TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS BIOMEDICINA

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.824 Palavras (8 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 8

ATIVIDADES PRÁTICAS

SUPERVISIONADAS

BIOMEDICINA

Amanda Cristina Luiz                         RA: 6814015970

Ana Paula Alves                                 RA: 6248211742                 

Eliseu Pedro de Alcântara                         RA: 6287197427

Silene Gomes Camargo                                 RA: 6290294700        

Ana Lúcia Barbosa da Silva                           RA: 6457294419

Tema: Câncer de Mama


ÍNDICE

INTRODUÇÃO        1

Conceito        2

Fatores de Risco e Causas relacionadas ao Câncer de Mama        3

Características Clínicas        3

Incidência        4

Prevenção        4

Tratamento        4

CONCLUSÃO        5

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA        6



INTRODUÇÃO

        

O câncer de mama é uma conseqüência de alterações genéticas, onde as células sofrem mitose desacelerada e pode acometer mulheres e homens também, dando assim origem a tumores. Existem vários tipos e subtipos de câncer de mama.

Neste trabalho buscamos mostrar o que é esse tipo de câncer, os seus fatores de risco que são as possibilidades de se aumentar o risco de se obter as células carcinogênicas, onde o sobre peso contribui, histórico familiar, a predisposição genética, idade avançada, entre outros.

A característica clinica, sinais e sintomas apresentados que o paciente pode manifestar as dores nas mamas, secreções e outros.

 Este trabalho ira relatar também, a incidência de câncer de mama aqui no Brasil segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, e também o método para a prevenção deste tipo de patologia, se relacionando com os fatores de risco, e também ira relatar o tratamento com os quimioterápicos, radioterápicos e cirurgia  

        

Conceito

        O câncer de mama é conhecido por um crescimento desordenado de células que pode ocorrer tanto em mulheres quanto em homens originando tumores.

        Esses tumores podem ser classificados como in situ e invasivos, sendo os mais conhecidos como:

  • Carcinoma Ductal In Situ

[pic 2]

É um tipo de tumor que não passa da primeira camada de células, ou seja, não é invasivo.

  • Carcinoma Lobular In Situ

[pic 3]

Conhecido como tumor in situ, porém em algumas situações pode se tornar invasivo.

Normalmente pode ocorrer nas duas mamas, onde dessa forma os lóbulos são acometidos.

        Para fins de conhecimento mais aprofundados sobre a doença, existem outros tipos: Câncer de mama inflamatório, câncer de mama triplo negativo, entre outros.

Fatores de Risco e Causas relacionadas ao Câncer de Mama

        Há diversos fatores de risco que podem aumentar a chance de se obter células carcinogênicas. A obesidade é um deles, pois a quantidade de gordura armazenada pode contribuir e muito para o aumento do hormônio estrógeno.

        Além desse fator também temos o fato de ser mulher, menstruar precocemente e ter menopausa tardia. Isso ocorre porque a mulher que menstrua precocemente tende a adquirir estrógeno muito cedo e durante a vida toda, e ocorrendo a menopausa tardia o caso é o mesmo. E um agravante é que as mulheres precisam fazer reposição hormonal devido alguns distúrbios causados, e esse processo faz com que chances aumentem gradativamente.

        Existem muitos outros fatores como: histórico familiar, predisposição genética hereditária, idade avançada, mamas densas, alcoolismo, tabagismo, sedentarismo, entre outros. Porem nem sempre um fator de risco significa que você venha ter a doença.

        As causas do câncer de mama estão relacionadas a mutações ocorridas na célula devido a deficiência de genes anti-oncogenes, o BRCA1 e BRCA2 são exemplos disso. Sua função é reparar o DNA alterado e assim diminuir a chance de desenvolver possíveis tumores, que nada mais são células com genes alterados. Uma causa importante ligada a hereditariedade é passagens de genes defeituosos de geração a geração, 20% das mulheres portadoras de câncer de mama apresentam uma história familiar positiva e um padrão claro de herança autossômica dominante observado entre 5 e 10% de todas as portadoras de câncer de mama.

        

        

Características Clínicas

Os primeiro sinais e sintomas geralmente são detectados pela paciente como sendo uma massa palpável, e também pode se manifestar por meio de uma secreção mamilar, alterações de pele ou dores na mama. Secreções sanguíneas ou aquosas espontânea esta muitas vezes associada com uma malignidade subjacente. Já as secreções leitosas geralmente têm uma origem benigna. Portanto havendo um desses casos deve se realizar uma mamografia.

Numa pequena porcentagem de pacientes, o câncer de mama se manifesta como uma massa axilar sem qualquer lesão na mama detectada no exame físico, mamografia ou qualquer exame de imagem de mama. Essas mulheres caracteristicamente têm comprometimento dos linfonodos axilares por um adrenocarcinoma.

        Já as dores locais é um dos sintomas mais comum em diversas mulheres e está descrita em cerca de 10% das pacientes com câncer de mama e geralmente está associada a um nódulo palpável. Outros sinais: edema (inchação), ruga (retração da pele), "dimple" (covinha, escavação), eritema, ulceração da pele e sangramento pelo mamilo, desvio do mamilo, alteração da aréola, deformidade e/ou aumento de mama, vermelhidão, entre outros.

Incidência

        De acordo com estatísticas da OMS as mulheres são as mais acometidas, sendo de 1:100 entre homens e mulheres. Aqui no Brasil é estimado por ano 52,680 novos casos de câncer de mama, e de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia cerca de uma a cada 12 mulheres até seus 90 anos de idade terão tumor nas mamas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (234.7 Kb)   docx (537.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com