TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anticorpos

Por:   •  11/4/2016  •  Resenha  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 5

Anticorpos

Moléculas produzidas pelo Linfócito B-> Resposta Imune Específica com o objetivo de eliminar patógenos.

Antitoxinas= Eliminação de toxinas.

Aglutininas= Moléculas aglutinas, que são moléculas que ficam agregadas, podendo causar danos aos rins.

Precipitinas= Que não fiquem em precipitação.

Antígeno<-> Anticorpo= (Formato de chave para ligação)

Linfócitos B <->Anticorpos

Teoria de seleção Clonal.

01antígeno-01linfócito.

Diferentes tipos de anticorpos (imunoglobulinas) Ig’s; MHC-> Receptor que auxilia o reconhecimento dos antígenos para auxiliar na produção de anticorpos; Linhagem de células imortalizadas.

Aplicação dos Anticorpos

-Reconhecimento e combate a fungos; Desenvolvimento de soro específicos contra diversas doenças; Identificação e Localização de diversas biomoléculas em fluídos biológicos; Oácito-> Acúmulo de líquido-> Aquapouna.

Imunidade Humoral

Anticorpo-> Imunoglobulina; Os anticorpos circulam no plasma e linfa; Proteínas específicas para Antígeno; Ligar a patógenas e toxinas, inativando e eliminando; Ativações biológicas secundárias; Marcar moléculas e tecidos que não são produzidas corretamente (Pq as células podem originar de tumores).

Produção de Anticorpos: Célula B em repouso, na sua superfície há moléculas semelhantes a anticorpos para que passem ser reconhecidos pelos antígenos. Antígeno ligado ao MHC para ser reconhecido. Células B ativadas, passando por ≠ processos de mudanças que podem ser de núcleo ou citoplasmáticas, formando assim o PLASMÓCITO*. (Fagocitada, processada e apresentada). *Organelas que realizam síntese proteica-> Ribossomo (Retículo Endoplasmático Rugoso), Complexo de Golgi e Mitocôndrias. Os Macrófagos vai transportar o antígeno até os órgãos linfoides secundários junto com a molécula MHC. Linfócito B-> Ativado-> Processado-> Por meio de citosinas de outras células consegue se converter em Plasmócitos, liberando os anticorpos.

Exemplos de Antígenos (Vacinas): P1: Apresentação do Antígeno; P2: Internalização e processamento do antígeno; P3: Ação de citocinas (Ação local/ alterações morfológicas e produção de anticorpo) produzidas pelas células TCD4 (atividade dos linfócitos); P4: Alterações morfológicas (plasmócitos)-> Produção de Anticorpos; Alta síntese de proteínas.

Epítapo: A porção do antígeno no qual o anticorpo vai reagir. Tem dois tipos: Lineares  -> Mesma região o Anticorpo age do mesmo modo independente do modo tridimensional do agente.

Já os Conformacional -> O agente tem que está em um determinado formato tridimensional para que possa haver a ligação.

As moléculas não estão linearmente juntas; ex: alimento cru-cozido.

Os anticorpos são glicoproteínas (pq tem porções de açúcares); Porção α globulina(Pré-Albumina); Albumina proteína mais abundante no soro sanguíneo; Anticorpo mais abundante-> IgG. (GAME). Principais funções: Neutralização, algutinção, opsonização e ativação do sistema Complemento.

Estrutura: Possui 2 sítios de ligação para o antígeno (frente-> é o específico, interagindo com os antígenos/ Trás-> Células do nosso corpo); 2 porções de cadeias leves (pequenas) e 2 porções de cadeias pesadas (grandes), essas cadeias são especificidade de anticorpo. Cada cadeia leve possui 1 domínio variável* e 1 domínio constate*.

*A porção variável (FAB) localizada onde se liga ao ANTÍGENO.

*A porção constante (FC) localizada onde se liga ao LINFÓCITO.

O sítio de ligação possuem aminoácidos que possuem afinidade química com o antígeno.

As células tumorais produzem proteínas específicas o que faz com que o nosso corpo produza Anticorpo para combatê-las.

Funções dos Anticorpos 

 

Inativação de toxinas e outros agentes químicos; Inativação de vírus; Lise de algumas bactérias; Ligação a MO (bactérias, fungos, parasitas), facilitando o reconhecimento por partes das células imunológicas ("opsonização"); Ligação às células imunológicas para a destruição do Ag; Participação na Citotoxidade Dependente de Anticorpos (ADDC); Transferência  de imunidade para fetos e lactentes; Fixação do Complemento; Participação e reações autoimunes e alérgicas. 

Cinco Classes de Anticorpos:

IgG, IgA, IgMIgE e IgD 

1. IgG ( Mais comum): Monomérica; Principal e mais abundante no soro; Neutralizam toxinas; Fixam complemento (Via clássica) IgG3 > IgG1 > IgG2; Subclasses: IgG1, IgG2, IgG3 e IgG4; São os únicos que podem atravessar a placenta (nutriente, anticorpo, toxinas e alguns vírus) utilizada quando leva picada de cobra, soro em geral; Espaços extravasculares (medula e capilares dos órgãos); Aglutina antígeno (r. hemaglutinação), massa de bactéria para fagocitar, exemplo transplante de sangue errado; Liga via porção Fc: Fazem opsonização- ligam-se aos fagócitos Célula Nk; Principal e mais abundante no soro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (150.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com