TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LiderançaA Liderança no processo de cuidar

Resenha: LiderançaA Liderança no processo de cuidar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  Resenha  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

A Liderança no processo de cuidar.

Estamos em um sistema de saúde em fase de constantes reformulações, desencadeando assim um enorme desafio para os profissionais da enfermagem no exercício de sua carreira. Devido ao seu trabalho voltado ao contato com o outro , seja no exercicio do cuidado ou na gestão da equipe, o enfermeiiro tem como caracteristica singular , a Liderança.

Segundo GALVÂO “ é através da liderança que o enfermeiro tenta conciliar os objetivos organizacionais com os objetivos do grupo ,buscando o aprimoramento da pratica profissional e principalmente o alcance de uma assitencia de enfermagem adequada”.

Anteriormente no Brasil pouco se conheçia sobre o impacto de processos sem liderança . Pouco ou quase nada se valorizava o conheçimento intelectual , não se respaudando de conheçimentos cientificos para a efetivação das praticas de liderança. Na decada de 70, começa se a embasar este conheçimento atraves de uma nova modalidade de organizção nos processos de enfermagem.

Partindo do presuposto que o enfermeiro é um profissional capacitado e apto para influencia e gerenciar ações de outros para alcançar metas; introduziu se a necessidade da liderança efetiva para os processos ligados a enfermagem . Neste conceito evolutivo tem o proposito do enfermeiro como central de comunicação para a assitencia.

De acordo com TREWATHA & NEWPORT (1979) “ a comunicação é um meio de obter a ação dos outros e é definido como o processo de transmitir e entender informações . É um modo de desenvolver entendimento entre pessoas através de um intercambio de fatos , opiniões , ideias atitudes e emoções”.

O Líder então é capaz de canalisar o conheçimento especifico e direcionar para os ideais da equipe. Aliderança do enfermeiro é baseada no conheçimento , sendo assim fundamental para a qualidade no atendimento ao paciente. Desta forma é possível trabalhar para que cada parte possa trabalhar suas habilidades e contextualiza las com a equipe. O enfermeiro utiliza da liderança como instrumento de trabalho para fazer pertinente as suas funções. A competitividade exige que o enfermeiro, faça seu papel de lider cada vez com mais clareza e mobilidade, exercendo assim funções muitas vezes caracterizdas adminstrativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com