TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Cuidar

Dissertações: Processo Cuidar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  2.416 Palavras (10 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 10

Antiinflamatórios não esteroidais (AINEs) e Farmacologia dos corticóides

AINTIINFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDAIS

Para entendermos os mecanismos de ação dos antiinflamatórios não esteroidais (AINES) vamos rever o processo de inflamação que ocorre em nosso organismo.

Inflamação:

A dor é um sintoma comum em muitos quadros clínicos e razão freqüente de procura de auxílio médico. Esta, muitas vezes é subtratada, por inúmeras razões, sendo essa subestimação de médicos e enfermeiros, uma das queixas dos pacientes.

Um dos fatores que podem contribuir para melhora nessa terapêutica é o conhecimento farmacológico das principais medicações envolvidas no processo de dor.

A dor é modulada por estímulos conduzidos através de mediadores (como prostaglandina, bradicinina), e neurotransmissores (substância P, GABA, colecistocinina, somatostatina, serotonina, encefalinas).

A inflamação é definida como resposta do organismo a estímulos etiopatogênicos de natureza diversa. Em algumas doenças a resposta inflamatória pode ser exagerada e sustentada sem qualquer benefício aparente.

As manifestações clínicas da dor são dor, hiperalgesia, eritema e edema. Pode ser classificada como aguda e crônica.

A aguda é seguida de:

• Edema.

• Aumento da permeabilidade na microvasacularização, por contração celular do endotélio venular.

• Migração de polimorfonucleares (quimiotaxia).

• Acúmulo de macrófagos no sítio da lesão nas 24 horas seguintes, influenciado pela capacidade de adesão de moléculas existentes em endotélio vascular, leucócitos e plaquetas.

A fase crônica proliferativa da resposta inflamatória, instalada 36 a48 horas após o estímulo, caracterizada por migração leucocitária com predomínio de monócitos, linfócitos, plasmócitos e fibroblastos, e sinais de regeneração e reconstrução de matriz conjuntiva.

As prostaglandinas estão envolvidas nesse processo, estas se formam a partir de ácido araquidônico, liberado de fosfolipídeos de membrana das células lesadas, por ação catalítica de fosfolipase A2, fosfolipase C e lípase diglicerídica.

As ciclooxigenases (constituídas COX-1 e induzida COX-2) e hidroperoxidase catalisam as etapas seguintes da síntese de prostanóides (prostaglandinas, prostaciclinas e tromboxane) e as Lipooxigenas de leucotrienos.

www.scielo.br acesso em 18 julho 2010

No início da década de 1990, a descoberta dos dois subtipos de COX criou expectativas quanto à criação de novos fármacos que mantivessem as propriedades dos AINEs existentes e permitissem diminuir a incidência de efeitos colaterais. Com o aparecimento de fármacos que inibem especificamente a COX-2, designados por coxibs (o primeiro fármaco deste grupo foi o celecoxib), foi possível constatar uma quase completa redução dos efeitos laterais a nível gastro-intestinal.

Os antiinflamatórios pertencem a três grandes grupos: não-esteroidais, esteroidais e de longa ação, cada um deles com indicações bem definidas.

O uso de antiinflamatório se faz necessário em situações em que as manifestações inflamatórias suplantam o benefício da regeneração tecidual determinado pela reação inflamatória. Nas infecções a reação inflamatória representa um mecanismo de defesa imunitária, assim o uso de antiinflamatórios não se faz necessário, a não ser que indicados para alívio da dor e hipertermia.

Os AINEs possuem propriedades analgésica, antitérmica, antiinflamatória e antitrombótica.

Farmacocinética dos Aines:

Todos os AINES (exceto Paracetamol) são ácidos fracos facilmente absorvidos no estômago e intestino. A velocidade de absorção está aumentada com o uso de comprimidos de rápida dissolução ou efervescentes; ligam-se extensivamente às proteínas plasmáticas (95 – 99%) e são metabolizados pelo fígado e excretados pelos rins.

Mecanismo de ação dos Aines:

Inibição da síntese de prostaglandinas (PG).

Inibe a COX-1 ou COX-2 ou ambas, impedindo a formação de PG.

Também antagonizam os receptores das PG.

Inibem prostaciclinas I2 (PI2) e citocinas como IL-1 e IL-6 (interleucinas)

Inibem a liberação de histamina dos mastócitos.

Inibem a migração de leucócitos PMN (polimorfonucleares) e monócitos, reduzindo a quimiotaxia.

Redução da permeabilidade capilar, diminuindo o edema e vermelhidão.

Inibem a liberação da PGE1 na área pré-óptica do hipotálamo anterior, inibindo o mecanismo da FEBRE.

Alguns exemplos de AINES

1. Salicilatos: Ácido acetil salicílico:

1.1. Farmacocinética:

A forma não-ionizada é absorvida passivamente por difusão pelo TGI;

Mais de 50% ligam-se às albuminas plasmáticas;

São metabolizados pelas enzimas hepáticas;

Excretados pelos rins através da filtração glomerular, secreção tubular e reabsorção tubular;

São sensíveis ao pH da urina.

1.2. Indicações:

- Efeito uricosúria:

Nas doses acima de 5g/dia facilita a excreção de ácido úrico das articulações.

- Efeito cardioaspirina:

Na dose de 100mg/dia apresenta efeito antitrombótico usado assim para prevenir doenças tromboembólicas. Isso se dá por inibição de Tromboxane A2 plaquetário.

1.3. Efeitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com