TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Placenta

Projeto de pesquisa: Placenta. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.820 Palavras (8 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 8

Todas estão corretas:

I – Pela troca de oxigênio, nutrientes e resíduos eliminados, a placenta realiza as funções respiratória, absortiva e excretória que serão desempenhadas pelos pulmões, sistema digestivo e rins do feto após o nascimento.

III – A placenta desenvolve-se como um entrelaçado de vasos sangüíneos fetais e maternais fixados à parede uterina. Ela produz uma gama de hormônios que mantêm a gestação e prepara os seios maternos para a lactação.

I e III estão corretas , Pois :

A placenta é um órgão especial formado durante a gravidez que faz parte do organismo da mãe e do bebê, não permite que os organismos se misturem, apenas cria uma ligação entre eles, existem diversos vasos sanguíneos minúsculos por onde passa o sangue do bebê , nesse momento são feitas as trocas gasosas onde o bebê libera gás carbônico e a mãe envia oxigênio. Através desse processo são enviados para o sangue do bebê os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento, mas a placenta só permite que passe o que é necessário, pois existe a “barreira placentária” que é uma forma de proteção para o bebê, evitando que substâncias desnecessárias entrem no organismo do bebê. Mesmo havendo essa ligação pela placenta e o cordão umbilical, não há a mistura do sangue da mãe com o do feto, isso é evitado pelas paredes dos vasos sanguíneos por onde passa o sangue do bebê, por esse motivo, o tipo sanguíneo do feto nem sempre é igual ao da mãe. Impedindo assim a passagem de substâncias nocivas da mãe para o bebê, como as drogas e outros químicos. Tendo em conta que o bebê não produz anticorpos, ou seja, imunoglobulinas, ele necessita adquirir esses anticorpos na circulação entre a placenta e a sua própria circulação sanguínea. Já depois do parto, o bebê perde essas imunoglobulinas, deixando assim de estar imune a certas doenças. A placenta fabrica vários hormônios que são positivas para o bem-estar do bebê e modificam o seu corpo durante a gestação, progesterona, o estriol, o lactogénio placentário humano (ou HPL) e assim então produção do leite para após o parto amamenta-lo, e a gonadotrofina coriônica humana (ou HCG).A progesterona ajuda a manter o revestimento do útero. Já o estriol é um tipo de estrogênio. O lactogénio placentário humano é essencial para o crescimento do feto. E, por fim, a gonadotrofina coriônica humana é vital para preservar a gestação durante as primeiras semanas.

Por ter renda mais alta, as gestantes número 3 e 5 não tem fatores de risco pois tem melhor acesso ao sistema de saúde.

Gestantes com renda familiar mais elevada são associadas á tratamento constante de pré-natal habitual. Devido a maior facilidade de acesso a saúde por convênios ou consultas particulares, onde os achados podem refletir situações de vulnerabilidade de mulheres de baixa renda, como condições de saúde desfavoráveis e menor acesso e utilização de serviços de saúde. É necessário obter um maior conhecimento do perfil do risco reprodutivo no Brasil e sua distribuição segundo características socio¬demográficas, visando ao aperfeiçoamento das práticas assistenciais.

Portanto, o ganho de peso gestacional total para mulheres que começam sua gestação com peso normal (IMC de 19,8 a 26) deve ser de 11,5 a 16 kg. Porém, esse ganho de peso é diferente em cada etapa da gestação. Para as gestantes com IMC normal o ganho de peso semanal deve ser de 65 g/semana nas primeiras 10 semanas; 335 g/semana entre as 10 – 20 semanas; 450 g/semana entre as 20 – 30 semanas; 335 g/semana entre as 30 – 40 semanas.

A curva de ganho de peso dessa gestante tem um traçado levemente ascendente, dentro da normalidade. O traçado deve acompanhar paralelamente as curvas que delimitam o ganho de peso adequado.

A afirmativa II explica a afirmativa I.

Leia as seguintes afirmações:

I – O período de alimentação complementar caracteriza-se pela maior prevalência de doença diarréica.

II – O lactente deixa de receber um alimento nutricional e microbiológicamente adequado para receber alimentos muitas vezes insuficientes, contaminados, contendo alérgenos ou preparados de maneira inadequada.

Assinale a alternativa correta e justifique:

O período de alimentação complementar caracteriza-se pela maior prevalência de doenças diarreicas, pois nesse período o bebê deixa de receber uma alimentação nutricional e microbiologicamente adequada ( leite materno) para receber um tipo de alimentação que pode ser insuficiente, contaminada e alergizante( papas).

O risco de diarreia em crianças de 4 a 6 meses é de 2 a 13 vezes maior do que estivessem sendo amamentadas exclusivamente no peito. A contaminação microbiana de alimentos é a principal causa de diarreia na infância. A utilização de mamadeiras aumenta o risco de infecção, pois é um importante foco de contaminação microbiana. Medidas importantes devem ser feitas como A utilização de água para o consumo das crianças deve ser filtrada. As frutas, verduras e legumes escolhidas para refeições dos bebês devem ser higienizadas corretamente ( 1 litro de água para medida de solução clorada própria para alimentos por 10 minutos).As papas devem ser preparadas o mais próximo de servir, caso sobre ,não devem ser guardadas. O congelamento de papas não é adequado, pois alguns nutrientes são perdidos.

Acompanhar o desenvolvimento da criança nos dois primeiros anos de vida é de fundamental importância, pois é nesta etapa da vida extra-uterina que o tecido nervoso mais cresce e amadurece, estando portanto mais sujeito aos agravos. Devido a sua grande plasticidade, é também nesta época que a criança melhor responde às terapias e aos estímulos que recebe do meio ambiente. Portanto, é fundamental que neste período o profissional de saúde, juntamente com a família e a comunidade na qual está inserido, faça a vigilância do desenvolvimento de suas crianças, julgando-se verdadeiro que:

I – Desenvolvimento é o processo de mudanças mediante o qual a criança alcança maior complexidade em seus movimentos, pensamentos, emoções e relações com os outros.

II – As características biológicas da criança pressupõem-se como determinantes exclusivos do desenvolvimento infantil.

III – É possível mensurar o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com