TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTICORPOS

Projeto de pesquisa: ANTICORPOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.507 Palavras (11 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Anticorpo é uma GLOBULINA sintetizada por linfócitos B e principalmente por plasmócitos, após estimulo de um imunógeno, e que possui propriedade de interagir com este de maneira especifica.

Nos primórdios da Imunologia, o anticorpo só era conhecido por suas propriedades, como a de neutralizar a toxina correspondente ou a de provocar aglutinação de glóbulos vermelhos, a de promover lise de bactérias ou, ainda, a de provocar choque anafilático em pessoas ou animais sensibilizados.

Sabemos hoje que as moléculas de anticorpos são constituídas basicamente de duas subnidades proteicas chamadas cadeias leves (L) e duas subnidades designadas cadeias pesadas (H) do inglês heavy.

A OMS adotou a designação genérica de imunoglobulinas para todas as classes ou isótipos (tipos moleculares presentes em todos os indivíduos de uma mesma espécie) de globulinas com a estrutura básica da molécula de anticorpo, usando a sigla Ig seguida das maiúsculas A, G, M, D e E para as cinco classes até agora conhecidas.

As cinco classes (ou isótipos) diferem se entre si (sequência primaria de aminoácidos) das cadeias pesadas, sendo, as cadeias leves, iguais para todas as classes imunoglobulinas. Há, no entanto, dois tipos de cadeias leves com diferentes sequências de aminoácidos. As cadeias pesadas, específicas para cada classe, são também designadas por letras gregas que simbolizam a sua estrutura.

Desenvolvimento

Estrutura Básica da Molécula de Anticorpo

Em virtude de ser IgG a imunoglobulina que mais facilmente se pôde obter, principalmente em função de sua maior concentração no soro, foi a que primeiro teve estrutura estudada.

A molécula de anticorpos de todas as classes é representada por um modelo básico constituído de duas cadeias polipeptídicas leves de PM aproximado 23 Da e duas cadeias pesadas com PM variáveis entre 50 e 75 kDa, dependendo da classe a que pertence o anticorpo.

Cada cadeia ou subunidade possui uma porção aminoterminal e a oposta é a carboxiterminal. Cada Molécula de Igg possui dois sítios de combinação específicos para o determinante antigênico que induziu sua síntese, a sequência de aminoácidos dessas porções é altamente variável e especifica para cada imunógeno, além de apresentar grupos de aminoácidos, característicos do individuo que sintetiza a molécula.

Propriedades Gerais das Imunoglobulinas

Ligações a Antígenos (AG)

Imunoglobulinas se ligam especificamente a um ou a alguns antígenos proximamente relacionados. Cada imunoglobulina na verdade liga-se a um determinante antigênico específico. Ligação a antígeno pelos anticorpos é a função primária dos anticorpos e pode resultar em proteção do hospedeiro. A valência do anticorpo refere-se ao número de determinantes antigênicos que uma molécula individual de anticorpo pode se ligar. A valência de todos os anticorpos é pelo menos duas e em alguns casos mais.

Respostas Imunes Adaptativas Primárias e Secundárias

Imunoglobulinas predominantes Resposta Imune de primeiro contato com Antígeno (Ag), IgM ,IgD (na superfície da célula B) , características principal mais lenta menos intensa, Resposta Imune de segundo contato com o Antígeno (Ag), IgA ou IgE ou IgG mais rápida mais intensa mais especifica.

Estrutura

Todos os anticorpos são Ig, mas nem todas as Ig atuam como anticorpos: anticorpo são uma ação e um evento que é uma característica de funcionamento de uma molécula que se chama Ig. Mas nós produzimos Ig que não tem nenhuma atividade de anticorpo.

Ig fazem parte das proteínas do sg (são moléculas solúveis no sg), embora possamos encontrar Ig em muitos fluídos e líquidos corporais também.

Descobrimento das Ig: análise da mobilidade eletroforética que as proteínas do sangue de acordo com o peso molecular de cada uma delas, onde se verificou a presença de um grupo de proteínas que correspondem às albuminas, e um grupo que corresponde às globulinas. Dentro das globulinas, proteína que tem forma globosa, existe as globulinas alfa, beta e gama. E exatamente as Ig fazem parte do grupo das Gama Globulina.

Ig são moléculas glicoproteicas (proteína + polissacarídeo).

É produzido pelas células plasmáticas (LB maduro, únicas células a produzir Ig), esse processo normalmente é um processo de resposta a um imunógeno. Existem eventos casuais e patológicos há produção de Ig sem a presença de um imunógeno (processos neoplásicos de células B, por exemplo) onde há a formação de grupos de células produtoras de Ig sem nenhum estímulo, ou seja, não são moléculas de anticorpos, são apenas Ig.

As imunoglobulinas podem ser divididas em cinco classes diferentes, com base nas diferenças em sequências de aminoácidos na região constante das cadeias pesadas. Todas as imunoglobulinas de uma mesma classe têm regiões constantes de cadeia pesadas muito similares. Essas diferenças podem ser detectadas por estudos de sequências ou mais comumente por meios sorológicos (i.e. pelo uso de anticorpos dirigidos a essas diferenças).

IgG

Estrutura Todas IgG's são monômeros (imunoglobulina 7S). As subclasses diferem no número de pontes dissulfeto e comprimento da região da dobradiça.

Propriedades

A mais versátil imunoglobulina porque é capaz de realizar todas as funções das moléculas de imunoglobulinas.

IgG é a principal Ig no soro - 75% das Ig do soro são IgG

IgG é a principal Ig em espaços extra vasculares

Transferência placentária - IgG é a única classe de Ig que atravessa a placenta. A transferência é mediada pelo receptor da região Fc do IgG nas células placentárias. Nem todas as subclasses atravessam com a mesma eficiência; IgG2 não atravessa bem.

Fixação do complemento – Nem todas as subclasses fixam com a mesma eficiência; IgG4 não fixa complemento.

Ligação a células – Macrófagos, monócitos, PMN's e alguns linfócitos têm receptores para a região Fc da IgG. Nem todas as subclasses se ligam com a mesma eficiência; IgG2 e IgG4 não se ligam a receptores de Fc. Uma consequência da ligação a receptores de Fc em PMN's, monócitos e macrófagos é que a célula pode então internalizar o antígeno melhor. O anticorpo preparou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com