

A placenta normalmente se descola alguns minutos apos o desprendimento do feto (secundamento). O descolamento da placenta antes da expulsao fetal, configura o quadro de descolamento prematuro da placenta (DPP) - FIGURA 1. Entretanto, tanto do ponto de vista conceitual quanto clinico, duas condicoes devem estar presentes:

- A gravidez deve ter mais de 20 semanas. O descolamento da placenta na primeira metade da gravidez esta relacionado entre os casos de abortamento. Tipicamente, o DPP ocorre no terceiro trimestre da gestaao.

- A placenta deve estar inserida no corpo uterino (normoinserida). Quando a placenta se insere nas porcoes baixas do utero (placenta previa ou insergao viciosa da placenta), o seu descolamento tambem ocasiona quadro hemorragico porem de etiologia, quadro clfnico e tratamento distintos. A placenta previa e o principal diagnostico diferencial do DPP.

2 - SlNONIMIA

O termo latino "abruptio placentae", e usado apenas excepcionalmente em lingua portuguesa mas e a ex- pressao mais empregada no idioma ingles. A expressao "acidente" aparece em muitos textos sobre DPP e ilustra o aspecto subito e inesperado do quadro. As expressoes "gestose hemorragica" e "eclampsia hemorragipara" decorrem da estreita associaao do DPP com a hipertensao arterial e pre-eclampsia (ver etiologia). O termo "apoplexia litero-placentaria", e geralmente empregado em relacao a quadro anatomopatologico denominado "utero de Couvelaire" (ver fisiopatologia).

3 - EPIDEMIOLOGIA

O DPP ocorre em cerca de 0,5 a 1,5% das gravidezes que ultrapassam a 20a semana, representando mais de 30% de todas as hemorragias do terceiro trimestre.

Em cerca de 50% dos casos a DPP ocorre antes de iniciado o trabalho de parto. Em 40%, durante o periodo de dilatacao e em 10%, no periodo expulsivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com