TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção

Por:   •  17/11/2017  •  Resenha  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

A biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, redução ou eliminação de riscos característicos á algumas atividades, visando a saúde do ser humano e a qualidades dos resultados. No campo da estética, este conceito está relacionado as ações voltadas a prevenção de doenças neste ambiente de trabalho, garantindo a saúde de seus clientes e diminuindo riscos de contaminações por micro-organismos.

Atualmente, existem profissionais sem preparo e sem conhecimento básico de doenças que podem ser espalhadas por contato físico em ambientes fechados. E já que na profissão muitos procedimentos são manuais, exige uma proximidade e um contato maior entre o profissional e o cliente. E esse problema está se expandindo cada vez mais devido ao crescimento no número de clínicas e profissionais autônomos.

Por isto, um fator de extremamente importância pelo qual devemos dar maior atenção são os riscos biológicos que ocorrem por meio do contato direto com o indivíduo, ambiente, ou qualquer material contaminado. As principais são as bactérias que usam as mãos, roupas, equipamentos, utensílios e superfícies de contato como meio de transporte para sua multiplicação.

A contaminação no ser humano pode ocorrer de forma cutânea ou percutânea, com ou sem lesões. Isso ocorre por diversos fatores, como pelo reuso de materiais descartáveis como lâminas, inadequada desinfecção e esterilização de instrumentais e equipamentos, uso incorreto de soluções entre outras. Até mesmo os profissionais que atuam na área de estética devem fazer o uso de equipamentos de proteção individual durante os procedimentos pois os mesmos também podem entrar em contato com micro-organismos.

Entre os diversos micro-organismos causadores de doenças, estão: Hepatite A, B e C, Herpes Labial e Genital, Tuberculose, Micoses e a AIDS. Por isso é necessário adotar procedimentos de higienização como: possuir paredes e pisos lisos e impermeáveis, lixeira de pedal com saco plástico, lavatórios, Maca com superfície lisa ou lavável, forrada de lençol TNT ou papel branco, todos descartáveis devem ser trocados a cada cliente, mesa auxiliar com superfície lisa e lavável, touca e faixas descartáveis, utilizar instrumentos esterilizados ou descartáveis e cuidados com o ambiente também são necessários como limpar ar condicionado, bancadas, paredes, pias, pisos e lixeiras.

O simples fato de lavar as mãos de forma correta e tomar cuidado na hora de escolher os produtos de higienização também é um fator importante.

Portanto, é extremamente importante à conduta ética por parte dos profissionais com relação ao conhecimento e aplicação das medidas de biossegurança para evitar possíveis riscos por contaminação de agentes microbianos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com