TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A biossegurança é definida como um conjunto de ações voltadas para a prevenção

Por:   •  27/2/2017  •  Resenha  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 2

        A biossegurança é definida como um conjunto de ações voltadas para a prevenção e proteção do trabalhador, além de atuar de forma a minimizar os riscos referentes as prestações de serviços. Está centrada principalmente na prevenção de acidentes em ambientes ocupacionais. Hoje em dia, apesar dos profissionais da saúde estarem cientes que a biossegurança é fundamental para a preservação de sua integridade física e das outras pessoas, tem-se notado que por diversos fatores, mas principalmente a falta de tempo tem contribuído para que algumas regras de segurança passem despercebido.

        No caso apresentado, Vanessa mesmo tendo conhecimento de biossegurança, não cumpriu com as normas previstas ao realizar o procedimento na paciente sem a utilização de luvas, colocando tanto sua vida em risco (devido a exposição de doenças como a AIDS), quanto a da paciente que poderia passar a ter um quadro de infecção grave.

        Outro fator importante no caso que deve-se conhecer é como ocorre o procedimento de uma injeção endovenosa, como aquela apresentada na situação. A punção endovenosa é aquela, na qual se introduz uma agulha diretamente na veia para coletar sangue ou injetar soluções(medicamentos). Seus locais de aplicação geralmente abrange braços, mão, pernas e pé. O procedimento é baseado no garroteamento, manobras (abrir e fechar as mãos, por exemplo) e punção venosa de distal para proximal. Durante todo esse processo é obrigatório que se coloque luva e faça a antissepsia, fato o qual esteve ausente no caso apresentado.

        De acordo com o que foi demonstrado é possível notar que Vanessa foi imprudente ao realizar o procedimento sem a utilização de luvas, pois colocou sua vida e a da paciente em risco. Dessa forma é preciso que o profissional tenha consciência do procedimento que está realizando e analise os riscos e consequências que podem ocorrer caso a regras de biossegurança não sejam cumpridas de forma adequada, para que dessa forma possa assegurar a sua própria integridade física, bem como daqueles que necessitam de seu auxílio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (32.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com