TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diabetes Gestacional

Pesquisas Acadêmicas: Diabetes Gestacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 4

Enfª Débora Mirtes da Silva

INTRODUÇÃO

Diabetes Gestacional é uma patologia que acomete subitamente as mulheres não diabéticas que engravidam. A mulher desenvolve o Diabetes somente durante a gestação porque produz uma quantidade insuficiente de insulina para ela e seu bebê. Ao término da gestação, a mulher retorna ao seu estado normal de produção de insulina. Isso ocorre porque a placenta produz substâncias que bloqueiam a ação da insulina, proporcionando uma elevação na glicose.

OBJETIVOS

Descrever o conceito, causas e riscos, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento, complicações e a prevenção da Diabetes Gestacional.

DIABETES GESTACIONAL

Diabetes Gestacional é a diabetes que aparece durante a gravidez e geralmente desaparece depois do nascimento do bebê. Uma análise do sangue é o único meio para saber se a paciente tem ou não Diabetes Gestacional. Por isso, todas as mulheres grávidas devem ser analisadas. O lado positivo do tratamento da diabetes é que a gestante tem como influenciá-lo para o bem. Com orientação médica, ela conseguirá controlar a diabetes durante toda a gestação. O principal problema do excesso de açúcar no sangue é que ele atravessa a placenta e chega ao bebê, o que pode fazer com que ele cresça demais. Um bebê muito grande pode dificultar o parto e aumenta a probabilidade de precisar um parto cesárea. O bebê fica propenso a icterícia, hipoglicemia após o parto e apresenta complicações respiratórias. O diagnóstico é realizado através da 1ª consulta do pré-natal onde será solicitado o exame de glicemia de jejum ou o exame de glicemia casual. O exame deverá ser repetido para confirmar o diagnóstico a não ser que a paciente tenha sintomas óbvios de glicemia elevados. Se a paciente pertencer ao grupo de risco alto ou médio, o exame será realizado entre a 24ª e 28ª semana de gravidez. A gestante será submetida a um teste de tolerância oral à glicose em jejum com 75g de glicose, se o resultado do exame for de 140mg/dl ou mais será submetido a exames adicionais nos quais os níveis de glicemia serão analisados antes da ingestão de uma dose significativa de carboidratos, e depois disso, a cada 60 minutos durante 3 horas depois, se os resultados excederem 2 ou mais dos valores constantes, o diagnostico será diabetes gestacional. A fisiopatologia é explicada pela elevação de hormônios contrarreguladores da insulina, pelo aumento de atividade das insulinases placentárias, pelo estresse fisiológico imposto pela gravidez e por fatores predeterminantes (genéticos ou ambientais). O principal hormônio relacionado com a resistência à insulina durante a gravidez é o hormônio lactogênio placentário, contudo, sabe-se que outros hormônios hiperglicemiantes agem durante a gravidez, como cortisol, estrógeno, progesterona e prolactina. Os hormônios da gravidez podem impedir que a insulina cumpra sua função. Quando isso acontece, os níveis de glicose podem aumentar no sangue da gestante.

A gestante corre mais risco de ter diabetes gestacional se:

 Estiver com mais de 25 anos ao engravidar;

 Possuir histórico familiar de diabetes;

 Tiver hipertensão;

 Apresentar líquido amniótico em excesso;

 Estava acima do peso antes de engravidar.

 Mulheres que já tiveram diabetes gestacional antes, ou que já tiveram bebês considerados grandes, correm o risco maior.

 A idade – a tendência para Diabetes aumenta naturalmente com a idade, quanto mais nova a mulher, menor a chance de ter DG. O diabetes gestacional geralmente começa no meio da gravidez. Todas as mulheres grávidas devem fazer um teste oral de tolerância à glicose entre a 24ª e a 28ª semana de gestação para verificar a ocorrência da doença. As mulheres que possuem fatores de risco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com