TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DA ACUPUNTURA NA PARALISIA FACIAL PERIFÉRICA IDIOPÁTICA - Revisão Bibliográfica - ROSA, A.L.F.

Pesquisas Acadêmicas: ATUAÇÃO DA ACUPUNTURA NA PARALISIA FACIAL PERIFÉRICA IDIOPÁTICA - Revisão Bibliográfica - ROSA, A.L.F.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  3.552 Palavras (15 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 15

ROSA, A.L.F. - Bióloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Acupunturista formada pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos.

Resumo: Paralisia de Bell ou paralisia facial idiopática é uma alteração aguda nos movimentos da face devido à inflamação do nervo facial. Acredita-se que o tratamento da acupuntura na paralisia de Bell regula os canais e colaterais, harmoniza o qi e o sangue, fortifica a resistência do corpo a fatores patogênicos, aumenta a excitabilidade do nervo, promove a regeneração das fibras e formação de suas porções colaterais, ativa a contração do músculo e a circulação do sangue, e acelera o metabolismo, assim como a recuperação das funções. Uma série de estudos publicados na China tem sugerido que a acupuntura é benéfica para o tratamento da paralisia facial. Seis estudos incluindo um total de 537 participantes preencheram os critérios de inclusão para esta revisão. Cinco deles utilizaram a acupuntura, enquanto um sexto fez a combinação da acupuntura com drogas e vitaminas. Não há indícios de efeitos colaterais prejudiciais nos resultados especificados em nenhum dos ensaios. Falhas no desenho do estudo ou relatório (ocultação da alocação, particular incerto e perda substancial de acompanhamento) e as diferenças clínicas entre ensaios impediu conclusões sobre a eficácia da acupuntura. As alterações funcionais da musculatura facial afetam a saúde psicológica do paciente, pois a face é a principal fonte de expressão emocional. É importante que o Acupunturista conheça bem a patologia, sabendo analisar as consequências físicas e emocionais do paciente, que reage com ansiedade ao tratamento depositando confiança nas habilidades do profissional que o assiste. A qualidade dos estudos incluídos foi insuficiente para permitir que qualquer conclusão sobre a eficácia da acupuntura. São necessárias mais pesquisas com ensaios de alta qualidade para saber as particularidades dos diferentes tipos de tratamento com acupuntura em pacientes com paralisia facial e se chegar a uma conclusão.

Palavras-chave: Acupuntura, Bell’s palsy, Paralisia Facial, Paralisia Facial Idiopática

INTRODUÇÃO

A Paralisia Facial Periférica idiopática, também chamada de Paralisia de Bell, provoca perda dos movimentos da musculatura da face através da inflamação do nervo facial. (BENTO et al, 1994; COSTA et al, 1998). Essa patologia ocasiona a modificação e/ou assimetria da face, imobilidade e alterações em funções normais como abrir e fechar os olhos, falar e comer. Consequentemente, o estado psicológico do paciente fica relativamente comprometido (BELEC et al, 1999; ADOUR, 1994; GUEDES, 1994).

De acordo com Adour, 1994, não há indicações históricas ou sintomas clínicos que incluem a presença de alterações no paladar ou na audição do paciente.

Uma série de estudos publicados na China sugerem que a acupuntura seja benéfica para o tratamento dessa patologia. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, a paralisia facial é conhecida como “boca desviada”, atribuído por “vento” por dinastias passadas. “Qi” se refere às substancias vitais que compreendem o corpo humano e as funções psicológicas das vísceras, canais e colaterais. Ele mantém as atividades vitais e reflete a resistência do corpo humano. A deficiência do “Qi” permite a invasão do vento externo, causando patologias como a paralisia facial. Acredita-se que o tratamento da acupuntura na paralisia de Bell regula os canais e colaterais, harmoniza o qi e o sangue, fortifica a resistência do corpo a fatores patogênicos, aumenta a excitabilidade do nervo, promove a regeneração das fibras e formação de suas porções colaterais, ativa a contração do músculo e a circulação do sangue, e acelera o metabolismo, assim como a recuperação das funções. A literatura apresenta uma média de resultados de 37 a 100 por cento através do tratamento com acupuntura para a paralisia facial, tendo uma média de 81% corporais (HE, 1995; REN, 1994).

OBJETIVO

O objetivo desta revisão foi examinar a eficácia das diversas modalidades de acupuntura no tratamento e aceleração da recuperação de paciente com paralisia facial.

REVISÃO DE LITERATURA

Para atingir os objetivos propostos foi escolhido um estudo descritivo analítico e criada uma estratégia de busca que correlacione os efeitos da paralisia facial a intervenções de acupuntura baseado em revisão de literatura. As estratégias de pesquisa utilizadas foram: Cochrane Neuromuscular Group Library Embase (até 2009), LILACS (até 2006), MEDLINE (até 2011), PEDRO (Physiotherapy Evidence Database), SCIELO (até 2011), The Chinese Biomedical Retrieval System (até 2006), além de artigos científicos aleatórios. Os descritores utilizados foram: Paralisia Facial, Paralisia Facial Idiopática, Paralisia de Bell, bem como termos de pesquisa incluindo Acupuntura, Eletroacupuntura e Moxabustão. A coleta de informações foi realizada no período de março a julho de 2011.

METODOLOGIA

As pesquisas realizadas foram de ensaios clínicos randomizados (RCTs) e ensaios clínicos controlados envolvendo acupuntura no tratamento da paralisia facial, independente de quaisquer restrições de linguagem.

Foram incluídos participantes com paralisia de Bell de todos os graus de gravidade, todos os tipos de tratamento com acupuntura desde estimulação dos pontos de acupuntura em pontos de meridianos e pontos gatilho de inserção da agulha e todos os tipos de intervenção para o controle incluindo placebo, sem acupuntura e qualquer outra intervenção, até utilização de eletroacupuntura e moxabustão.

A avaliação da adequação do tratamento com acupuntura foi extraída para documentar se "De qi" foi provocado. “De qi” também conhecido como “sensação de alfinetada”, refere-se a indução de canal qi depois a agulha é inserida. Durante o procedimento, a "sensação de agulhamento" pode ser referida como dor, dormência, distensão, sensação de peso ao redor do ponto, ou frio, calor, coceira, dor e sensação de choque elétrico. O operador pode sentir uma sensação de tensão e movimento ao redor da agulha. O “De qi” é usado por muitos profissionais da MTC como um sinal de confirmação de sucesso ao atingir um ponto.

A avaliação da qualidade metodológica levou em conta a ocultação de alocação e pacientes, as diferenças na linha de base dos grupos experimentais e integralidade de seguimento.

Para realização de um estudo e avaliação do resultado tendencioso, faríamos a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com