TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANEMIA

Ensaios: ANEMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Definição

A anorexia é o transtorno alimentar que se manifesta nas pessoas em busca incessante pela perda de peso. Essas pessoas apresentam um medo intenso de engordar, mesmo estando extremamente magras. É uma doença com riscos severos, podendo levar à morte por desnutrição. Acomete principalmente mulheres e jovens, sendo comum no início na adolescência.

Causas

As causas determinantes incluem fatores biológicos, psicológicos e culturais. Alguns estudos consideram a valorização da magreza e o preconceito contra a gordura nas sociedades atuais elementos importantes no desencadeamento dessa patologia.

Sintomas

Pacientes com anorexia apresentam emagrecimento importante em curto espaço de tempo, preocupação exagerada com o peso corporal, distorção da imagem corporal, interesse exagerado por alimentos, depressão, ansiedade e/ou irritabilidade. São comuns a prática exagerada de exercícios físicos e o isolamento da família e de amigos. Em alguns casos ocorrem desnutrição, anemia, desidratação, amenorreia (parada do ciclo menstrual) e infertilidade.

Diagnóstico

O diagnóstico é essencialmente clínico. O paciente anoréxico se destaca pelo seu baixo peso associado a alterações comportamentais características.

Tratamento

Procurar o médico com regularidade e, principalmente aos primeiros sinais da doença é fundamental para que ele possa indicar o melhor tratamento para cada caso. Somente o médico deverá orientar o paciente em relação aos procedimentos adequados e ao uso de remédios.

O tratamento da anorexia é complexo, devendo ser conduzido por uma equipe multidisciplinar formada por psiquiatra, psicólogo, médico (clínico ou endocrinologista) e nutricionista. O uso de antidepressivos é necessário em alguns casos, além de suplementos vitamínicos.

Prevenção

Não há uma forma específica de prevenção de anorexia. A diminuição da pressão em relação à valorização do aspecto físico, da forma corporal e da beleza pode reduzir a incidência destes quadros. É indispensável que se forneçam informações a respeito dos riscos dos regimes rigorosos na obtenção do corpo ideal, pois eles têm papel decisivo no desencadeamento dos transtornos alimentares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com