TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A enfermagem e o processo de cuidar

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.174 Palavras (9 Páginas)  •  1.260 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Procedimentos Básicos em Enfermagem. 4

2.2 Medidas de Conforto e Higiene 5

2.2.1. Banho na Cama 5

2.2.2 Banho de Não Acamado 6

2.2.3 Higiene de Genitais Femininos 6

2.2.4 Higiene dos Genitais Masculinos 6

2.2.5 Higiene Oral 6

2.3 Limpeza da Unidade 7

2.4 Sinais Vitais 7

2.5 Medicação. 9

2.6 Curativos 9

2.7 Nutrição parenteral 10

3 CONCLUSÃO 11

4 REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Muito se discute hoje em dia sobre a importância do cuidado da enfermagem com os pacientes, sua necessidade e eficiência no processo de recuperação e reabilitação do paciente, a exigência de um atendimento diferenciado, pois a população está cada vez mais preocupada com sua saúde e bem-estar.

Este curso visa elevar a capacidade do profissional, desenvolver eficazmente ações de recuperação e reabilitação do paciente, colocando o técnico de enfermagem como peça essencial neste processo, pois ele participa de todas as fases do tratamento, com cuidados básicos, prevenção a outras doenças e reabilitação dos pacientes.

O paciente depende do técnico de enfermagem para higienização, auxílio na alimentação, administração de medicamentos, atendimento em UTI, período pré e pós-operatório, prestando um atendimento contínuo e humanizado.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Procedimentos Básicos em Enfermagem.

Procedimentos básicos de enfermagem são as técnicas utilizadas pela equipe de enfermagem na prestação de cuidados ao paciente, através de métodos que podem ser adaptados à situação do paciente e à realidade do hospital, visando conduzir as ações dos profissionais de enfermagem.

Para realizá-los, deve-se seguir um roteiro na condução dos profissionais, evitando-se falhas, esquecimentos ou outros danos ao paciente e buscando reduzir custos e tempo, simplificar ações, executar as técnicas conforme o método, planejar o trabalho, evitando movimentos desnecessários, utilizar materiais em quantidade adequada, mantendo a ordem no local correto.

Os profissionais de enfermagem devem ler a prescrição médica e de enfermagem, providenciar e checar o material necessário, comunicar ao paciente todo procedimento que será realizado, ter postura ética durante a assistência, preparar o ambiente com iluminação e ventilação adequada, mantendo a privacidade e o conforto do paciente.

Sempre que concluir um procedimento, o profissional de enfermagem deverá realizar as devidas anotações, registrando o horário, procedimento e observações importantes, comunicando ao enfermeiro e ao médico responsável qualquer intercorrência.

Ao realizar qualquer procedimento, o profissional deverá evitar a contaminação, seguindo as recomendações da CCIH, recolher o material contaminado e armazená-lo em local próprio, evitar exposição desnecessária ao paciente, mantendo-o aquecido.

É importante observar a necessidade de restrição do paciente ao leito ou à elevação de grades para maiores de 60 anos e crianças, e pacientes com distúrbios neurológicos. O paciente deve receber todas as informações sobre a rotina da instituição,

O profissional de enfermagem deverá ser atencioso, educado e prestativo com o paciente, utilizar tom de voz adequado para o local, evitar barulhos desnecessários, mantendo o ambiente tranquilo e agradável. Estar atento às solicitações do paciente, orientando sempre que necessário. Planejar o trabalho, evitando movimentos desnecessários, planejando as atividades desde o início do plantão e observando os materiais necessários para seu trabalho, utilizando-os em quantidade suficiente.

2.2 Medidas de Conforto e Higiene.

As medidas de conforto e higiene englobam higiene corporal, lavagem externa ou íntima e higiene oral.

2.2.1. Banho na Cama

O paciente será despido e a lavagem se iniciará pelo rosto, que à exceção do resto do corpo, será lavado apenas com água, orelhas e pescoço, seguindo pelo tórax e axilas, região submamária e espaços interdigitais, depois o abdômen, extremidades inferiores, regiões umbilical, inguinal e espaços interdigitais. O próximo passo é lavar os genitais e o períneo, do púbis à região anal, movimentando de cima para baixo, utilizando arrastadeira e jarro com água para realizar uma lavagem de rasto em doentes sondados. Coloca-se o doente em decúbito lateral para lavar a porção posterior do pescoço, a espádua, glúteos e músculos da porção posterior.

Na lavagem da cabeça do paciente, deve-se retirar a almofada e colocar o doente em decúbito supino com a cabeça em ligeira hiperextensão, junto ao bordo da cabeceira da cama, despir o doente da cintura para cima e cobri-lo com uma toalha. Tapar os canais auditivos usando bolas de algodão, molhar pausadamente os cabelos, aplicar shampoo ou sabão e esfregar os cabelos e o couro cabeludo com a ponta dos dedos. Para secar, os cabelos serão envolvidos numa toalha e secos com secador, se for necessário.

Após todos os procedimentos, deve-se aplicar creme hidratante e ligeira massagem nas zonas de apoio, vestir o paciente com roupa limpa e colocá-lo em posição confortável e segura, em cama com roupas limpas.

Limpeza e secagem adequadas diminuem o risco de dermatite, os procedimentos devem ser realizados com movimentos firmes e rápidos, mas suaves e delicados.

Em respeito ao paciente, durante o procedimento deve-se manter a porta e janela fechadas, utilizar cortina ou biombo e evitar descobrir o paciente.

2.2.2 Banho de Não Acamado

O profissional de enfermagem deverá fornecer ao paciente todo o material necessário e comprovar se as condições do meio estão adequadas em termos de higiene e segurança; recomendar ao paciente que ponha especial atenção nas axilas, pregas mamárias, zonas inguinais, umbilical

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com