TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANEMIA

Relatório de pesquisa: ANEMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  Relatório de pesquisa  •  8.013 Palavras (33 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 33

Introdução

A anemia é uma patologia sanguínea, podendo ser avaliada e determinada por exames clínicos.

Esta doença ocorre pela perda de sangue ou por mudanças nas formas das células sanguíneas, especificamente as hemácias. A anemia é definida como a perda da capacidade das células sanguíneas de carregar o oxigênio para os demais tecidos do nosso organismo.

As anemias podem ser causadas por hemorragia, podem ser hemolíticas (destruição exagerada das hemácias) e podem ser falhas genéticas, passando assim, de pai para filho.

Podemos detectar essa disfunção através de alguns exames, desde um simples hemograma, onde saberemos se o valor das hemácias e hemoglobinas estará normal ou abaixo da normalidade, o que indica então uma anemia, até exames mais específicos que irão indicar qual o tipo da anemia.

Assim delimitamos nosso trabalho as anemias. Sendo o nosso objeto de estudo às patologias sanguíneas e seus respectivos exames clínicos. Pudemos realizar nosso projeto consultando resultados de análises em laboratórios clínicos e em centros hematológicos.

Nesta monografia objetivamos: definir as anemias, apresentar a variedade que encontramos das anemias, expor suas conseqüências e especificamente identificar a anemia falciforme.

O problema ora exposto é como se definem as anemias.

Estamos defendendo que as anemias são definidas pela perda da capacidade das células sangüíneas de transportar o oxigênio para os órgãos e tecidos do nosso organismo.

O assunto escolhido chama atenção por ser um problema do cotidiano, uma doença que atinge todas classes sociais. No entanto, a anemia pode surgir devido aos péssimos hábitos alimentares. O nosso organismo depende de diversos elementos que ingerimos, os nutrientes. Dentre estes nutrientes, podemos observar os sais minerais, que são de extrema importância para a nossa saúde.

O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese das células vermelhas do sangue e no transporte de oxigênio para todas as células do corpo. A ingestão deficiente do ferro é mais comum do que se imagina, por isso que no Brasil, existem programas oferecidos pelo governo que combatem à carência de ferro na alimentação.

Os hábitos alimentares tem relação com a deficiência de ferro. As principais fontes de ferro pode ser fornecido ao organismo por alimentos de origem animal e vegetal, também podendo ser encontrados no mercado o leite, farinhas, cereais entre outros alimentos enriquecidos com ferro.

A carência de ferro é denominada anemia, uma deficiência nutricional grave que afeta grande parte da população mundial entre crianças, gestantes, adolescentes, adultos (inclusive os homens) e idosos.

A anemia traz efeitos adversos ou conseqüências como a diminuição da produtividade no trabalho, diminuição da capacidade no aprendizado, retardamento do crescimento, apatia, baixo peso ao nascer e mortalidade.

O hemograma é o exame fundamental para o diagnóstico da anemia. As melhores máquinas distinguem e contam os eritrócitos mais jovens (reticulócitos), permitindo assim uma avaliação da produção diária e da resposta regenerativa à anemia.

Com a observação ao microscópio por um patologista-clínico experiente, a grande maioria dos casos de anemia pode ser caracterizada quanto a seu mecanismo de produção, o que leva ao diagnóstico da doença.

A metodologia utilizada foi de abordagem dedutiva como procedimento histórico a partir da observação nos autores da área. Através da pesquisa bibliográfica realizada na Universidade Braz Cubas e na Universidade Mogi das Cruzes.

Capítulo I

Definição das Anemias

Nosso organismo é composto por vários sistemas e órgãos, dentre eles há o sistema hematopoético. Este sistema em questão é constituído por sangue, medula óssea, linfonodos e timo tendo como função a produção de novas células sanguíneas. Há alguns órgãos que são como acessórios, estes são os rins, o fígado e o baço.

No sangue encontramos elementos figurados (os eritrócitos ou hemácias, os leucócitos e as plaquetas) e plasma. Porém o foco principal neste trabalho são os eritrócitos, pois eles possuem importante função de transportar o oxigênio. A perda de eritrócitos no adulto sadio é equilibrada exatamente pela produção de novas células.

Sendo assim definimos a anemia como a perda da capacidade que o sistema hematopoético tem para produzir novas células, então se tem dificuldade em transportar o oxigênio para os demais órgãos e tecidos do nosso organismo em conseqüência da redução do número das hemácias no sangue.

Conforme DALE, 2004, pg.377: “A anemia é definida pela queda da concentração de hemoglobina no sangue”. Concordamos então que a capacidade do transporte de oxigênio depende do conteúdo de hemoglobina presente no sangue.

Além de ser considerada como baixa concentração de hemoglobina no sangue, esta patologia pode ser por muitas vezes ser causada por hemorragias, produção insuficiente de eritrócitos como citado acima, mas também pela produção de eritrócitos com pouca hemoglobina, por deficiência de ferro na alimentação ou também pela destruição acelerada dos eritrócitos. Ou seja, segundo GUYNTON, 1998, pg.367: “Após a ocorrência de hemorragia rápida, o organismo repõe a porção líquida do plasma entre 1 a 3 dias, produzindo, assim, baixa concentração de eritrócitos. Se não houver segunda hemorragia, a concentração de eritrócitos usualmente se normaliza dentro de 3 a 6 semanas” podemos concluir então que após uma única hemorragia, se efetuarmos um hemograma acusará uma anemia, já que os valores de hemoglobina encontrar-se-ão baixos, mas não será necessário realizar exames específicos, pois já saberemos que esta é uma anemia de fundo hemorrágico.

Quando há uma perda crônica de sangue o indivíduo freqüentemente não consegue reabsorver ferro suficiente do intestino para formar hemoglobina na mesma velocidade em que ela é perdida.

Desta forma , como conseqüência são produzidos eritrócitos muito menores que o normal, contendo quantidade menor de hemoglobina. E quando existe falta desta existe o aporte de oxigênio, causando então várias manifestações tais como palidez, cansaço, enjôo, mudança no ciclo menstrual entre outras.

Um outro tipo de anemia é a que é causada por deficiência de ferro sendo denominada de anemia ferropriva. O ferro é um mineral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.8 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com