TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Insuficiencia Cardiaca Congestiva Esquerda

Por:   •  5/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  930 Visualizações

Página 1 de 4

        Introdução

A insuficiência cardíaca congestiva esquerda é uma síndrome que acomete principalmente cães mais velhos e de raças pequenas.É causada por um defeito na válvula mitral (entre átrio e ventrículo), a mesma apresenta um fechamento inadequado durante a sístole ventricular, permitindo um refluxo do sangue para o átrio e comprometendo o bombeamento correto do sangue para todo o organismo.

Insuficiência cardíaca congestiva esquerda em cães.

Definição da doença- Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca congestiva esquerda (ICCE) é uma doença que acomete o lado esquerdo do coração, principalmente o ventrículo. O coração passa a não bombear corretamente o sangue, para todos os órgãos e tecidos, devido a incapacidade contrátil do ventrículo acometido (esquerdo) causando assim a falta de oxigenação em tais órgãos, comprometendo então todo o organismo do animal.                          

Com a presença da insuficiência cardíaca o coração se torna um órgão cada vez mais fraco, não exercendo sua função corretamente e apresentando uma diminuição no debito cardíaco.

 A ICC é caracterizada por uma falha no fluxo de sangue, que normalmente seria do átrio para o ventrículo, mas com a tal insuficiência  o sangue tem um refluxo do ventrículo para o átrio, denominado  “sopro”. Tal sopro é causado por uma falha na valva mitral, onde a mesma não realiza sua função com eficiência, deixando sempre um vão entre suas válvulas, permitindo assim a passagem do sangue.

Com a presença da insuficiência o organismo faz a ativação dos mecanismos compensatórios, para compensar a diminuição do debito cardíaco.

  • Observações

Essa doença quando acometida no lado esquerdo do coração, pode afetar os

pulmões, podendo levar a um edema pulmonar e congestão.

Tal doença não tem cura e se desenvolve de forma lenta.

É mais comum em cães mais velhos e em muitas vezes é genética, seu

tratamento se estende por toda a vida a partir do diagnostico , sendo possível com a terapia adequada reverter alguns sintomas.

  O organismo em momento de insuficiência realiza vaso constrição da periféria para que o coração possa bombear uma maior quantidade de sangue aos órgãos vitais.

           Mecanismos compensatórios:

Os mecanismos compensatórios são ativados para compensar a diminuição do debito cardíaco.

Mecanismos compensatórios que agem diretamente no coração:

Quando o debito cardíaco diminui o sistema simpático é ativado para

aumentar a freqüência cardíaca.

  • Aumento na força de contração- hipertrofia cardíaca
  • ADH- hormônio liberado pela hiposife que permite que o paciente urine menos, com a intenção de aumentar o volume sanguíneo.
  • SRAA- realiza vaso constrição periférica e realiza a reabsorção do sódio e água
  • Barorreceptores: receptores de pressão, onde o mesmo quando percebe que o debito cardíaco começa a diminuir, o mesmo ativa o sistema autônomo simpático para liberar adrenalina e noradrenalina, resultando assim um aumento na freqüência cardíaca, ocasionando um aumento no debito cardíaco.

Os mecanismos compensatórios quando ativados de forma demasiada podem levar a congestão, pois os mesmos têm a função de aumentar a freqüência cardíaca, volume sangüíneo e pressão arterial e em casos que o coração está fraco como na IC o coração não suprime essa demanda. Exemplo: aumento no volume de sangue a ser bombeado e uma diminuição no bombeamento feito pelo coração = congestão.

Sintomas:

O animal apresenta fraqueza, emagrecimento, intolerância aos exercícios, cansaço, mucosas pálidas, cianose, problemas renais, arritmias, congestão venosa, edema pulmonar, tosse seca, entre outros.

           

Causas:

  • Insuficiência cardíaca congestiva: Quando o coração não realiza corretamente seu trabalho como uma “bomba” (que impulsiona o sangue para todo o corpo), tendo assim uma diminuição na quantidade de sangue impulsionado por unidade de tempo - debito cardíaco, ocorre a ativação dos mecanismos compensatórios, para que se mantenha em níveis normais o bombeamento do sangue. Quando isso ocorre demasiada e não é compensado há então o quadro de Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC)
  • Insuficiência cardíaca congestiva esquerda: Uma das principais causas para a ocorrência da Insuficiência cardíaca congestiva esquerda (ICCE) é por alterações miocárdicas e valvares, presente entre os dois compartimentos do lado esquerdo do coração (átrio e ventrículo). O motivo dessa alteração pode variar, podendo ser por um problema genético do próprio animal, uma doença degenerativa ou por alguma infecção causada por bactérias (comumente causada por bactérias que se deslocam dos dentes como a doença periodontal para o coração).
  • Nos cães a causa mais comum é um defeito na válvula cardíaca átrio-ventricular esquerda- Endocardiose, onde a mesma é uma degeneração da própria válvula, apresentada conforme a idade do animal ( maioria dos casos: cães mais velhos).
  • Endocardiose de Mitral: doença cardiovascular mais freqüente em cães,se caracteriza por um problema na valva apresentado devido a idade.
  • Cardiomiopatia dilatada

 Qual a(s) raça(s) mais comumente acometida(s)?

Os cachorros de pequeno e médio porte são os mais acometidos pela doença quando estão em uma idade mais avançada em media a partir dos seis anos.

 As raças, aos acometidas são: Poodle, Cocker Spaniel, Fox Paulistinha, Pastor Alemão, Pequinês, Maltês, Lhasa Apso, Pinscher, Yorkshire e S.R.D. de pequeno e médio porte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com