TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVANÇOS DA TERAPIA GÊNICA NO DESEMPENHO ESPORTIVO: UMA REVISÃO DE LITERATURA.

Por:   •  21/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

AVANÇOS da terapia gênica no desempenho esportivo:uma revisão de literatura.

ADVANCES of therapy in sportive perfomance: a literature review.

Isabella Pereira Rodrigues Fonseca¹

Gisela Mendes Paz²

Iana Gomes Cavalcante³

Maria Augusta Ramos Reis4

Daniela Moura Parente Férrer de Almeida5

RESUMO

Várias estratégias têm sido pensadas com o propósito de se utilizar a biologia molecular como ferramenta na pré-seleção e na seleção de talentos esportivos, na manipulação genética visando ao aumento ou à diminuição da produção de determinadas substâncias pelo organismo, na prescrição do treinamento e na recuperação de lesões. Portanto, o objetivo desta revisão de literatura através da discussão de 12 artigos científicos é apresentar o DNA como regulador do funcionamento do organismo e de que forma alterações no perfil genético, tanto espontâneas como induzidas artificialmente, podem modular respostas fisiológicas e morfológicas por alterar a expressão de determinadas proteínas. Com base em conhecimentos científicos, coerência e bom senso, diversas visões devem ser expostas e amplamente discutidas para ser definido o que é permitido e o que é proibido nas competições esportivas.

Descritores: Terapia Gênica. Performance Física. Esporte.

ABSTRACT

Several strategies have been designed with the purpose ofusing molecular biology as a tool in pre-selection and selection of Sporting talents, in genetic manipulation in order to increase or decrease the production ofcertain substances by the organism, in the prescription of training and in injury recovery. Therefore, the objective of this literature review through the discussion of 12 scientific articles is to present DNA as a regulator of the organism's functioning and in what way changes in the genetic profile, both spontaneous and artificially induced, can modulate physiological and morphological responses by altering expression of certain proteins. Based on scientific knowledge, consistency and common sense, several views must be exposed and widely discussed to define what is allowed and what is prohibited in Sporting competitions.

Keywords: Gene Therapy. Physical Performance. Sport.

1 INTRODUÇÃO

Há uma curiosidade dos amantes do esporte em compreender o que faz do seu ídolo um campeão olímpico, um fenômeno como atleta. Em busca respostas, a genética molecular tenta identificar e manipular geneticamente os seres humanos, para conhecer sua identidade genética e por meio dela encontrar curas para diversas doenças ou determinar as características individuais de interesse. Assim, procura-se na complexa maquinaria genética aquilo que garante a alguns indivíduos um desempenho destacado em modalidades esportivas específicas (FERREIRA; MOURA, 2017).

Dessa forma, observa-se expressivo investimento intelectual e financeiro nesse campo de estudo a fim de que se descubra qual ‘perfil poligênico’ de grandes atletas, quantificar a participação da genética na expressão final de sucesso e usar essas informações para a detecção e composição de talentos esportivos com base em análises genômicas. Nesse contexto, há também o atleta geneticamente modificado ou “geneticamente dopado”, que desenvolve características superiores de interesse do sujeito ou produz os hormônios que melhoram o seu desempenho, pois vários genes teriam a capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com