TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anticorpos

Artigo: Anticorpos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  2.739 Palavras (11 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 11

1.BREVE HISTORICO

A imunologia é uma ciência relativamente nova. Sua origem tem sido usualmente atribuída a Edward Jenner, que descobriu, em 1796, que a vacínia ou varíola induzia a proteção contra a varíola humana, uma doença freqüentemente fatal. Jenner deu a esse procedimento o nome vacinação, termo que ainda hoje é usado para descrever a inoculação de amostras enfraquecidas ou atenuadas de agentes patológicos em indivíduos sadios, a fim d obter proteção contra doenças.

No início da década de 1890, Emil Von Behring e Shibasaburo Kitasato descobriram que o soro de animais imunes à difteria ou ao tétano continha uma “atividade antitóxica” específica- mais tarde denominadas anticorpos- que podia conferir imunidade a indivíduos não- imunizados. Uma resposta imune especifica, como a produção de anticorpos contra um determinado patógeno, é conhecida como resposta imune adaptativa, porque ocorre durante a vida do individuo como uma adaptação à infecção por esse patógeno.

Em muitos casos, a resposta imune adaptativa confere imunidade protetora por toda a vida contra reinfecções pelo mesmo patógeno. Isso diferencia essas respostas da imunidade inata, já conhecida na época em que Von Behring e Kitasato estavam desenvolvendo a soroterapia, principalmente pelos trabalho do grande imunologista russo.

Logo ficou claro que anticorpos específicos podiam ser induzidos contra uma ampla gama de substancias. Tais substancias são conhecidas como antígenos, porque estimulam a produção de anticorpos ( ou imunoglobulinas). No entanto, nem todas as respostas imunes adaptativas envolvem a produção de anticorpos, o termo antígeno é hoje usado em um sentido mais amplo para descrever qualquer substancia capaz de ser reconhecida pelo sistema imune adaptativo.

A respostas adaptativas dependem dos linfócitos, que proporcionam imunidade duradoura após exposição à doença ou à vacinação. Os sistemas adaptativo e inato conferem um sistema notavelmente efetivo.

2.ANTICORPOS

Um anticorpo é uma molécula de imunoglobulina específica reativa segregada pelas células linfóides, previamente expostas a uma substância estranha – antigénio. Surge como resposta ao estímulo antigénico.

Uma molécula de anticorpo típica possui 2 locais de ligação de antigénio idênticos para o epítopo que provocou a sua produção. Cada molécula consiste de 4 cadeias polipeptídicas, duas cadeias pesadas e duas cadeias leves, ligadas por pontes dissulfídicas, formando uma estrutura de aspecto característico

A estrutura molecular da cadeia pesada é responsável pela variabilidade entre as imunoglobulinas, a estrutura das cadeias leves é comum a todos os tipos de imunoglobulinas.

Existem cinco classes de imunoglobulinas nos organismos (IgA, IgD, IgE, IgG e IgM).

Estrutura básica em Y dos anticorpos

Todas as moléculas dos anticorpos têm uma estrutura básica em forma de Y na qual vários elementos se unem através de estruturas químicas chamadas pontes dissulfídicas.Uma molécula de anticorpo divide-se em regiões variáveis e constantes. A região variável determina a que antigénio se unirá o anticorpo. A região constante determina a classe de anticorpo (IgG,IgM,IgD,IgE ou IgA. Fig.1 - Estrutura de uma imunoglobulina

Imunoglobulinas (Ig)

Moléculas de glicoproteína que são produzidas pelos plasmócitos em resposta a um imunógeno e que funcionam como anticorpos. As imunoglobulinas derivam seu nome da descoberta de que elas migram com as proteínas globulares quando soro contendo anticorpos é colocado em um campo elétrico.

3.FUNÇÕES GERAIS DAS IMUNOGLOBULINAS

Ligação a antígeno

Imunoglobulinas se ligam especificamente a um ou a alguns antígenos proximamente relacionados. Cada imunoglobulina na verdade liga-se a um determinante antigênico específico. Ligação a antígeno pelos anticorpos é a função primária dos anticorpos e pode resultar em proteção do hospedeiro. A valência do anticorpo refere-se ao número de determinantes antigênicos que uma molécula individual de anticorpo pode se ligar. A valência de todos os anticorpos é pelo menos duas e em alguns casos mais.

Funções Efetoras

Freqüentemente a ligação de um anticorpo a um antígeno não tem efeito biológico direto. Ao invés disso, os efeitos biológicos significantes são uma conseqüência de “funções efetoras” secundárias de anticorpos. As imunoglobulinas mediam uma variedade dessas funções efetoras. Usualmente a habilidade de carrear uma função efetora particular requer que o anticorpo se ligue a seu antígeno. Nem todas as imunoglobulinas irão mediar todas as funções efetoras. Tais funções efetoras incluem:

1. Fixação ao complemento – Isso resulta na lise de células e liberação de moléculas biologicamente ativas.

2. Ligação a vários tipos celulares – Células fagocitárias, linfócitos, plaquetas, células master, e basófilos têm receptores que se ligam a imunoglobulinas. Essa ligação pode ativar as células que passam a realizar algumas funções. Algumas imunoglobulinas também se ligam a receptores em trofoblastos placentários, o que resulta na transferência da imunoglobulina através da placenta. Como resultado, os anticorpos maternos transferidos provêem imunidade ao feto e ao recém-nascido.

3.3. Propriedades dos Anticorpos que determinam suas funções efetoras

• Os anticorpos podem funcionar distante de seus locais de produção

• Os Anticorpos saem a região Fab para se ligar aos micróbios e a região Fc para ativar mecanismos efetores

• A mudança de classe da cadeia pesada e a maturação de afinidade aumentam as funções protetoras dos Anticorpos.

Fig.2 – Funções efetoras dos anticorpos

4.ESTRUTURA BÁSICA DAS IMUNOGLOBULINAS

Embora diferentes imunoglobulinas possam diferir estruturalmente elas são todas construidas a partir das mesmas unidades básicas.

Cadeias leves e Pesadas

Todas as imunoglobulinas têm uma estrutura de quatro cadeias como unidade básica. Elas são compostas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com