TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DA DIABETES GESTACIONAL

Artigo: ATUAÇÃO DOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DA DIABETES GESTACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  1.775 Palavras (8 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

Diabetes mellitus é uma patologia caracterizada pela elevação da taxa de açúcar no sangue, isso ocorre devido a defeitos na secreção do hormônio insulina, que é produzido pelo pâncreas, que tem como principal função facilitar a entrada de glicose para as células do nosso organismo, transformando o açúcar em energia auxiliando nas diversas atividades celulares.

“O diabetes gestacional é definido como a intolerância aos carboidratos, de graus variados de intensidade, diagnosticada pela primeira vez durante a gestação, podendo ou não persistir após o parto”.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) 94% dos casos são caracterizadas pela tolerância diminuída a glicose, 6% apresenta hiperglicemia fora da gestação. No Brasil a prevalência do diabetes gestacional em mulheres com mais de 20 anos, atendidas no Sistema Único de Saúde varia de 0,6 a 15%.

A gestante portadora de diabetes tem maior risco de ruptura prematura da bolsa amniótica, e o feto tem, maior risco de desenvolver a macrossomia fetal, SARA (Síndrome da Angustia Respiratória Aguda), cardiopatia, icterícia, hipoglicemia entre outros.

Escolhemos esse tema devido a sua extrema importância para a enfermagem, pois a diabetes gestacional tem sido alvo de estudos em toda área da saúde.

O diabetes gestacional envolve qualquer grau de intolerância a glicose e precisa ser detectada mais precocemente possível, sendo responsável pela alta incidência de mortalidade tanto para mãe quanto para o feto, durante a gestação e após também ocasionando diabetes pós- parto.

2.DESENVOLVIMENTO

2.1 METODOLOGIA

Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido através de um levantamento bibliográfico. A pesquisa foi realizada em sites acadêmicos como SCIELO (Scientfic Eletronic Library Online) e Google Acadêmico, as quais foram utilizadas as palavras chaves: Diabetes X Gestacional X Enfermagem. Foram encontrados 26 artigos, porem apenas 08 artigos tem relação com o nosso tema.

Na área da saúde a atenção para os pacientes portadores de diabetes tornam-se amplas, e os cuidados tem como objetivo todos os familiares e agregados em seu convívio ensinando ao paciente o autocuidado individualizado e suas necessidades, assim sendo implementada durante as atividades diária: o habito de exercícios físicos, boa alimentação e saudável, salientando a importância da prevenção desta patologia, e quando o indivíduo já estiver acometido pela DM (Diabetes Mellitus) a relevância do rigoroso controle medico para melhora da qualidade de vida e autonomia pessoal.

No entanto a vários fatores que influenciam entre o diagnóstico e evolução da doença:

• Idade gestacional ao diagnóstico de DMG (Diabetes Mellitus Gestacional);

• Grau de intolerância a glicose apresentado pela mãe;

• Idade materna;

• Obesidade;

• Histórico familiar

2.2 INCIDÊNCIA

Atualmente a incidência da diabete gestacional no Brasil em mulheres com mais de 20 anos atendidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é de 7,6% conforme o critério da OMS (Organização Mundial da Saúde), no entanto 94% destas mulheres apresentam apenas a tolerância diminuída de glicose.

De acordo com o gráfico abaixo o grupo IA apresentou 0% de intolerância a glicose considerando-se normal, já o grupo IB apresentou 20% de intolerância, o grupo IIA apresentou um pouco mais de 20%, e o grupo IIB se destacou com uma porcentagem de 40% de intolerância à glicose.

Gráfico 1

2.3 DIAGNÓSTICO

Os resultados perinatal estão relacionados ao controle metabólico materno com a porcentagem de 52,4 % de macrossomia, e 14, 3% chega a morrer (óbito fetal) e 8,2% tem má formação, em gestantes que faz o controle metabólico não é adequado caracterizado por média glicêmica superior a 130mg/dl no terceiro trimestre.

O resultado tem duas fases, rastreamento e confirmação de diagnostico. Os testes utilizados para rastreamento e diagnostico do diabetes gestacional é realizado através de teste de sangue venoso.

Feito através de triagem e a dosagem da glicemia plasmática na gestante uma hora após o teste oral com 50g de dextrosol, tendo que ser feito entre 24º e 30º semanas de gestação. Sendo aceito também os valores de 130mg/dl a 140mg/dl.

O exame de glicemia plasmática em jejum também pode ser usado para o diagnóstico da diabetes gestacional, de forma a descobrir o diabetes gestacional, conforme a orientação do Ministério da Saúde. O exame de (glicemia em jejum), e deve ser realizado no primeiro trimestre de gestação e repetido entre 28º e 30º semanas de gestação, com diagnostico de DM (Diabetes Gestacional), evidenciando um método prático e de baixo custo.

2.4 QUAIS PACIENTES DEVEM SER TRATADOS

Todas as gestantes que apresentam glicemia em jejum entre 130 – 140 mg/dl devem ser submetidas a tratamento, conforme orientação do obstetra.

Quais são os parâmetros do tratamento:

• Glicemia de jejum – 105mg/dl;

• Pós – refeições de 1 hora – 155mg/dl;

• Pós – refeições de 2 horas – 130mg/dl;

• Glicose em jejum feito o teste em casa – 105mg/dl;

• Glicose em jejum feiro no laboratório – 95mg/dl;

• Glicose 1 hora após a refeição feita em casa – 155mg/dl;

• Glicose 1 hora após a refeição feito no laboratório – 140mg/dl.

2.5 TRATAMENTO

O tratamento de DM (Diabetes Mellitus) baseia- se em aplicações de insulina NPH (Protamina Neutra de Hagedorn), dieta rigorosa, conforme prescrição médica, em muitos casos sendo necessário a administração de insulina regular 30 minutos antes do almoço e do jantar conforme prescrição médica. Não existem evidencias que justifiquem o uso de anti- hiperglicemiantes durante a gestação. O uso deste medicamento não foi aprovado, sendo necessários mais estudos em um maior número de gestantes para garantir a segurança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com