TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE PSICOPATOLÓGICA DO FILME "RÉQUIEM PARA UM SONHO"

Casos: ANÁLISE PSICOPATOLÓGICA DO FILME "RÉQUIEM PARA UM SONHO". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  3.287 Palavras (14 Páginas)  •  3.547 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO - O cinema traz uma cultura de emoção e imagem que envolve o espectador e promove reflexão. Seu uso como ferramenta, principalmente dentro da Medicina, possui grande utilidade educacional. Educar exige mais do que conceitos teóricos ou treinar habilidades, requer promover reflexão. O cinema transporta com facilidade ensinamentos para o campo médico, onde o individuo vivência as experiências do cinema no seu cotidiano e aprende com elas. A psiquiatria é uma área, extremamente complexa que busca o estudo da mente humana e dos transtornos mentais. Dessa forma, seu estudo se torna cada vez mais necessário tanto para o médico quanto para qualquer profissional da saúde. O cinema, através da sua capacidade metafórica pode trazer muitas contribuições positivas para o ensino da psiquiatria possibilitando maior entendimento sobre as doenças mentais; demonstra o tratamento e a sua complexidade envolvendo muitas vezes questões éticas. O trabalho tem como objetivo principal realizar uma análise psicopatológica do filme “Réquiem para um sonho”, focando principalmente nas alterações do seu personagem principal. Também visa esclarecer, através da revisão de literatura, aspectos referentes aos transtornos mentais, especificamente os transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas, explicando sobre seu impacto na vida pessoal e profissional, tratamento e distúrbios associados.

Palavras-Chave: Réquiem para um sonho, Dependência Química, Cinepsiquiatria.

1 INTRODUÇÃO

1.1 Sinopse do Filme

O filme aborda os sonhos de quatro personagens Sara Goldfarb (Ellen Burstyn), Harry Goldfarb, seu filho (Jared Leto), a namorada de Harry, Marion Silver (Jennifer Connelly) e o amigo do casal Tryone C. Love (Marlon Wayans) conhecido como Ty; sonhos que são destruídos durante a narrativa pelo vício e uso de drogas.

Marion, Harry e Ty são viciados em heroína, mas partilham outras drogas. Isso faz com que eles tenham que tomar atitudes desesperadas para sustentar seu vício. Já Sara é viciada em assistir programas de TV e, em certo dia, “recebe” um convite para participar do seu programa favorito, o “Tapp Tibbons Show”. Após o convite, Sara começa a tomar pílulas para emagrecer, se tornando dependente de anfetaminas. O filme aborda os sonhos, ambições, vícios e a decadência de cada personagem.

A história é divida em três estações do ano, verão, outono e inverno. O verão é marcado pelos sonhos dos personagens se tornando realidade: Harry e Ty começam a conseguir dinheiro adulterando drogas e vendendo; Sara supostamente recebe uma convocação para participar de seu programa de TV favorito (“Tappy Tibbons Show”, no qual é viciada) e começa a emagrecer utilizando anfetaminas já que está obcecada em poder utilizar um vestido vermelho (favorito de seu falecido marido) que a remete um tempo de felicidade onde o marido era vivo e Harry estudava; Marion e Harry pensam em abrir um estúdio para que Marion possa produzir seu design de moda.

No outono tudo começa a desabar, quando o fornecedor de drogas morre, Ty fica preso e Harry tem que gastar quase todo o dinheiro que conseguiram arrecadar com o tráfico pagando a fiança do amigo. A falta de dinheiro e de um fornecedor local leva o trio ao desespero pela falta de drogas. As pílulas já não fazem tanto efeito em Sara, a personagem já começa a apresentar sinais de tolerância à droga.

O inverno, é o clímax do filme onde em uma sequência de eventos, Marion tem que se prostituir por drogas, o braço de Harry necrosa pelo uso de seringas e ele e Ty acabam presos, Sara é internada onde o médico prescreve eletroconvulsoterapia. O filme termina com os quatro personagens deitados com seus sonhos destruídos, Marion após ter conseguido drogas em troca de sexo, Harry deitado no Hospital após a amputação do seu braço, Ty deitado na cadeia pensando em sua mãe e Sara com a aparência decadente após a eletroconvulsoterapia.

1.2 Análise das Alterações Psicopatológicas

As alterações psicopatológicas do filme em questão, possuem relação direta com o uso das diversas substâncias abordadas, o efeito dessas drogas bem como o tratamento da dependência química serão abordados na revisão de literatura. É importante ressaltar, que o filme não pode ser reduzido apenas à essas alterações, pois também contem diversas problemáticas sociais e familiares que podem ter levado à dependência química como também podem ser consequência da mesma.

Fantasia é exemplificada quando após utilizarem heroína, Harry e Ty vão para uma lanchonete. Nesse momento Harry elabora uma cena onde, juntamente com Ty, brinca com a arma de um policial que está sentado ao lado. O mesmo acontece quando Marion se encontra em um restaurante com seu psiquiatra, ele pega em sua mão e ela se vê furando-o com um garfo.

A sensação de êxtase é notada em várias cenas do filme, uma delas é quando Marion indiferente se olha no espelho e decide utilizar cocaína, após o uso da droga a personagem apresenta semblante de satisfação ,de sensação de poder como se suas capacidades físicas, intelectuais e sua energia tivessem aumentado. Essa sensação também é percebida quando Harry e Marion, após utilizarem Ecstasy em uma festa, estão deitados se tocando. O diretor, foca em imagens das bocas e das mãos dos personagens, demonstrando a alteração da percepção tátil que é intensificada com o uso da droga.

As alucinações surgem em vários momentos do filme. Podemos destacar principalmente o episódio em que Harry, após fumar maconha, experimenta uma visão nítida de Marion em um píer, olhando o mar; nesse caso o personagem teve uma alucinação visual complexa ou configurada. Outro exemplo de alucinação visual complexa, mostrado pelo filme é quando Sara sem comer a horas (fazendo sua dieta de ovos e laranja) começa a ver pratos, sanduíches, carnes em meio aos livros e porta-retratos. Então, decide ir deitar, e começa a ver “donuts” saindo do teto em direção a ela. Nesse momento, Sara encontra-se com sudorese profusa e tremores, quando decide ligar para sua amiga para pegar o telefone de um “especialista” que a receita anfetaminas (pílula roxa de manhã, azul a tarde, laranja a noite e verde antes de dormir).

Já no primeiro dia de uso das pílulas, o efeito das anfetaminas fica bem claro, causando várias alterações da conação como anorexia, insônia e hiperbulia; alterações da psicomotricidade gerando hipercinesia. A personagem não consegue ficar sentada na poltrona para assistir a televisão, Sara passa o dia inteiro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com